Criar cursos on line gratis no moodle - cooperativa

Criar cursos on line gratis no moodle - cooperativa

by Fabio Batalha M. Barros -
Number of replies: 11

Olá pessoal,

Sou um entusiasta do uso do moodle e acredito que ele seja uma verdadeira revolução para nós professores. Tenho a intenção de criar uma cooperativa de educadores para ministrar cursos on line. Alguém teria interesse?

Pois bem, convido a todos a experimentarem os recursos do moodle em um servidor que possibilita a criação gratuita de cursos. Esta poderia ser a sede da cooperativa, um coletivo de professores e profissionais que deseja estar livre de instituições de ensino e resolve se unir em cooperativa para criar seus cursos. Veja mais informações em www.aprenderlivre.com.br

Abraços e bom debate por aqui.

Count of ratings: -
In reply to Fabio Batalha M. Barros

Re: Criar cursos on line gratis no moodle - cooperativa

by Elis Regina -

Olá Fabio,

interesse há, mas no entanto, meu enfoque é a METODOLOGIA.

Percebo grande confusão com relação à EAD  e o Moodle. O Moodle não é o único aplicativo disponível, está a disposição.

Observo a repetição do instrucionismo obsoleto, com o uso dessa ferramenta.

Abraços.

In reply to Elis Regina

by Fabio Batalha M. Barros -

Olá Elis, concordo com você que muita gente gente utiliza o moodle como repetição do instrucionismo obsoleto.

Mas isso é inclusive, do ponto de vista da metodologia, uma inversão da própria finalidade do ambiente moodle, cujo diferencial é ter sido criado com um viés construtivista-interacionista bem interessante.

Claro que o moodle, assim como a própria internet, pode ser utilizada para reprodução de valores obsoletos, quanto para a emancipação dos indivíduos e coletividades. Tudo depende das opções metodológicas e dos objetivos que temos.

Eu pessoalmente utilizo o moodle em meus cursos sempre com metodologias críticas-colaborativas, desafiando os participantes do curso a interagir, integrar e compartilhar saberes e experiências. Considero o moodle a plataforma mais adequada para isso. Você não?

by Elis Regina -

Sim Fábio, sou aboslutamente contra o instrucionismo em qualquer modalidade educacional: presencial ou em EAD.

As tecnologias são meros recursos.

Mas... sabemos que a realiade é outra... veja a proliferação de cursos livres, sem controle qualquer, sem necessidade de nenhum profissional especializado, por exemplo, assinando pela responsabilidade técnica destes.

Relato de caso que aconteceu comigo há poucos dias:

* empresa que promove e divulga vários cursos, são entendidos pelos usuários como empresa séria, falam isso pelas mídias sociais e a indicam como "ótimos cursos":

fui convidada a assumir umas 7 turmas em andamento para substituir 1 professor; 1 das turmas, quando acessei, vi que tinha algo errado: o professor largou a turma e retirou todo o material, do curso que estava implantado restaram os títulos dos módulos semanais.  Solicitei à tal empresa os arquivos para implantar novamente. Enviaram arquivos de outro curso. Avisei que não eram desse curso, e "mandaram" que alterasse o nome do curso nos arquivos (PDF) e  implantasse pois eram a mesma coisa. mesmo contrariada, resolvi implantar o Módulo 1. No dia seguinte os alunos enlouquecidos, com toda a razão... Não me cabe julgar os motivos desse professor, mas a tal empresa não possuía nem cópia do material...

Então... depois de "ordenarem" que entrasse na mesma hora e colocasse meu nome nessas turmas, ainda fui eu a culpada pela confusão dessa turma que não tinha mais material on line.

O material que oferecem é instrucionista, tem 1 chat por semana em dia fixo, para tira-dúvidas e um fórum para este fim também além de 1 fórum para post das respostas das atividades que já estão no texto a ser lido. Os alunos não necessitam participar de chat e fórum, só se tiverem dúvidas. Outro detalhe interessante: só esses 2 fóruns e chat, outros recursos do Moodle nao são utilizados. E para elencar ainda mais: é informado ao aluno, MSN e email da tutora para contatos, ou seja, totalmente antiético... demonstra total falata de profissionalismo. Quanto ganharia um tutot $$$ para ficar disponível dessa forma ??? Sem contar a falta de coordenação pedagógica.

E tem muitooooo mais coisas ocorridas posteriormente e relatei só 1 pedacinho da história para ver se explico a maneira de agir, muitas vezes estar com receio.

Apesar, de, ter provas (skype,email) de tudo o que disse e do tanto que ainda poderia dizer, por questões éticas não o faço,mas ai... que vontade ! Gostaria que os alunos soubessem dos bastidores, para não entrarem em frias.

Falo sobre EAD no meu blog:  tecnologiaseensino.blogspot.com

Abraços.

In reply to Elis Regina

by Jose Vidal de Melo -

Elis

Concordo com você, e isso també já aconteceu comigo o dono da "escola" queria por todo custo que eu mudasse o nome do curso e do autor em vários documentos, dizia ele que era a mesma coisa também.

Acho que tem mesmo muita coisa errada em relação a esse tipo de curso, mas ruim é que não se tem nenhuma lei que ajude a minimizar esse problema.

Cabe ao aluno pesquisar, entrar em contato e verificar em detalhes a legalidade e o que dizem a respeito de tal curso ou escola que oferece os mesmos.

Quanto ao Moodle, não é mesmo a única ferramenta de elerning, mas com certeza é uma das melhores, se não for a melhor.

Att

Vidal

In reply to Jose Vidal de Melo

by Elis Regina -

Oi josé,

e.. passei pela seguinte situação, alguns dias atrás:

convite para escrever 1 curso de pós-graduação na área de tecnologias, porém com relação aos direitos autorias meu nome não apareceria em hipótese alguma. Nem mesmo eu abrindo mão oficialmente, querendo apenas que constasse meu nome somente como autora.

O fato é que quem tem mais $$ pensa que todos os profissionais deitarão no chão para que passem por cima,tipo rolo compressor.

Veja que muitas coisas acontecem nos bastidores.

Bom, quanto ao Moodle, para o aluno é um achado, fácil de manusear etc. Mas se a empresa/escola que for implantar desejar mudar layout e etc terá custo de programação e de um profissional que conheça a ferramenta, só saber programar computador não será suficiente. Lembrando de situações emergenciais que poderão acontecer e tal profissional terá de saber resolver. Isso gera custo. rsrs

E, voltando a "bater na mesma teccla", sem metodologia adequada para a sociedade tecnológica, nenhum aplicativo (LMS) será útil. E tem muitoooossss cursos repetindo o instrucionismo utilizando tais aplicativos.

Abraços.

In reply to Elis Regina

by Ivo Soares -

Ola Elis

Segue vídeo sobre sua postagem

Clique aqui para assistir

Abraços

Ivo

In reply to Elis Regina

by JOSÉ HENRIQUE DOURADO DE ARAGÃO -

Olá Professora,

É sempre bom divulgar esses abusos para que as autoridades acordem e comecem a tratar a EAD como coisa séria, tal qual uma escola presencial com normas, multas, etc.

Agora se vocês podem fazer um trabalho legal e tirar os mercenários do mercado melhor ainda. Quanto aos custos do profissional, acho que dá pra fazer uma coisa simples e focada no conteúdo. Se eu puder ajudar gostaria, embora só tenha mexido um pouco na parte visual do moodle. No momento estou tentando compreender melhor o moodle, que por sinal já é bem completo, há muitos plugins, etc.

Boa sorte! começar é preciso!

In reply to Jose Vidal de Melo

by Elis Regina -

Sabe, Vidal, o que chateia mesmo é saber que os alunos não conehcem os bastidores. E outro detalhe: tem profissionais que fazem tais "serviços".

by Valdenir Gonçalves -

Boa tarde a todos! Gostaria de dizer, antes de mais nada, que é um grande prazer fazer parte desta discussão tão calorosa em relação a um assunto absolutamente relevante.

Bom, na verdade, ainda sou novo por aqui e estou estudando aos poucos a plataforma Moodle. Confesso que recém agora estou começando a familiarizar-me com este instrumento e entendendo melhor a sua potencialidade.

Respondendo a mensagem de Fabio Batalha, gostaria de dizer que sua ideia me parece bastante interessante e promissora. O sistema de cooperativa é, do meu ponto de vista, um dos caminhos mais viáveis para o reequilíbrio da Sociedade, em quaisquer de suas dimensões! Visitei o seu site e li a sua proposta. Com certeza, farei novas incursões neste projeto para verificar de que maneira poderei enquadrar-me nele!

Em relação à discussão que se coloca sobre a (ausência de) qualidade e ética na utilização do Sistema EAD, sinceramente, creio que os equívocos (utilizando-me de um eufemismo) são inevitáveis, primeiramente, pelo fato de sabermos que muitas instituições estão preocupadas única e exclusivamente com a aquisição de mais dinheiro e concebem este novo gênero de Ensino apenas como um potencializador de ganhos, desconsiderando a necessária adequação e mudança de perspectiva para a sua melhor utilização. E, em segundo lugar (mas não esgotando, é claro, outras possíveis hipóteses), pelo fato de estarmos ainda recém entrando em contato ou, metaforicamente dizendo, engatinhando diante deste processo de mudança de paradigmas, em que o Estudo a Distância é só uma faceta.

Nesse sentido, este tipo de debate e este tipo de plataforma é de absoluta importância para que consigamos dialeticamente encontrar novos caminhos - mais cooperativos e mais éticos - para a Educação do Novo Milênio!

Um abraço em rede a todos os colegas,

Dico da Fonseca

by Reginaldo Polesi -

Ola,

somente hoje estou aqui 'bisbilhotando" o fórum e encontrei sua mensagem.

Cliquei no link: http://www.aprenderlivre.com.br/moodle/

e percebi que o site realmente está CRESCENDO.

Que bom. Vou fazer parte.

In reply to Reginaldo Polesi

by Bernard Fonseca -

Como conseguir inserir uma apresentação que criei no Power Point ou Articulate para rodar no Moodle? por favor estou precisando de ajuda.