Como tirar opção "Saltar" de cada bloco ?

Como tirar opção "Saltar" de cada bloco ?

by Neri Neitzke -
Number of replies: 6

Olá pessoal, é um adúvida muito simples, mas não sei o que eu fiz para aparecer a opção "Saltar" de cada bloco. Agora quero tirar e não estou achando a opção de tirar opção "Saltar" de cada bloco. Alguém poderia me ajudar ?

O site onde isso aparece é http://www.ulbracarazinho.edu.br/sistemas2/

Obrigado

Neri

Count of ratings: -
In reply to Neri Neitzke

Re: Como tirar opção "Saltar" de cada bloco ?

by Miguel Barreto -
Olá Colegas Moodlers, estou com este mesmo problema então resolvi "reviver" este tópico. Alguem poderia ajudar?

[]'s
In reply to Miguel Barreto

by Márcio Benedito -
Cara, a comunidade vibra com um recurso desses, que permite ao leitor de tela guiar um deficiente visual pelo site oferecendo a ele pular um bloco que não interessa e passar logo a outro, e você quer tirar ?????
In reply to Márcio Benedito

by Valéria Campos -

Olá, Márcio!

Poderia me explicar melhor o recurso?

Quais as funções e em que versão do Moodle estpa disponível?

Obrigada.

Valéria Campos

In reply to Valéria Campos

by Márcio Benedito -
Não sei exatamente a partir de qual versão do Moodle ele está presente, pois já comecei usando a 1.8 e lá ja existia este recurso.
O funcionamento é simples: o cego navega na internet pelo teclado, já que ele não enxerga o ponteiro do mouse para clicar onde ele quer ir (dãããããã). Daí o programa leitor de tela varre todo o conteúdo da tela para ele em texto plano, se for um link o leitor lê o conteúdo e para a espera da decisão do internauta, se quer entrar naquele link para ver o conteúdo, nesse caso usando a tecla "enter", ou se quer passar adiante para o próximo link, nesse caso usando a tecla "TAB".
O que o Moodle oferece de revolucionário: cada bloco do moodle tem um link, e como o leitor de tela trabalha da esquerda para a direita de cima para baixo, ele lê TODOS os links que estão do lado esquerdo da tela ANTES de ir para o conteúdo do curso, que fica no meio. Então o Moodle tem um link ANTES de cada bloco, invisível para que enxerga mas visível para quem é cego, que permite saltar aquele bloco sem ter de percorrer todo o conteúdo primeiro, fazendo com que seu aluno cego chegue ao conteúdo do curso sem ter de tecla "TAB" um milhão de vezes.

Para testar, finja-se de cega e large o mouse, então use a tecla "TAB" para navegar no seu Moodle e você verá o recurso ...

Assista esse vídeo e reflita sobre o assunto, afinal em se tratando de E@D você nunca sabe se aquele formulário de inscrição no curso foi preenchido por um cego ou não ...

http://video.google.com/videoplay?docid=-2864638973122712263
In reply to Márcio Benedito

by Jitone Leônidas -
Olá Márcio,
trabalho com uma versão do moodle que não possuí este recurso - ou pelo menos, ainda não identifiquei, rsrs. Se puder falar um pouco mais sobre ele...
In reply to Jitone Leônidas

by Márcio Benedito -
Cara, você não viu o recurso por um motivo muito simples: você não é cego!!!!
Se você fosse cego você o veria com certeza, pois iria navegar pelo tecla e ao chegar no bloco X haveria um link "saltar bloco X" ANTES do cursor entrar em todo o bloco obrigando o aluno a percorrer 1500 links antes de chegar onde ele quer.
Faça um teste, largue o mouse e navegue pelo teclado, usando a tecla TAB.

Veja esse vídeo e reflita ...
http://video.google.com/videoplay?docid=-2864638973122712263