Versão 2.4: Cron não envia e-mails

Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Carlos Foscolo -
Number of replies: 15

Depois que fiz o upgrade para a versão 2.4, nunca mais os e-mails de foruns foram enviados automaticamente. O envio manual (.../admin/cron.php) ora funciona, ora não (dá mensagem dizendo que a mensagem foi enviada para zero usuários).  

Alguém teve o mesmo problema?  Já conseguiu solucionar? 

Count of ratings: -
In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Alexandre Rodrigues -

Tive o mesmo problema, mas a solução que encontrei não deve ser igual a sua.

Eu instalei o moodle 2.4 no mesmo domínio que o moodle antigo.

Fiquei então com 2 moodles no mesmo domínio.

A partir de então o moodle 2.4 não enviava mais mensagens, embora o sistema indicasse que estava tudo correto.

O problema era na manipulação de sessão (cokies). nomeei os cookies de cada moodle com nomes diferentes e tudo voltou ao normal.

No seu caso foi um upgrade.

Tentei fazer um upgrade da versão 2.3.2 para 2.4 e não consegui também..

In reply to Alexandre Rodrigues

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Carlos Foscolo -

Olá Alexandre,

Saõ coisas do Moodle:  Tudo vai funcionando muito bem e de repente surge um problema, no qual gastamos horas e semanas sem solução.  Será que é porque é "open"?  Enfim, o Moodle é perfeito, QUANDO FUNCIONA.

Acabei de descobrir, agora, que se eu usar o comando manual (.../admin/cron.php) se é para um mensagem que está num forum na primeira página (frontpage) ele não envia. Mas se o fórum estiver em alguns dos cursos, o comando manual funciona.  Tudo isso sem explicação. O envio automático, nem pensar. Na versão 2.4 nunca mais funcionou.

Após um ano e meio com todas dores de cabeça com o Moodle estou à procura de algo mais amistoso.

Obrigado

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Alexandre Rodrigues -

Por favor, antes de desistir, faça um cadastro no meu site.

Eu tenho mais alguns amigos que podem ajudar.

Também estamos estudando alternativas ao moodle (Teleduc, ATUTOR, Dokeos, Ilias, Claroline, Chamilo e eFront).

O Teleduc já descartamos. Os demais estamos estudando.

Por favor, faça seu cadastro em http://eadconsultor.com/moodle24 e se inscreva no curso "estudos do moodle2".

Em seguida vá no fórum do módulo 16 (administração do moodle) e poste sua dúvida/problema para eu pedir ajuda aos demais colegas que tenho por lá.

Não custa nada tentar, não é?

Fico aguardando...........

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by italo enio -

Se quiser participar de uma comunidade que estamos criamos... até agora tem uns 60 membros, bem ativos.

www.eadconsultor.com 

É um site de pesquisa e formento de LMS ... Estamos estudando vários... Teleduc, dentre outros.

Nossa plataforma lá é moodle e, salvo melhor juízo, está 100%.

Fica o convite.

Abçs

In reply to italo enio

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Carlos Foscolo -

Caro Ítalo,

Recebi também, com satisfação, o convite por parte do Alexandre.  Acho que pertencer ai uma comunidade assim será ótimo.  Já cansei de "quebrar a cabeça sozinho". É um tempo precioso que perdemos só a procura de soluções para problemas que surgem inopinadamente.

Mas, tentei me cadastrar no site www.eadconsultor.com mas só achei opção de fazer login e não cadastro.  Mas estarei me inscrevendo tão logo consiga.

Um abraço,

Carlos

 

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Alexandre Rodrigues -

Tivemos problemas com a configuração da inscrição automática em http://eadconsultor.com/moodle24 uma vez que estávamos tentando evitar cadastramento de spammers.

configuração já foi refeita e o Carlos já foi cadastrado e inscrito.

Peço perdão pela demora.

Um abraço a todos da Comunidade.

Faremos o possível para ajudar.

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Alexandre Rodrigues -

Eu acho que o Moodle é bom, mas como todo software que funciona na web deve-se evitar fazer atualizações.

Um colega que tenho no meu site, que é muito experiente com isto, me disse um dia para parar de atualizar o ambiente toda hora que aparece uma atualização.

Eu nunca mais tive problemas.

Ele me disse que devo primeiro fazer uma cópia do meu sistema em meu computador particular.  Depois proceder a atualização no meu computador como experiência.

Se der tudo certo, ai sim! Fazer as cópias do moodledata, banco de dados e cursos e tudo o mais necessário para voltar o site à situação anterior caso não dê certo a atualização.

Aí sim fazer a atualização.

Por causa do trabalho que dá para fazer isto da forma descrita, diminui muito os números de atualizações que fazia no sistema.

Fazer uma nova instalação do moodle 2.4 parece ser a melhor solução no seu caso, mas fico aguardando a sua presença no meu site para perguntarmos aos demais colegas.

In reply to Alexandre Rodrigues

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Carlos Foscolo -

Depois que fiz o upgrade para 2.4 e os problemas começaram, recebo as mensagens disparadas pelo cron com os seguintes dizeres:

Moodle 2.1 or later requires at least PHP 5.3.2 (currently using version 5.2.6).
Some servers may have multiple PHP versions installed, are you using the correct executable?

A princípio, então, a solução parece óbvia, mas o webhost onde hospedo meus sites me afirma sempre que a sua versão do PHP é a mais recente, enviando-me inclusive snapshots para provar

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Alexandre Rodrigues -

Verificou no ambiente moodle se há indicação do php na versão informada pelo servidor?

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Gilvan Marques -
Picture of Translators

Para saber a versão do PHP que você está utilizando, siga o caminho:

Administração do site -> Servidor -> Ambiente

Procure em PHP e verá a versão que seu servidor está utilizando. Se está aparecendo 5.2.6 é muito antiga e o suporte da webhost não tem conhecimento de que versão está instalada.

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Gisele Brugger -

Bom dia Carlos, 

O moodle, como qualquer outro software, sempre que for atualizar é necessário no mínimo verificar se você possui os pre-requisitos exigidos.

Se para migrar para uma nova versão é exigido a versão 5.3.2 você terá que antes de fazer a atualização verificar no seu servidor de hospedagem ( não apenas confiar no que eles falam). 
Para verificar as configurações do php vá na própria sessão de administração do moodle -> servidor -> PHP info.

Verifiquem também quanto a questão do não envio de emails, que houve uma alteração nas configurações do servidor de email:

em :

  • Minha página inicial
  •  /  Administração do site
  •  /  Plugins
  •  /  Saídas de mensagens
  •  /  Email

vejam que há uma nova configuração que não existia antes:

Segurança SMTPsmtpsecure (Se o servidor SMTP requer conexão segura, especifique o tipo correto de protocolo.)

No meu caso que uso o servidor SMTP do gmail alterei para : TLS

Então.. não basta apenas instalar ... tem que saber administrar .. como qualquer outro sistema que você adotar.

Qualquer dúvida, poste no fórum

 

In reply to Gisele Brugger

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Carlos Foscolo -

Cara Gisele,

Vou verificar todos os pontos que você abordou e muito obrigado pela resposta. 

Um abraço,

Carlos

In reply to Gisele Brugger

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Elisa Maia -

Olá Gisele!

Sou adminitradora do moodle da minha escola e concordo consigo quanto à opinião de se saber administrar.

Tenho alguma dificulade em perceber alguns conceitos pois não é a minha área.

Tenho o moodle intalado no http://www.webhostinghub.com, pois eles possuem o moodle sempre mais recente. Instalei pelo servidor o moodle pelo que o PHP deve estar de acordo com a versão do moodle 2.4.

No servidor corri o cron e manda esta mensagem sempre que o cron corre.

/bin/sh: /home/agrupa6/public_html/moodle/admin/cli/cron.php: Permission denied

Se alguem me puder ajudar agradecia imenso pois o fórum não envia emails.

Cumprimentos Elisa

 

In reply to Elisa Maia

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Gisele Brugger -

Olá Elisa ...

este erro nos mostra que o usuário ( que executa o cron) está sem permissão para executar o arquivo cron.php

Provavelmente vocês possuem acesso ao servidor via FTP ou via SSH.

Para você será mais fácil acessar de um cliente FTP (Filezila por exemplo) e ir até esta pasta : /home/agrupa6/public_html/moodle/admin/cli/  

clicar com o botão direito do mouse e alterar as permissões deste arquivo/pasta

a permissao de toda a pasta do moodle é 755

chmod -R 0755 /path/to/moodle

Mais informações aqui http://docs.moodle.org/24/en/Cron


até breve

In reply to Carlos Foscolo

Re: Versão 2.4: Cron não envia e-mails

by Gilvan Marques -
Picture of Translators

Bom dia Carlos,

Você tem equipe de suporte para cuidar desses assuntos?

Outro dia discuti com o dono do WebAula pelo seguinte, ele disse que o Moodle é o que traz mais clientes para eles, pq dá muito pau, precisa de programadores, equipe técnica, etc. Tudo bla bla de vendedor de software pago.

Afirmo sim, que uma empresa que utilize Moodle como seu ambiente de aprendizagem deve ter alguém que saiba configurá-lo corretamente, fazer suas atualizações e manutenções como qualquer outro software.

O software sozinho não faz nada e se mal configurado, pior ainda, pode ser qualquer um que o pessoal estiver listando.

Enfim, assim como os Moodle Partners que dão suporte, consultoria, hospedagem, treinamento, desenvolvimento, temos vários profissionais aqui no fórum e na internet (só pesquisar no google que apareceram centenas) que dão suporte a ambientes de aprendizagem.

Tenha uma ótima semana, e caso deseje soluções pagas, posso listar algumas como Blackboard, Docebo, OpenClass e tantas outras.

Gilvan Marques