Organização do bloco As minhas disiciplinas

Organização do bloco As minhas disiciplinas

por nuno bastos -
Número de respostas: 4
Boas a todos,

Gostaria de partilhar uma dúvida em relação ao bloco "As minhas disciplinas". possuo o seguinte problema, tenho professores que têm 10 ou mais disciplinas, o que torna o bloco "As minhas disciplinas" demasiado extensivo e confuso, visto as disciplinas não surgirem ordenadas ou divididas por cursos, por exemplo...

Será que alguém me pode ajudar, com alguma ideia?

Estava a pensar em verificar, se é possível efectuar a organização, pelo menos alfabética das disciplinas, de modo a facilitar a procura das disciplinas por parte do professor...

Mas por outro lado, se existir algo diferente que possa fazer, agradecia que me elucidassem...

Cumps
Em resposta a 'nuno bastos'

Re: Organização do bloco As minhas disiciplinas

por Jose' Coelho -

A ordem pela qual as disciplinas aparecem é a ordem que está no grupo de disciplinas. Por exemplo, considerando os seguintes grupos e disciplinas:

  • Grupo A
    • disciplina A
    • disciplina C
    • disciplina F
  • Grupo B
    • disciplina B
    • disciplina G
  • Grupo C
    • disciplina D
    • disciplina E

Um utilizador que tenha as disciplinas A, B, C, D, estas aparecem pela ordem: A, C, B, D.

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Organização do bloco As minhas disiciplinas

por nuno bastos -
Boa tarde José Coelho,

Sim, já pude constatar isso...

Dado isso, não fiz qualquer tipo de alteração no Bloco Disciplinas. Dado que cada curso existente na minha plataforma possui um fórum para professores e um outro professores e alunos, a única alteração que apliquei foi um divisão entre estes e as restantes disciplinas, visto este ser uns dos pedidos dos professores.

Agradeço a sua ajuda.

Mas gostaria de lhe colocar uma dúvida, tentei pesquisar, mas ainda não encontrei informação relevante.

Depois de ter verificado um tópico de discussão que publicou, resolvi criar uma página que seria responsável por pedir informações à base de dados. Esta gera relatórios em Excel, que depois são usados pelos administradores da instituição para posterior análise.

O que gostaria de saber era se existe a possibilidade de colocar um link extra, no bloco de Administração, de modo a que, no caso de se pretende-se visualizar essas estatísticas, o administrador fosse encaminhado para essa página criada por mim?

Se pudesse ajudar agradecia, no entanto vou continuar a pesquisar...

Cumps,
NB
Em resposta a 'nuno bastos'

Re: Organização do bloco As minhas disiciplinas

por Jose' Coelho -

A página criada é uma página php, e está junto com as restantes do Moodle, e gera relatórios de actividade em Excel. Pretende basicamente que apareça no bloco de administração de utilizadores com um determinado perfil.

Você vai mais avançado que eu, estou para criar um bloco do Moodle já há algum tempo mas ainda não arranjei tempo. O que suponho é que o Moodle esteja mais preparado para se fazer um novo bloco ou actividade, fazer uma página poderá ser mais difícil de integrar, porque provavelmente tem que alterar código do Moodle, e se assim for, sempre que fizer um upgrade tem que reaplicar as alterações que fizer.

Cumprimentos,
José Coelho

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Organização do bloco As minhas disiciplinas

por nuno bastos -
Boa tarde José,

Já resolvi essa questão... E o que fiz foi tão simples como criar 3 ficheiros em php.
Tenho o ficheiro index.php que apresenta a lista de cursos existentes na minha plataforma, para além disso, é possível aplicar um filtro para professor e aluno, intervalos de datas de acessos e tipos de estatísticas desejadas (que poderá ser detalhada ou resumida)...
Depois criei um segundo ficheiro, o que permite criar o ficheiro de Excel a exportar... Este mesmo ficheiro necessita de um outro ficheiro (lib.php) , que possui funções e as traduções relativas aos logs criados.

Até aqui, julgo que não existe nenhuma dificuldade... É uma questão de programação em php...

Para integrar com o MOODLE, o que fiz foi o seguinte:
-Acedi à pasta admin/report;
-Dentro desta pasta criei a pasta userstats, na qual inclui os meus ficheiros que criei;
-Depois acedi à pasta lang, e acedi ao ficheiro admin.php, no qual acrescentei a seguinte linha: $string['userstats'] = 'Acessos Estatísticos';

Por fim, entrei como administrador da plataforma e acedi ao bloco de administração do sitio, e na opção "relatórios", já existia a opção de "Acessos Estatísticos", a qual me leva à página criada por mim...

Espero ter-lhe ajudado...

Cumprimentos,
NA