Erro ao inserir ficheiros ppt na actividade lição

Erro ao inserir ficheiros ppt na actividade lição

por Odília Fernandes -
Número de respostas: 3

Colegas,

ao tentar inserir um ficheiro em powerpoint numa lição (modulo lesson) ocorre o seguinte erro:

"PCLZIP_ERR_BAD_FORMAT (-10) : Unable to find End of Central Dir Record signature"

Já procurei resposta nos foruns mas não encontro a solução, alguem já teve o mesmo problema??

Desde já obrigado pela ajuda.

Cumprimentos 

Odília Fernandes

Em resposta a 'Odília Fernandes'

Re: Erro ao inserir ficheiros ppt na actividade lição

por Jose' Coelho -

Não percebo como possa estar a introduzir um ficheiro ppt numa lição. Que tipo de utilização pretende dar às lições?

Assumindo que trabalhou localmente no ficheiro ppt, para construir a lição online, agora bastará fazer copy/paste para as páginas que quiser, mas tem que criar as páginas uma a uma e colocar as perguntas na web e respectivas ligações a outras páginas na web.

Caso queira importar directamente, deveria ter estudado o formato xml com que as lições são guardadas e agora faria restaurar.

Se na verdade não entende bem o recurso lição, e pretende é colocar o ficheiro ppt de forma a ser lido pelos estudantes, pode utilizar o recurso "Apontador para ficheiro ou página" e carregar o seu ficheiro.

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Erro ao inserir ficheiros ppt na actividade lição

por Odília Fernandes -

Olá,

em primeiro lugar obrigado pela sua atenção.

Eu sou coordenadora de TIC e devo confessar que pessoalmente ainda não estou a utilizar a actividade lição, mas na minha escola existem colegas que o pretendem fazer. Pelo que não lhe sei responder de concreto à sua questão (Que tipo de utilização pretende dar às lições?).

Como fui questionada sobre o problema e como não o consegui resolver coloquei aqui a questão.

O campo existe, e creio que o objectivo passa por utilizar um ficheiro em power point (ppt ou pps) como apoio/complemento à lição.

Utilizando o "Apontador para ficheiro ou página" actual “ Vinculo para ficheiro ou pasta” iria ficar fora do contexto da lição. Este recurso é utilizado com regularidade e não apresenta dificuldades.

Cumprimentos

Odília Fernandes

Anexo lesson.jpg
Em resposta a 'Odília Fernandes'

Re: Erro ao inserir ficheiros ppt na actividade lição

por Jose' Coelho -

Clicando nessa hiperligação, aparece-lhe um formulário para Importar PowerPoint, mas se vir a ajuda dessa página encontra o seguinte:


Import PowerPoint HTML

HOW TO USE

All of the PowerPoint slides get imported as Branch Tables with Previous and Next answers.

  1. Open up your PowerPoint presentation.
  2. Save it As a Web Page (no special options)
  3. The result of step 3 should be a htm file and a folder with all of the slides converted to web pages.
    ZIP THE FOLDER only.
  4. Go to your moodle site and add a new lesson.
  5. After saving the lesson settings you should see 4 options under "What would you like to do first?" Click on "Import PowerPoint"
  6. Use to the "Browse..." button to find your zip file from step 3. Then click on "Upload this file"
  7. If everything worked, the next screen should just display a continue button.

If any images were in your PowerPoint, they would have been saved as course files in moddata/XY where X is your lesson's name and Y is a number (usually 0). Also, during the import process, files are created in your moodle data directory inside temp/lesson. These files are not deleted by importppt.php as of yet.


Não pode carregar um powerpoint directamente para a lição, tem que gravar para html, zipar, etc. Experimente para ver no que fica, principalmente o passo 7.

Eu desaconselho trabalhar em ferramentas Office para depois passar para html. Irá certamente ter problemas ao editar as lições, se fizer alterações no Powerpoint, só repetindo todo o processo e criando nova lição é que conselhe actualizar a lição lá colocada.

O nome está como é evidente enganador, deveria ser: "Converter ficheiro PowerPoint para Lição", tal como a versão inglesa é também enganadora.