Boa tarde a todos! Gostaria de dizer, antes de mais nada, que é um grande prazer fazer parte desta discussão tão calorosa em relação a um assunto absolutamente relevante.
Bom, na verdade, ainda sou novo por aqui e estou estudando aos poucos a plataforma Moodle. Confesso que recém agora estou começando a familiarizar-me com este instrumento e entendendo melhor a sua potencialidade.
Respondendo a mensagem de Fabio Batalha, gostaria de dizer que sua ideia me parece bastante interessante e promissora. O sistema de cooperativa é, do meu ponto de vista, um dos caminhos mais viáveis para o reequilíbrio da Sociedade, em quaisquer de suas dimensões! Visitei o seu site e li a sua proposta. Com certeza, farei novas incursões neste projeto para verificar de que maneira poderei enquadrar-me nele!
Em relação à discussão que se coloca sobre a (ausência de) qualidade e ética na utilização do Sistema EAD, sinceramente, creio que os equívocos (utilizando-me de um eufemismo) são inevitáveis, primeiramente, pelo fato de sabermos que muitas instituições estão preocupadas única e exclusivamente com a aquisição de mais dinheiro e concebem este novo gênero de Ensino apenas como um potencializador de ganhos, desconsiderando a necessária adequação e mudança de perspectiva para a sua melhor utilização. E, em segundo lugar (mas não esgotando, é claro, outras possíveis hipóteses), pelo fato de estarmos ainda recém entrando em contato ou, metaforicamente dizendo, engatinhando diante deste processo de mudança de paradigmas, em que o Estudo a Distância é só uma faceta.
Nesse sentido, este tipo de debate e este tipo de plataforma é de absoluta importância para que consigamos dialeticamente encontrar novos caminhos - mais cooperativos e mais éticos - para a Educação do Novo Milênio!
Um abraço em rede a todos os colegas,
Dico da Fonseca