Qual é o objetivo da EaD?
Até é ruim falar disso num forum de Moodle e eu não queria entrar nesse mérito, mas o Moodle hoje já está muito atrasado em relação às possibilidades de educação à distância.
Pois ensinar com textos, perguntas embaralhadas, já é passado, hoje se ensina a ensinar com o Moodle, que possui ótimas ferramentas gerenciais isso é inegável, mas gerenciar métodos antigos é ser antigo.
Não defendo o Second Life, mas as suas possibilidades, quem não conhece direito, favor entrar e fazer alguns cursos do SEBRAE que vai entender do que estou falando.
Pergunte o que é que a IBM está fazendo lá com sua ilha de educação, imagine as possibilidade de um escola de idiomas ensinar sobre cultura chinesa em um restaurante chinês virtual com interação dos personagens, quem aprende melhor, ficar respondendo pegadinhas embaralhadas, palavrinhas cruzadas ou imersão de conteúdo?
Os jogos na educação é tão importante que "palavras cruzadas" é um tipo de jogo, não é distração, para quem está interessado em aprender, caderno e lápis é suficiente, mas para quem não está, até um foguete da NASA vai ser distração.
Conheça o método LingQ de aprendizagem de idiomas, o método busuu.com de aprendizagem de idiomas, ambos gratuítos até certa parte e não usam o Moodle, porém o método é novo, colaborativo, você pode ensinar português, corrigir provas de português, não vai dar nota para a outra pessoa, simplesmente certo e errado e melhore nisso ou naquilo, método novo, e ferramenta nova.
O Moodle pode ser uma ótima ferramente, mas de nada adianta se os métodos forem os mesmos que nossos avós aprenderam.
O Second Life pode estar decadente como citaram uma publicação do passado, mas só conhecem a pontinha do Ice Berg e se deixam levar pela maré. Estive na Munique virtual do Second Life, andei por ruas que hoje eu ando aqui fisicamente, isso é EaD, aprendi à distância o que nehum formulário eletrônico com questões a, b, c e d me ensinariam!
Queridos professores, é melhor rever seus conceitos, sair um pouco da academia e ir para as ruas ver o que realmente precisa, e não o que é mais fácil porque tem um monte d etutorials.
Ano passado nossa empresa fez um show room virtual para apresentação de nossos produtos no Second Life, para ensinar aos nossos clientes sobre eles, EaD, eles amaram, adoraram, mas fica um segredo entre nós, não conte a eles que o second Life está em decadência tá! Pois não interessa, é uma ferramenta, como o Moodle, quem sabe usar martelo e cinzel faz de um bloco de pedra uma obra de arte como Michelângelo, quem não sabe e sobrevive de escrever críticas...