Esta opção activa um cálculo interno de classificações automático baseado na compilação de unidades de informação dadas. Essa classificação é essencialmente baseada na exaustividade das contribuições de associações e meta-informações de parte dos alunos. Quanto mais coberto o plano está, mais alta será a classificação.
A classificação automática é calculada com base em três índices
O primeiro índice é a "razão de associação". No caso ideal, qualquer requisito deverá ter um caminho que ligue a pelo menos um entregável. Além disso, qualquer entregável deverá ter pelo menos um caminho de volta aos requisitos. Este índice conta a quantidade de entidades finais e a quantidade de entidades que não estão ligadas (orfãs). Se esta última for nula, este índice deverá dar a classificação máxima.
O índice seguinte é o índice de conclusão, baseado nos índices de conclusão de tarefas propagados aos requisitos.
O último índice trabalha com o balanceamento de tarefas entre os membros. Três quartos do índice é dado pela razão entre as tarefas dadas e a definição total de tarefas. O resto é dado pelo balanceamento dos custos esperados. Uma boa distribuição de trabalho vai resultar na pontuação mais alta, uma distribuição mais desequilibrada vai dar uma pontuação mais baixa.
Depois será feita a média, com pesos iguais, dos três critérios.
Passo 2: O professor pode redefinir a fórmula de cálculo.