Instalação do Elgg para Integração com o Moodle

Instalação do Elgg para Integração com o Moodle

by Rodrigo Azevedo -
Number of replies: 4

Olá para todos,

Estamos integrando o Moodle com o Elgg e tivemos alguns problemas na instalação do Elgg no Linux, precisamente a distribuição CentOS.

Para evitar que outros usuários não passem pelos mesmos problemas de instalação, segue abaixo a solução encontrada para a instalação.

Como não instalei o Elgg no diretório padrão (DocumentRoot /var/www/), foi preciso criar um virtual host para que apache tenha acesso às pastas e subpastas onde o elgg está instalado.

As configurações abaixo foram adicionadas no final do arquivo httpd.conf - /etc/httpd/conf/

#Configuracoes para instalacao do Elgg
<VirtualHost *:80>
        ServerAdmin webmaster@localhost

DocumentRoot digitar o caminho de localização da pasta elgg (exemplo:/home/usuario/public_html/elgg/)
        <Directory />
                Options FollowSymLinks
                AllowOverride None
        </Directory>
        <Directory digitar o caminho de localização da pasta elgg (exemplo:/home/usuario/public_html/elgg/)>
                Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
                AllowOverride FileInfo Limit Indexes Options=Indexes,FollowSymL$
                Order allow,deny
                allow from all
        </Directory>
</VirtualHost>

Depois de feito isso, o apache deve ser reiniciado e a instalação do Elgg seguirá corretamente.

Espero te ajudado.

Abraços,

Rodrigo Azevedo - MP 

Count of ratings: -
In reply to Rodrigo Azevedo

Re: Instalação do Elgg para Integração com o Moodle

by tassia serrao -

Olá Rodrigo,

Estou pesquisando sobre plataformas que podem ser integradas ao Moodle e acabei esbarrando no Elgg. No entanto, não consegui encontrar pessoas que tivessem feito essa integração ou artigos sobre isso. Fiquei interassada em seu post e gostaria de saber se você poderia compartilhar sua experiência em relação ao módulo que você utilizou para integrar. Onde baixar? e até mesmo saber como funciona essa integração. Os alunos entram no Moodle e com o mesmo usuário e senha conseguem acessar o Elgg de forma transparente, com algum link no Moodle ligando os dois? se tu puderes me dar essa ajuda, agradeço muito =)

abraçosss

Tássia Serrão

In reply to tassia serrao

by Alexandre Rodrigues -

Também estou estudando as integrações que o Moodle pode fazer.

Fazemos isto no site http://eadconsultor.com/social

A integração dom o Elgg ainda não trabalhamos, mas entrará na pauta, com certeza

In reply to Alexandre Rodrigues

by César BetaEducar -

Bom dia!

vi posts do elg e tb observei seu site ...

Existe essa integração funcional elgg + moodle?

Gostaria de um feedbeack antes de qualquer investida...

In reply to César BetaEducar

by Alexandre Rodrigues -

Conforme relatei ainda não conhecia o Elgg. Não tenho experiência com este aplicativo para informar.

Atualmente iniciamos estudos para utilização do Mahara (e-portfólio + rede social)

Pelo que li até o momento a impressão que dá é que o Mahara é um ótimo e-portfólio mas deixa a desejar quando se trata de rede social.

Com o Elgg ocorre o contrário, pois que não é um e-portfólio, mas sim uma rede social de características muito melhores que o Mahara neste particular.

Elgg e Mahara, pelo que sei, se integram ao Moodle.

O Mahara temos já integrado ao Moodle do site http://eadconsultor.com/social. Neste a integração foi feita à moda antiga (usando Moodle Network (Mnet ou Moodle em Rede para quem prefere a nossa língua portuguesa)

Pelo que sei o Mnet (Moodle em Rede) será descontinuado pela equipe de desenvolvedores do Moodle.

Sendo assim teremos que integrar o Mahara através de web services.

A maneira de integrar o Elgg com o Moodle ainda não aprendi.....

Espero ter colaborado.