Problemas com o Rel. de Estatísticas do Moodle

Problemas com o Rel. de Estatísticas do Moodle

by Magno Pinheiro -
Number of replies: 20

Olá Pessoal.

Meus relatórios de estatísticas não funcionam.

O Relatório de Logs de última hora não está mostrando nada.

O Relatório de Atividades dá a seguinte mensagem(Logs not available)

O Relatório de Estatísticas diz: Não há dados a serem mostrados Outras informações sobre este erro

Os Relatórios, Logs de Hoje e Todos os acessos, individual dos participantes, não mostram nada, apenas um gráfico vazio.

As tabelas que acredito estarem relacionadas as estatisticas, mdl_stats_daily, mdl_stats_monthly, mdl_stats_user_daily, mdl_stats_user_monthly, mdl_stats_user_weekly e mdl_stats_weekly, estão vazias.

A quem poder me ajudar.

Desde já agradeço a atenção

Atenciosamente,
Prof. Carlos Magno.

Count of ratings: -
In reply to Magno Pinheiro

Re: Problemas com o Rel. de Estatísticas do Moodle

by Fernando Palma -
Olá Magno,

Para você conseguir colher dados do Relatório de Estatística, primeiro você tem que ativá-lo no bloco de Administração do Site -> Servidor -> Estatíticas, depois você tem que ativar o cron para que ele fiquei rodando automaticamente para poder ter dados a mostrar.

Espero ter ajudado.

Att,

Fernando Palma
In reply to Fernando Palma

by Magno Pinheiro -

Olá Fernando!

Obrigado pela atenção.

Eu ativei o Rel. de Estatísticas, marcando o check (Habilitar estatísticas), não é isso? Mas como eu ativo o cron?

Att,

Carlos Magno

by Fernando Palma -
Depende de onde está seu moodle, se tiver hospedado em um servidor de hospedagem, é só você solicitar, se tiver em sua máquia siga as instruções do link abaixo:

http://docs.moodle.org/en/Cron

Att,

Fernando Palma

by Magno Pinheiro -

Olá Fernando,

Está em um servidor sim. Já Solicitei, mas falta organização no pessoal responsável pelo servidor.

Vou insistir com eles.

Obrigado.

Att,

Carlos Magno

by Armando Slompo Filho -
Saudações!

Os relatórios estão aparecendo zerados deste o dia 17 sem um motivo aparente.

Sempre utilizei a ferramenta e me foram fornecidos os dados sem problemas.

As estatísticas estão habilitadas e diariamente executo o cron para atualização.

Os logs de acesso são mostrados normalmente.

Alguém pode ajudar?

Obrigado.

Armando

In reply to Armando Slompo Filho

by Rogerio Bezerra -
Armando,

Onde trabalho também tivemos o mesmo problema relatado por vc. O que foi feito? Mandamos dá uma "sacudida" nas tabelas relativas às estatíticas do Moodle(mande reparar as tabelas).

Tabelas relacionadas as estatísticas do Moodle:
mdl_stats_daily, mdl_stats_monthly, mdl_stats_user_daily, mdl_stats_user_monthly, mdl_stats_user_weekly e mdl_stats_weekly

by Magno Pinheiro -

Olá Armando,

Já resolveu o problemas com as estatísticas?

Att,

Magno

by Magno Pinheiro -

Olá Fernando!

Consegui fazer com que os relatórios de logs e Atividades funcionem.

No box de Administração, em Seguraça, desmarquei a opção (Execução do Cron somente pela linha de comando) daí consegui rodar o cron pelo browser.

Agora só faltam as Estatísticas. Vou tentar fazer o que o colega, Rogério Bezerra, falou. Reparar a tabela.

Att,

Carlos Magno

Saudações!

As tabelas em princípio foram checadas, porém as estatíticas continuam zeradas.

Se alguém tiver mais alguma idéia agradeço

Armando Slompo

Complementando a informação:

As estatísticas de acesso estão zeradas desde o dia 17, porém se peço uma estátística de um período anterior ele busca estes dados, e o dos dias atuais ele trás zerado. Mas se acessar os logs do curso dos dias zerados ele mostra os logs normalmente.

Aguardo ajuda!!!

Armando Slompo

Carlos!

Pelo visto estávamos com o mesmo problema das estatísticas. Fiz a checagem das tabelas e não consegui nenhum resultado.

Porém agora a pouco resolvi o problema fazendo o seguinte: peguei um cron em uma instalação antiga do moodle que tinha aqui e substituí pelo que estava ativo. Executei. Nada mudou, as estatisticas continuram zeradas. Ao desfazer a troca rodei novamente o cron e a estatística voltou ao normal.

Não sei explicar o porque, mas resolveu o problema no meu caso. Espero que resolva no seu.

Armando Slompo
maneiro

by Magno Pinheiro -

boca aberta Olá Pessoal!

Meu relatório de estatísticas já está funcionando.

Muito obrigado a todos.

Aproveitando a oportunidade.

Desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Att,
Carlos Magno.

Carlos!

Cara, não sei o que foi, mas as estaísticas zeraram novamente, ainda não consegui entender o que está havendo, se puder me passar umas dicar agradeço.

Armando Slompo

by Magno Pinheiro -

Olá Armando,

E as estatísticas? Estão funcionando?

Att,

Carlos Magno

by alexandre defende -
estou com problema nas estatísticas, fica so com essa msg

As estatísticas estão em modalidade de captura. Até agora 0 dias foram processados e 7 então pendentes. Faça um novo controle dauqi a pouco!

pode me ajudar abraços
In reply to alexandre defende

by Magno Pinheiro -
Olá Alexandre!
Em Administração --> Servidor --> Estatisticas. Minha configuração está assim
Como está a sua?
Habilitar estatísticasenablestats
Padrão: Não
Escolhendo 'sim', o cronjob de Moodle processa os logs e as estatísticas. Dependendo do tráfego do seu site, isto pode ser uma operação demorada. Esta opção permite a consulta de gráficos e estatísticas interessantes relativas a cada curso e ao site.
Intervalo máximo de processamentostatsfirstrun
Nenhum1 semanas2 semanas3 semanas1 meses2 meses3 meses4 meses5 meses6 mesesTodos
Padrão: Nenhum
Isto define o período, em relação ao passado, que o processamento dos logs deve considerar a partir da primeira vez que o cronjob fizer esta operação. Se você tem muito tráfego e é hospedado em servidor compartilhado, evite incluir um longo período de tempo, porque isto pode demorar muito e consumir muitos recursos do servidor. (Observe que para esta opção 1 mês = 28 dias. Nos gráficos e relatórios gerados, 1 mês = 1 mês do calendário.)
Máximo tempo de execuçãostatsmaxruntime
Até completar30 minutos1 hora2 horas3 horas4 horas5 horas6 horas7 horas8 horas
Padrão: Até completar
O processamento das estatísticas pode ser bastante intensivo, especifique o tempo máximo que será permitido para a coleta de estatísticas de um dia. O máximo de dias processado em uma execução do cron é 3.
Rodar emstatsruntimestarthour
01234567891011121314151617181920212223:0510152025303540455055
Padrão: 0:0
A que horas o cronjob que processa as estatísticas deve iniciar?
Limite de estatística para o usuáriostatsuserthreshold
Padrão: 0
Se você inserir um valor inteiro diferente de zero neste campo, os cursos com número de usuários inferior a este valor serão ignorados para fins de classificação. Os usuários compreendem professores e alunos.
Máximo de níveis de categoriasstatscatdepth
0123456
Padrão: 1
Códigos de estatísticas usam uma lógica de inscrição de cursos simplificada, sobreposições são ignoradas e há um número máximo de categorias-pai de curso verificadas. O número 0 implica em detectar apenas atribuições diretas de função de usuário, 1 em detectar também atribuições de funções na categoria pai, etc. Números mais altos resultam numa sobrecarga do banco de dados durante o processamento das estatísticas.

by alexandre defende -
Magno esta exatamente assim mais ainda não funciona, da um erro falando que ela ainda não esta abilitada, ou fala que eu ainda nao tenho dados para pesquisa, pode me ajudar, vc tem skype ou msn me passa.

by Rafael Sousa -
Olá!!!

Estou com o problema relatado aqui neste fórum em relação a ferramenta Estatísticas... ("Não há dados a serem mostrados"). Já ativei a opção em "servidor".
Possuo o meu moodle instalado em um serviço de hospedagem compartilhada. Aparentemente quando aciono o cron pela url "http://servidor/moodle/admin/cron.php" não ocorre nenhum erro. Criei uma rotina de cron no meu serviço de hospedagem com o seguinte comando: wget -q -O /dev/null http://host/moodle/admin/cron.php

Estes passos que realizei foi baseado nas informações que encontrei aqui. Se houver alguma coisa a mais que eu possa fazer, por favor me informem. Obrigado desde já!
In reply to Rafael Sousa

Olá Rafael!

Pelo que li nos fóruns daqui da comunidade não existe ainda uma solução definitiva para este problema. Como relatei fiz diversas experiências e a última que deu certo foi a seguinte: primeiro renomeei o cron que encontra-se na pasta admin. Depois coloquei um outro arquivo cron que tinha de uma versão de teste que haviamos instalado e executei ele pelo navegador da maneira padrão. Com isso o problema continuou, porém qdo voltei o cron original e rodei ele, as estatísticas voltaram ao normal. Não encontrei a explicação para isso mas foi isso que resolveu.

Abraço

Armando.
In reply to Rafael Sousa

Olá!

Mais uma vez, vou relatando minhas experiências:

Na verdade não é necessária toda aquela lenga-lenga que eu mencionei anteriormente. Descobri que o cron qdo é executado não realiza todas as tarefas pendentes e sim somente parte delas. Com isso, na primeira execução do cron ele faz o procedimento de envio das mensagens dos fóruns. Se executado novamente irá realizar o backup do ambiente de acordo com as configurações setadas. Somente na terceira vez que ele é executado que são rodadas as atualizações de estísticas e assim normalizado as informações dos gráficos.

Como disse, essa foi a minha experiência, espero ter colaborado.

Armando