Como copiar todo o site?

Como copiar todo o site?

por Carlos Foscolo -
Número de respostas: 14

Tenho tentado criar um novo site a partir de um já existente. Isso seria muito conveniente, pois evitaria percorrer os mesmos caminhos de configuração. Mas quando tento usar os aquivos do backup, ou apenos consigo copiar CURSOS, MAS  NÃO TODO O SITE e sua configuração.  Se tento usar o arquivo de backup da página inicial atraves do "restore", recebo a mensagem de que a página inicial não pode ser restaurada. Ora, se página inicial não pode ser restaurada, por que então existe o backup? Qual o melhor meio para fazer a cópia e usá-la com um outro nome. Os usuáros também viriam?

Em resposta a 'Carlos Foscolo'

Re: Como copiar todo o site?

por Carlos Leal de Oliveira -

Uma forma seria copiar todo o site direto no servidor. Mas não basta só o site (copiar a pasta raiz e depois colá-la). Tem que criar um novo banco de dados, ou clonar o atual, ou mesmo copiar e colar). Isso que é complicado! São coisas que tem serem feitas a partir do servidor e muitas vezes não se tem permissão. Acaba sendo mais fácil criar um novo site, um novo banco de dados vazio e depois copiar as páginas, usuários, arquivos e configurar tudo de novo.

Se alguem conhecer outro caminho . . .

Em resposta a 'Carlos Leal de Oliveira'

por Carlos Foscolo -

Através do backup já tentei, mas quanto tento restaurar a primeira página num novo site recem criado, recebo a mensagemde que a primeira página na pode ser resturada.  A colagem seria então atravpes de FTP?

Obrigado pela atenção

Carlos

Por ftp você pode baixar o site todo e reenviar para o novo destino. Não sei se o banco de dados iria junto automaticamente, tem que tentar e se não for terá que importar também o banco de dados "com os dados". Mas se o problema é a página inicial, porque não copia os arquivos para o novo site e reconstroi a página inicial?

A página inicial não pode ser restaurada assim como não pode ser excluida pois ela é a porta de entrada do seu site. Ou ela vai junto com todo o site copiado do servidor ou terá que recontruir. As outras são faceis, basta restaurar mas lembre-se de copiar os arquivos como imagens, etc. para o novo site ou eles apareceram no novo site mas apontando para o antigo. Se apagar no antigo ela some no novo.

Se seu problema for aproveitar os usuários digo que tem uns programinhas de importar (na página do moodle.org vá em Módule e plugins e procure por "bulk users import" ou algo parecido). Também pode conseguir copiar e colar direto do banco de dados atraves do phpMyAdmin mas tem que saber mexer. Nesse caso vai ser ctrl-c ctrl-v mesmo.

por Carlos Foscolo -

Relmente  suas duas respostas foram de grande valia. Isto até me animou a lhe perguntar sobre o meu atual mais grave problema. Eu já fiz várias postagens sobre ele nos fóruns em inglês (using Moodle, Moodle Lounge, etc). Mas ainda não recebi respostas.

É o seguinte: Até agora tenho usado, por já um ano, o Moodle 1.9.13 e o 1.9.14 sem muitos problemas a não ser mesmo o pouco conhecimento que tenho dele.   Mas, há cerca de 2 meses resolvi instalar a versão 2.2.2  Achei uma maravilha e facílimo de usar.  Porém qual não foi minha decepção.  Ainda não pude usá-lo para cursos, pois para mim ainda não é confiável.  Já o instalei e deletei umas 10 vezes.

Quando eu o instalo ele funciona bem por uns 2 a 3 dias. Então, repentinamente, o "site administration" deixa de me atender. Não consigo abrir mais nada. Vejo todos os itens do Admin, mas quando clico neles não há respostas.  E o mais curioso, tenho dois computadores ligados em rede.  Isso costuma acontecer com um, mas não necessariamente com o outro.  Mas, após um ou dois dias, também acontece com o outro. Aí não há mais solução. Tenho de deletar tudo e instalar tudo de novo.  

Embora eu ache que o problema seja algo que acontece na máquina, causado por algum comando ou ação que  faço, quando apago tudo e instalo novamente, tudo começa a funcionar bem novamente, mas já sei que será por pouco tempo!!!

Acho que tem algo (é apenas um "feeling") a ver com o HTML, e/ou com o   login.  Alguns sintomas começam a ser notados quando o problema vai acontecer:  Quando faço  o login depois de uns 2 ou 3 dias de uma nova instalação, o programa ora correga em inglês, ora em português.  E quando carrega em ingiês e não responde ao comando quando clico no menu para passar para português, sei que vai acontecer de novo. Outra coisa que aconece paralelamente é que os textos nos editores de HTML deixam de aparecer no formato wysiwyg: Todo o texto só aparece na codificação HTML.

Em umas das vezes, tentei driblar o causador do bug. Logo que instalei o programa, nomeei mais um administrador.  Aí, quando o problema sugiu dentro de uns 2 dias, eu fiz o login com o nome de usuário e senha do "outro administrador".  Funcionou, mas apenas por um ou dois dias e depois se igualou ao meu.

Tenho feito de tudo que posso imaginar: Mudei de navegador, limpei cache, voltei o computador mais cedo. Mas, nada.  Conclusão: Resolvi desistir da versão 2.2.2 e continuar com a 1.9.14  Mas eu realmente gostaria de poder usar esta nova versão.

Obrigado, Carlos por sua atenção. Vou tentar fazer as cópias da forma que você me falou. SE tiver alguma idéia do que possa ser e me passar fico-lhe novamente muito grato.

Peço-lhe que me desculpe pela extensão da mensagem

Um abraço

Carlos

Fenômeno "espiritual"

Carlos

Pelo seu relato imagino que você instalou a nova versão do moodle no servidor e manteve a antiga ou seu site não estaria no ar, certo? Se é esse o caso, não se trata de um fenômeno "espiritual".

Você está com duas instalações moodle usando simultaneamente o mesmo banco de dados. Quando você faz login numa delas como Administrador principal (aquele que não pode ser excluido e único capaz de excluir todo o resto) o sistema automaticamente suspende o acesso de todos os outros administradores ou haveria conflito de autoridade (mais de um mecânico mexendo no mesmo motor!) Daí começa a bagunça.

O único remédio é se livrar de uma das versões. Mas se você ainda não está seguro com a nova versão e quer testar suas funcionalidades sugiro que crie uma nova instalação com "um novo banco de dados" sem mexer na antiga em uso. Nela não haverá seus usuários nem seus cursos mas é o único jeito.

Moodle é complexo por natureza. Quanto menos mexer melhor!

Re: Fenômeno "espiritual"

por Carlos Foscolo -

Carlos,

Sua explicação é bastante lógica e faz muito sentido. Só que acho que não é a minha situação.  Neste exato momento volto a experimentar a mesma situação depois de umas 10 instalações e eliminações.  A minha atual instalação ainda está funcionando bem em apenas um de meus dois computadores, que estão ligados em rede, mas já está com o problema no meu notebook. Como a instalação é feita no servidor do meu host, portanto externa, é a mesma instalação para os dois computadores.  Os sintomas sempre voltam os mesmos:  No computador onde já não está mais funcionando, o programa abre com a língua portuguesa. Quando faço o login, ele vai para o inglês. Aí tento mudar no menu de idiomas, mas ele não muda.  É em virtude disso que acho que o PROGRAMA CAUSA ALGUMA MUDANÇA NUMA MÁQUINA QUE POR ALGUMA CIRCUNSTÂNCIA ESTÁ PREDISPOSTA A ISTO.  Quando isso ocorre, tenho observado que algumas outras coisas -- não sei se coincidentemente -- também ocorrem na máquina: a) agora perdi na máquina afetada o helpctr.exe;  estou tentando voltar o menu do Internet Explorer para me certifar de que os cookies estejam habilitados, mas não consigo,mesmo seguindo todos passos da Microsoft;  os editores de html passam a exibir códigos e não textos em formato norma; não consigo fazer cópias ou colagens, nem com o mouse nem com o ctrl c ou ctrl v nos editores.  Por coisas como estas acho que o problema ocorrem nas máquinas. 

E assim, mesmo na outra máquina tudo esteja funcionando bem, fico sem confança de usar o programa para um curso, pois sei que mais eventualmente vai acontecer nela também, como tem acontecido nas vezes passadas.

Em tempo:  Desde a primeira instalação, isso foi feito numa conta nova e num host diferente de onde tenho as outras versões, o que elimina a possibilidade de resíduos de instalações passadas, a menos que o probema esteja lá no servidor host externo.

Mais uma vez obrigado pela atenção e por tentar.

Me manda o endereço do seu site para eu conhecer por curiosidade.

Também tenho um www.practik.com.br

por Carlos Foscolo -

O site é acessado apenas digitando pac.tjacmg.com no navegador.  Ele ainda esta em construção há 2 meses pelos motivos que já lhe expus 

ACESSO NEGADO NO "SITE ADMINISTRATION" RESOLVIDO

por Carlos Foscolo -

Até que enfim, após quebrar muito a cabeça e muita observação consegui resolver o problema de não conseguir fazer os links do "Site Administration" funcionar,

Primeiro, resolvi o problema, digitando no navegador ".../admin/purgecaches.php

Após fazer isso o site passava a os links passavam a funcionar normalmente. Mas pensei: Será que está em cache também nas máquinas dos usuários.  Saberão eles corrigir isso.

Então, resodlvi o problema definitivamente destivando os caches do javascript.  Depois que fiz isso, nunca mais tive o problema.

O back-up da página inicial serve para restaura-la em caso você se arrependa das modificações feitas.

Os usuarios do site ficam no banco de dados do site e dá para importar sim mas não vêem com a restauração de cursos. Vá no moodle.org / Downloads e busque por "bulk users import" ou algo parecido. Outro caminho é phpMyAdmin mas tem que saber mexer.

por Eduardo Kraus -
Foto de Particularly helpful Moodlers

Ao invés e fazer backup pela interface do Moodle, faça-o via banco de dados e aos arquivos existentes em sua maquina. Pasta moodledata e public_html.