como adicionar alunos nos cursos

como adicionar alunos nos cursos

por IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional -
Número de respostas: 13

Estou com problema para adicionar estudantes nos cursos. A inscrição é feita manualmente e eu como admnistradora forneco a chave de acesso. Pergunto:

1. O aluno insere a chave de acesso para se inscrever no curso e automaticamente é enviado uma mensagem por e-mail do sistema com um link de acesso com boas vindas. Ao clicar no icone volta pra tela do moodle que novamente pede a inclusão da chave de acesso...e volta o ciclo vicioso.

O aluno não consegue entrar no ambiente de curso. Alguém pode me ajudar?

Obrigada

michele@irei.com.br

michelekasten@hotmail.com

Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por Jose' Coelho -

Talvez seja porque o aluno não tenha feito login, de resto não estou a ver como isso possa acontecer. Pode incluir alguns screenshots a descrever a situação?

Deveria ser assim: Aluno faz login; tenta entrar na disciplina e é pedida a chave; coloca a chave e entra na disciplina.

Não há email aqui envolvido.

O email é enviado apenas para verificar se está correcto, e confirmar a conta quando o aluno se regista no Moodle.

Talvez exista alguma confusão sobre estes dois passos que possivelmente pensa que são um só passo: inscrição no Moodle; inscrição numa disciplina.

Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional -

OI Jose

1. eu cadastro manualmente todas as contas. Nao tenho cadastro de usuarios automatico. Eles se inscrevem pela nossa escola e eu mesma faço sua inscrição no moodle e passo chave de acesso, assim como login e senha. o estudante entra no ambiente - escolhe o curso - cai na pagina onde deve se logar: LOGIN e SENHA - em seguida ele cai na página abaixo: 

Este curso requer um código de inscrição.
Uma senha que deve ser usada na primeira vez em que o usuário inscrito entra no curso.

Código de Inscrição:

Em seguida ele clica o codigo de acesso e recebe automaticamente um e-mail abaixo descrito:

Bem vindo ao curso Pré e Pós-Cirurgico na Abdominoplastia - 40h/a!

A primeira coisa a fazer é editar o seu Perfil de Usuário do curso para que
possamos saber mais sobre você:

http://www.irei.com.br/ensino/user/view.php?id=24&course=3
 
Ao clicar nesse link ele cai nessa página ( que é a pagina de login e senha):

Retornando a este site?

Acesse aqui, usando seu Nome de Usuário e a sua Senha.
(O uso de Cookies deve ser permitido no seu navegador)Ajuda com O uso de Cookies deve ser permitido no seu navegador (nova janela)
Alguns cursos podem permitir o acesso a visitantes
Esqueceu o seu nome de usuário ou a sua senha?

Esta é a primeira vez que você aqui?

Bem-Vindos ao Ambiente de Cursos Online do IREI.

Se você gostou de algum curso e quer fazer sua inscrição clique sobre o valor do curso pretendido e cadastre seus dados no formulário.

Você receberá um e-mail com os dados bancários para depósito do valor do curso. Após a confirmação do depósito você receberá por e-mail os dados de LOGIN e SENHA para entrada na plataforma dos cursos on-line.

Quaisquer dúvidas entre em contato conosco pelos fones: (47) 3422-8096 ou 3433-7103 ou michele@irei.com.br

Nome de usuário
Senha

Ao se logar novamente ele cai nessa página abaixo:

michele kasten

Imagem de michele kasten
País: Brasil
Cidade/Município: Curitiba PR
Endereço de email: michelekasten@hotmail.com Clique aqui para desabilitar o envio de emails para este endereço
Cursos: Pré e Pós-Cirurgico na Abdominoplastia - 40h/a, Auriculoterapia - 40h/a
Último acesso: quinta, 4 dezembro 2008, 10:16  (agora)
Funções: Administrador,Estudante
Grupo: Alunos
Você acessou como michele kasten (Sair)
Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por Edison Santos -

Olá Michele, não sei se vc já conseguu resolver este problema de inscrição de aluno.

Se ainda não resolveu, aqui vão algumas dicas.

Como a inscrição é feita manualmente pelo admnistrador, você não precisa enviar senha de acesso ao curso. O aluno vai entrar no curso depois de fazer seu "cadastramento". Ao fazer este cadastramento ele vai receber um email para "confirmação",  ele deve fazer esta confirmação e estará cadastrado, mas ainda não terá acesso ao curso.

Para ter acesso ao curso você não deve enviar nenhuma senha de acesso, ele vai entrar com o "nome"  e "senha" que ele próprio cadastrou,  DEPOIS QUE VOCÊ LIBERAR SEU ACESSO AO CURSO.

Esta "liberação de acesso" você faz manualmente, entrando no ambiente  do curso > área de adminisração > designar funções. Você "designa" a função de "aluno" e pronto, ele vai entrar no curso com seu nome e senha.

Se ainda precisar de ajuda, entra em contato, estou á disposição.

Um abraço

Edison Santos - consultor Moodle

Em resposta a 'Edison Santos'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional -

oi Edison

Compreendi. Mas mesmo fazendo esse procedimento o aluno pode entrar em outros cursos se ele nao tiver a chave de acesso .

outra coisa la em administração do site - configurações do curso- modificar configurações do curso - inscrições - função padrão - administrador

se eu não optar por admnistrador e optar pela opção "padrão do site (estudante)" essa chave de acesso não funciona.  sempre cai na mesma tela.

O que devo fazer entao? configuro a inscrição como função padrão: "padrão do site (estudante) e eu mesma libero o acesso do estudante no curso?

Qual a melhor configuração para inscrições sem uso dessa chave de acesso?

Obrigadao

michelekasten@hotmail.com  

Em resposta a 'Edison Santos'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional -

Ok EU mesma inclui o aluno conforme me disse. mas acontece o seguinte:

o problema é que cai na pagina:


Você tem certeza que quer fazer a inscrição neste curso?

Quando clico em SIM não acontece nada. Cai na mesma página. Não entra no ambiente de cursos. Mesmo que eu volte a entrar com o login e senha.
Se clico no icone home page aparece toda a lsitagem de cursos. No que eu for clicar cai na mesma pagina acima e nada acontece.
Será alguma configuração do proprio curso - modificar configuração???
algo será q deu errado ali?
Aguardo. Obrigada desde já
Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por Edison Santos -
Olá,
Você mantém a configuração do curso como  "padrão do site (estudante)"
Ele só vai entrar no curso que você LIBERAR o acesso (designar função = estudante), sem precisar receber nenhuma chave de acesso (senha). Ele vai usar seu nome e senha.
A chave de acesso você cria quando está configurando o curso, para evitar que qualquer pessoa possa entrar neste curso, mas esta senha é somente para seu uso, não passe para ninguém.
Tendo esta chave no curso, o aluno vai se cadastrar, vai receber um email, vai confirmar o seu cadastramento e não entra no curso, vai aguardar você LIBERAR seu acesso.
Quando o aluno completa seu cadastramento, o programa vai pedir a ele esta senha.  Mas você não vai enviar senha nenhuma, vai LIBERAR seu acesso e ele vai entrar com seu nome e senha.

Um abraço
Edison Santos - consultor Moodle
Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por Jose' Coelho -

Michele,

Deve ter algum problema das configurações, daí o estudante não conseguir abrir a página da disciplina. Não deve colocar o estudante como administrador, isso definitivamente não.

Se inscreve manualmente os utilizadores, então sugiro que utilize a funcionalidade do Moodle para carregar um ficheiro com um conjunto de utilizadores, em vez de carregar um a um. Nesse ficheiro pode especificar logo inscrições a disciplinas. Na versão pt oficial: Administração do Sítio / Utilizadores / Contas / Enviar ficheiro de utilizadores

Parece-me que qualquer que seja o método de inscrição de estudantes, acabará por ter o mesmo problema.

Sugiro primeiramente que indique a versão do Moodle. Se a sua versão for igual ou superior à 1.7, começaria por tentar repor as permissões de omissão nos diversos cargos (administrador, estudante, professor).

Pode também eliminar a possibilidade dos visitantes entrarem sabendo a chave. Se pretende um espaço privado, não deixe essa possibilidade, caso contrário vai ter estudantes que sabem a chave, e entram como visitantes para não serem identificados.

Cumprimentos,
José Coelho

Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional -

Oi Edison

Tudo feito conforme falado mas o problema é que mesmo configurando o curso corretamente, mesmo confirmando o estudante, o mesmo, após receber a segunda mensagem do sistema: pra confirmar seu cadastro , o aluno acessa o link e aparece a pergunta se tem certeza de quer quer se inscrever neste curso. Ao clicar em sim ( memso depois de eu liberar o acesso dele) ele não entra no ambiente de curso. Volta a aparecer a pergunta voce tem certeza de que quer particiár deste curso? e assim sucessivamente.

Qual o problema?

Se puder ajudar agradeço.

Michelekasten@hotmail.com

Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por Edison Santos -

Olá Michele

Se tudo estiver certo ele não vai receber esta mensagem e entra no seu curso.

Confirma se você liberou seu acesso ao curso após ele fazer esta confirmação. 

 Tenta fazer o cadastramento de um novo aluno, começando do zero. Usa um outro email, cadastra um nome fictício e segue a rotina > faz o cadastramento > vai receber um email > confirma o recebimento. Ok o aluno está cadastrado mas não entra no curso.  Você, como administradora, entra no curso que ele quer participar, vai na administração > designar funções > aluno > clica no nome dele e passa ele para a coluna da esquerda.  Ok, partir daí o aluno pode entrar no seu curso sem problemas.

Tenta e me fala. Um abraço

Edison Santos  -  Consultor - Cursos e Treinamentos Moodle

Criação de Portais Moodle  - Hospedagem - Assistência

www.prismatreinamentos.com.br

Em resposta a 'Edison Santos'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional -

Ola Edison.

 

Não deu certo. São 2 coisas:

 

Eu fiz tudo conforme me disse. O aluno se cadastra, recebe e-mail de confirmação, confirma. Eu como admnistradora libero seu acesso no admin do curso conforme o procedimento normal.

 

O problema é ao se logar o aluno recebe essa mensagem antes de entrar no curso:  VOCE TEM CERTEZA DE QUE QUER PARTICIPAR DESTE CURSO? Ao clicar sim nada acontece. Volta a mesma pergunta na tela. Se clica em home page aparece a listagem dos curso. Se ele clica no curso em que se inscreveu novamente aparece a tela : VOCE TEM CERTEZA DE QUE QUER SE INSCREVER NESTE CURSO?

 

To quase desistindo do moodle....o que era pra ser simples tá virando um problemão...Será que é algo no admin geral do moodle. autenticação dos cursos. isncrições...ja nem sei mais o que tentar.

Desculpe o encomodo e obrigada...

Michelekasten@hotmail.com

Em resposta a 'IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por Edison Santos -

Oi Michele, não desista porque o Moodle é muito simples e prático. Você deve estar cometendo algum erro.

Me manda o endereço de seu site (curso) que eu vou me cadastrar e vamos tentar de forma prática. Depois que eu estiver cadastrado, você vai liberar meu acesso.

Aguardo, um abraço

Edison Santos - consultor

Em resposta a 'Edison Santos'

Re: como adicionar alunos nos cursos

por IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional -

OI Edison

www.irei.com.br/ensino

Recadastrei alguns cursos e agora a mensagem que dá qdo o aluno cadastrado confirma o link é:

O acesso a este curso pelos estudantes está desabilitado

COMO FAÇO PRA HABILITAR O ACESSO DO ESTUDANTE,´POIS ELE JÁ SE ENCONTRA NA LISTAGEM DE ESTUDANTE DO LADO ESQUERDO.

CO QUE QDO CLICA NO ITEM "CURSOS"  QUE APARECE ABAIXO DA CONFIRMAÇÃO QUE DIZ: " SUA INSCRIÇÃO FOI CONFIRMADA COM SUCESSO" aparece essa mesagem acima:

O acesso a este curso pelos estudantes está desabilitado

Bom: se vc tiver um e-mail pessoal tbem posso passar o acesso do administrador. Assim vc verificar se há algum erro de procedimento na configuração geral.

Obrigadao ok?

Michele