Dúvida - Simplificação de expressões algébricas

Dúvida - Simplificação de expressões algébricas

por Elias Alexandre -
Número de respostas: 2

Bom dia pessoal,

por fim acabei fazendo o cadastro por aqui, pois como descrito no assunto, acabei pegando um projeto em que preciso desenvolver um questionário calculado com a simplificação de expressões algébricas, mas creio que pelo o que procurei, parece que é um tema pouco estudado e não encontrei material ou documentos que pudessem me ajudar nessas férias.
Irei deixar alguns exemplos dos tipos de fórmulas que serão utilizadas, e se algum programador mais experiente puder me ajudar, agradeço, pois como não tenho nenhum aprofundamento em programação em php e muito menos na plataforma moodle, pois é meu primeiro projeto nela, e essa falta de material não está ajudando.

As expressões estão meio complicadas de simplificar, e é onde parou o projeto...

1,08(10x – 100) – 0,02(4x + 40) =10,8x-108-0,08x+0,8=10,72x-107,2

0,25(4x – 1) – 2(x + 0,5) =

2(2a + b) = 4a + 2b

Agradeço desde já...

Em resposta a 'Elias Alexandre'

Re: Dúvida - Simplificação de expressões algébricas

por Thiago Henrique Ornelas Costa -

Caro Elias, Bom dia.

Aqui no ambiente em que administro, os professores também tinham dificuldade para criação de expressões e fórmulas matemáticas. Instalei este Filtro que resolveu tudo!  : 

https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=filter_wiris

Ele se integra ao editor de texto do moodle e pode ser facilmente acessado na barra de ferramentas.  Aqui tem um tuto de como instalar em versões anteriores a 2.5: http://www.wiris.com/plugins/docs/moodle. À partir da  2.5 é muito mais fácil visto que a nova ferramenta administrativa de adição de recursos lhe permite adicionar blocos, filtros etc sem mexer nas pastas do ambiente. Você pode ir em Administração do site > Plugins> Instalar o complemento e escolher a opção filtro e adicionar o wiris. 

Saudações e Sucesso!

Em resposta a 'Thiago Henrique Ornelas Costa'

Re: Dúvida - Simplificação de expressões algébricas

por Elias Alexandre -

Caro Thiago, boa noite!

Rapaz, você não sabe o problema que me deu instalar esse filtro, e no final acabava no mesmo, dava erro e depois não conseguia mais logar como admin da plataforma. Agradeço a colaboração e os links por ti enviados, mas encontrei alguma solução analisando linhas de código em SciLab, me ajudou bastante e apareceu uma luz no fim do túnel. No momento estou desenvolvendo as fórmulas da maneira que a plataforma aceita, mas não desisti de utilizar o filtro, já que provavelmente terá uma extensão do projeto.

Agradeço a atenção e sucesso.