Controle vídeo assistido por aluno

Controle vídeo assistido por aluno

by Leonardo Gravina -
Number of replies: 5

Olá pessoal!

Estamos trabalhando nos nossos cursos com vídeos incorporados do Youtube em paginas HTML. Tenho 2 dúvidas:

1) Existe algum relatório (ou plugin) que controle o que o aluno assistiu? Por exemplo indicando que ele assistiu tudo.

2) Existe alguma maneira do aluno automaticamente continuar o vídeo de onde parou? Talvez instalando algum plugin...

Desde já agradeço!

Count of ratings: -
In reply to Leonardo Gravina

Re: Controle vídeo assistido por aluno

by Gisele Brugger -

Olá Leonardo (meu conterrâneo)

Bom, se o vídeo está incorporado numa página, você pode utilizar o controle de conclusão de atividade(uso sempre a marcação automática).

O controle de conclusão de página apenas irá lhe mostrar se o usuário clicou na página para abrí-la, mas não tem como saber se o usuário assistiu o vídeo e muito menos dar um play posteriormente do local onde ele parou de assistir ao vídeo (ao menos não conheço nada nesse sentido para vídeos incorporados do youtube).

O que costumamos fazer é : incorporar o vídeo e logo a seguir colocar alguma atividade que tenha como pré-requisito para realizá-la que o aluno tenha assistido o vídeo (por exemplo: vocẽ pode embutir o vídeo dentro da atividade lição e a seguir uma pergunta sobre o vídeo)

Espero ter ajudado

In reply to Gisele Brugger

by Leonardo Gravina -

Oi Gisele!

Ajudou sim, obrigado!

Mas concorda que seria interessante se existisse um plugin que permitisse o aluno voltar de onde parou e que indicasse se o vídeo foi visualizado completamente? Mesmo que para isso tivéssemos que fazer o upload do vídeo (e não usar incorporado)...

Mais uma vez obrigado!

by Gisele Brugger -

Oi Leonardo

Esse "que indicasse se o vídeo foi visualizado completamente"  é muito relativo, pois imagina que o aluno deu o play no vídeo... saiu da frente do moinitor e o sistema irá dizer que ele "assistiu" o vídeo todo.

Então ainda prefiro cobrar uma atividade que dependa do vídeo. Assim ele irá assistir para poder responder. 

Até mais

In reply to Gisele Brugger

by Daniel Neis Araujo -
Picture of Core developers Picture of Plugin developers Picture of Translators

Oi, Pessoal

se você usar o player HTML5 do Moodle, lembrando de desabilitar os players legados,

é possível implementar alguma coisa nesse sentido.

A API de vídeo do JavaScript/HTML5 emite uns eventos no início e fim do vídeo

e também pause e play, se não me engano. Com esses eventos é possível definir se o usuário

pelo menos deixou o vídeo tocar inteiro visualizando aquela "aba/guia" do navegador.

O Khan Academy tem um negócio assim. Nunca testei na verdade se ele é cuidadoso com

a questão do avanço, mas funciona bem pra um usuário "justo". Se me lembro bem,

ele conta de certa forma quanto tempo do vídeo você viu, divide o vídeo em 4 partes e pra cada parte

vai mostrando se completou ou não.

Se tiverem interesse em financiar algo assim que fique livre pro Moodle, podemos fazer. =)

Grande abraço,

Daniel

by Eduardo Kraus -
Picture of Particularly helpful Moodlers Picture of Plugin developers

Na página da API do Youtube (https://www.youtube.com/yt/dev/pt-BR/api-resources.html) tem toda documentação para você implementar estas necessidades.

Se quiseres implementar um sistema completo o próprio youtube recomenda o fazer em Flash, visto que a implementação do HTML5 esta incompleta.

Podes, por exemplo, implementar o JWPlayer para carregar vídeos do Youtube e de segundo em segundo salvar com o SharedObject.getLocal() e ao carregar buscar este valor.

Sobre saber se o vídeo foi passado ao total é necessário criar uma cadeia de dados (array) de segundo em segundo e preencher cada uma destas lacunas com um SIM e ao final verificar se existe algum ponto faltando.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus