Erro grave Moodle 1.8.3

Erro grave Moodle 1.8.3

por Pedro Almeida -
Número de respostas: 2

Meus caros,

Tenho o moodle instalado e a servir 2200 estudantes.

Recentemente, após 6 meses, começou a dar problemas na geração de testes aleatórios. Ele esta a dar a mensagem "O número de perguntas aleatórias necessárias é superior ao que esta categoria tem!". Contudo, esta mensagem não corresponde à verdade.

Esta situação ocorre e dura cerca de 3 horas, altura em que regressa à normalidade por mais umas horas. Passado pouco tempo o problema volta a repetir-se.

Acresce que tenho registado desde a semana passada (altura em que deixou de gerar testes aleatórios) outros erros estranhos como "Could not find forum module" ou "invalid context". Em certas situações entro no moodle e tenho de fazer f5 (refresh), pois não me aparecem os cursos.

Alguém sabe o que pode ser isto? Como posso resolver? Posso fazer um upgrade ao moodle e salvaguradar o histórico e os dados dos alunos? A base de dados pode estar corrompida?

Agradeço a vossa ajuda.

Pedro Almeida

Em resposta a 'Pedro Almeida'

Re: Erro grave Moodle 1.8.3

por Jose' Coelho -

Fazer o upgrade sem a base de dados estar em condições, parece-me uma operação bastante arriscada. De qualquer forma, se o fizer aconselho-o vivamente a fazer a operação numa instalação de teste, replica da versão de produção, dado que poderá ser complicado reverter o upgrade.

Pode tentar reparar as tabelas do Moodle, no phpMyAdmin, após seleccionar uma tabela tem uma pasta "Operações" e no final tem operações de manutenção (verificar, analizar, reparar, optimizar). Veja a documentação antes de executar estes comandos, eu nunca necessitei de utiliza-los. Pode ser útil para identificar as tabelas em que há problemas, e pode ser que a operação reparar resolva.

O upgrade para a 1.9 é naturalmente aconselhado, mas apenas após a base de dados estar em condições.

Em resposta a 'Pedro Almeida'

Re: Erro grave Moodle 1.8.3

por Silvia Irene -
Bom dia Pedro

A) A primeira dica seria verificar sua base de dados e realizar uma indexação dos índices.
Uma vez estava usando o MySQL indexei a base mas não deu jeito tive que fazer um DUMP e criar a base com outro nome.
No Postgresql pode usar o pgadminIII que esta na ferramenta a indexação.
Veja como está o espaço das bases de dados no seu servidor.

B) Eu rodo o meu cron.php duas vezes por dia. (Definição no servidor)

C) Espaço no diretório onde está instalado o moodle.

Abraços Silvia