Bloquear acesso em curso com autoinscrição

Bloquear acesso em curso com autoinscrição

by Maurício Dal Bem Wrezinski -
Number of replies: 12

Boa tarde pessoal.

Estou com um pequeno problema aqui.

Tenho uma área no Moodle que atualmente está configurada para autoinscição de usuários. A boa notícia é que está funcionando direitinho. A má notícia é que agora eu preciso de uma excessão. Preciso de um modo de bloquear o acesso a esse curso a alguns alunos. Porém são só alguns mesmo, os demais precisam continuar acessando.

Alguém sabe de um modo de fazer isso?

Abraço!

Count of ratings: -
In reply to Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Bloquear acesso em curso com autoinscrição

by José Albuquerque -

Desinscreva os alunos do curso.

Crie um novo código de inscrição para autoinscrição no curso.

Para os alunos que já estão inscritos não haverá problema, mas para novas inscrições será necessário que você forneça o novo código de inscrição.

In reply to José Albuquerque

Bom dia José.

Entendi a sua ideia e acho que seria o melhor a fazer.

Porém quando eu tentei modificar essas configurações colocando a senha no método de autoinscrição, não mudou nada.

Uma coisa que eu não entendi, é que o Moodle não dá mais aquele botão de autoinscrição na primeira vez que o aluno acessa o curso. Simplesmente o aluno acessa e entra no curso.

Detalhe: não existe nenhum usuário inscrito nesse curso, nem pelas inscrições manuais (que no caso não era pra ter mesmo) e nem pelo método de autoinscrição. Mesmo assim, todos os alunos podem acessar sem problemas...

Sabe dizer o que pode ser isso?

Abraço!

by Robson Werkhauser -

Bom dia voce tem que mudar a forma de inscrição no curso..

Attachment medo de inscricao.png
In reply to Robson Werkhauser

Bom dia Robson.

Eu tenho exatamente esses três métodos de inscrição, conforme aparece na sua imagem. Porém na Autoinscrição aparece 0 usuários e todos os usuários conseguem acessar o curso...

by José Albuquerque -

Assim, de imediato penso que você configurou o curso como 'Acesso a visitantes', verifique e nos fale.

Acredito que não seja isso também...

Segue imagem dos métodos de inscrição

Attachment metodos de inscricao.PNG

by Robson Werkhauser -

No metodo de autoinscrição clique em usar chave de inscrição (SIM)

"Além de restringir acesso ao curso apenas para aqueles que conhecem a chave, o uso de uma chave de inscrição de grupo faz com que os usuários sejam automaticamente incluídos ao grupo quando eles se inscrevem no curso.

Para utilizar uma chave de inscrição de grupo uma chave de inscrição deve ser definida nas configurações do curso assim como a chave de inscrição de grupo nas configurações de grupo."

Attachment medo de inscricao.png
In reply to Robson Werkhauser

Até aí tudo bem.

A questão é que eu entrei nas configurações do curso e não há nenhuma opção para ativar uma chave de inscrição.

by José Albuquerque -

Publique aqui o link para o seu site para podermos verificar sua página inicial com os cursos e diga qual é o curso em questão.

A chave de inscrição é configurada no formulário de autoinscrição. Basta preencher o campo com um código e depois Salvar ao fundo do formulário.

Infelizmente é meio difícil pra mim colocar aqui o link. O sistema é fechado apenas para funcionários e além dos cursos contêm muitas informações técnicas relativas a empresa. Exatamente por isso não tenho o acesso de visitantes habilitado, apenas com cadastro.

No entanto posso dizer que fiz esse processo de colocar o código no formulário de autoinscrição e mesmo assim não funcionou.

Pelo jeito a questão é complicada.

Não haveria uma outra forma de bloquear o acesso a esse curso?

by José Albuquerque -

Mauricio, posso deduzir que você não é antigo aí nessa plataforma. O problema realmente, como você diz, é sério. Eu penso que o Administrador dessa plataforma atribuiu permissões aos usuários (funcionários) além de simples função de Estudante e, esse pode ser o problema. Por exemplo, eles podem estar com permissões da função de Tutor. E aí tem acesso aos cursos. Procure conversar com quem está aí na plataforma a mais tempo que você para investigar isso.