Estou fazendo um curso pelo Senai que usa a plataforma do Moodle. Mas, nao pude iniciar o curso ainda porque, quando abro o conteúdo do curso, aparece um aviso (repetidas vezes) que 'O PLAYER DO SCORM DETERMINOU QUE MINHA CONEXAO COM A INTERNET NAO É SEGURA E QUE DESSA FORMA MEU PROGRESSO NAO SERIA SALVO'. Uso tablet e conexao wifi. Quero saber os possíveis motivos e soluçoes. Obrigada desde já!
Oi Thays também tive esse problema... veja que outras pessoas também estão com dificuldades https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?
se alguém puder ajudar também ficarei grato
No caso do Mauricio Wandeck, acho bem provável que ele não receba resposta.
Ele abriu no Moodle Inglês um questionamento em português.
Moodle Inglês => questionamento em português.
Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus
O Moodle a casa 5 segundos, por padrão checa se a conexão com o servidor do Moodle ainda esta ativa.
Para isso ele chama a URL [moodle]/lib/yui/build/moodle-core-checknet/assets/checknet.txt e se este não chegar em em até 2 segundos ele irá apresentar este erro.
Possíveis causas dos erros:
Instabilidade de internet
Neste caso, quando o player chamar e o servidor o seu moodle, ou sua conexão de internet esta com problemas aparecerá este problema.
Moodle em hospedagem prostituída
Este pode ser a mais provável. Eu já peguei moodle que demora mais de 8 segundos para processar uma simples página.
O que não pode ser, visto que o chamado é em cima de um TXT e não uma página processada. Porém se o apache tiver abertura de sessão automática para cada pedido ele só responderá quando o pedido anterior for encerrado. O que poderá tornar o seu moodle super-mega-ultra lento...
Usar internet lenta
Dias atrás estava num telecentro que tinha TIM via satélite e o tempo de resposta do ping era de ~1,3 segundos.
Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus
Thaís, essa mensagem aparece pois o moodle reconhece sua conexao de internet como não confiável, o que faz com que o scorm não retorne os resultados para o AVA. Aparentemente, esse problema aparece muito em tablets, como IPad também.
Caso você esteja realizando testes ou provas através de um pacote SCORM (o que a meu ver não é aconselhável, visto que o moodle faz isso sem deixar algo a desejar, pelo menos perante as minhas necessidades), o pacote não retornará o resultado para AVA, constando que a pessoa pode ter visto a atividade, mas tirado 0% mesmo tendo tido um aproveitamento de 100%.
Mas se você estiver utilizando um pacote SCORM somente para exibir algum conteúdo, ela vai ser um pouco incomoda mesmo, pois ela não reconhece um pacote que retorna resultados e um que não.
Visto que não tem um retorno (que eu tenha encontrado) nos fóruns em português do moodle, pesquisando nos fóruns do moodle (em inglês), consegui encontrar uma solução (mais uma gambiarra) que faz com que a mensagem pare de aparecer. Mas isso não resolve o problema de o pacote não conseguir retornar o resultado para a plataforma, somente faz com que a mensagem pare de aparecer.
Para isso, você deve comentar algumas linhas em mod/scorm/player.php, isso no fonte do moodle:
diff --git a/mod/scorm/player.php b/mod/scorm/player.php
index f9f0129..a4f5b01 100644
--- a/mod/scorm/player.php
+++ b/mod/scorm/player.php
@@ -261,8 +261,10 @@ if (!empty($forcejs)) {
}
// Add the checknet system to keep checking for a connection.
+/*
$PAGE->requires->string_for_js('networkdropped', 'mod_scorm');
$PAGE->requires->yui_module('moodle-core-checknet', 'M.core.checknet.init', array(array(
'message' => array('networkdropped', 'mod_scorm'),
)));
+*/
echo $OUTPUT->footer();
Espero ter ajudado.
Abraços!!
Magno Rodrigues Costa
Magno como se faz isso?
Só fazendo um adendo,
caso alguém queira acompanhar a discussão no fórum em inglês, segue o link aqui.
ola thais estou com o mesmissimo problema , descobriu alguma solução?