Scorm

Scorm

por Luiz Caetano -
Número de respostas: 15
Alguém já usou o módulo scorm? Estou tendo alguns problemas com ele. Fiz um conteúdo utilizando o behaviors do dreamweaver para scorm 1.2 e também com o ToolBook. Não estou conseguindo entender como oferecer ao aluno o conteúdo. Fiz os procedimentos, mas o curso não fica visível...
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: Scorm

por Paula de Waal -

Oi Luiz, quais são os problemas que você está tendo com o módlo SCORM? Qual é aversão de Moodle que você está utilizando? Você já fez a ultima atualização de correção dos bugs?

O módulo SCORM é novissimo. Como na maior parte dos LMS, é necessário verificar quais são os formatos compatíveis e o nivel de implementação do standard. Você já testou os mesmos objetos de aprendizagem em outros ambientes de aprendizagem?Quais?

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por Luiz Caetano -

Olá Paula!

Bem, já testei com o Dokeos (Claroline) na versão 1.5 e 1.54. Funcionou. Mas no moodle ele não consegue mostrar o conteúdo. Vou fazer outros testes e postar a exata mensagem que recebo. Agora, estou querendo sanar uma dúvida: com relação ao calendário, mesmo utilizando o idioma pt_br o nome dos meses fica em inglês. Mudei o que encontrei no código-fonte e nada. Observei que o fonte do calendário está correto com relação ao português, mas mesmo assim, nada. Você tem alguma sugestão?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: Scorm

por Paula de Waal -

Oi Luiz,

O problema do idioma do calendário é provavelmente este: você não tem a ultima versão dos arquivos de localização. Para verificar se os arquivos estão atualizados basta ir ao painel de administração de moodle e clicar: "verifique se estão faltando expressões".

Os arquivos atualizados podem ser encontrados em: http://moodle.org/download.php/lang/pt_br.zip

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por Luiz Caetano -
Oi Paula! Obrigado pela sua disposição em me ajudar. Acontece que instalei o novo pacote do idioma (pt_br) e nada foi mudado no calendário. Veja bem, o que me refiro é o nome dos meses que fica no cabeçalho - entitulando o retângulo com os dias da semana. Lá está correto os dias da semana, (segunda-feira, terça-feira, etc), mas os meses continuam em inglês, (may, november, etc.) Olhei na configuração do idioma como vc me recomendou e lá está tudo correto.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: Scorm

por Paula de Waal -

Oi Luiz,

Preparei uma check list para você :

Você tem o mesmo problema de visualização de meses em inglês aqui no Moodle.org?
Você já configurou o idioma preferido no teu perfil de usuário ( no seu Moodle)?
Você já configurou o idioma de default da plataforma no painel de administração?
Você tem certeza que o código que você inseriu para identificar o idioma é compatível com as estensões de localização do seu servidor?
Como você configurou a opção "forçar idioma" na settagem do curso em questão?
Você já instalou a patch de correção da última versão do Moodle?

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por Luiz Caetano -

Eu de novo, Paula! Com certeza estou movimentando este fórum!boca aberta
Do seu check lista, veja abaixo o que ainda estou com dúvidas:
1 - Você tem certeza que o código que você inseriu para identificar o idioma é compatível com as estensões de localização do seu servidor?
2 - Como você configurou a opção "forçar idioma" na settagem do curso em questão?
3 - Você já instalou a patch de correção da última versão do Moodle?

1 - Como verifico isso?
2 - Configurei como portugues_brasil
3 - Baixei o último pacote do idioma que foi postado por você. Substituir o que eu tinha na pasta lang/pt_br.

Até agora, continuo com o mesmo problema. Agradeço novamente sua preciosa atenção.

A

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Problema de visualização das datas no idioma

por Paula de Waal -

Oi Luiz,

Eu não conheço o seu servidos, è apache em windows ou algo de mais complicado?

Dê uma olhada nos seguintes links para entender melhor o problema dos codigos de configuração de  idiomas do servidor:

http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/vclib/html/_crt_language_strings.asp

http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/vclib/html/_crt_country_strings.asp

A patch de correção não é apenas aquela do idioma, eu estava me referindo a versão 1.3.1

http://moodle.org/mod/resource/view.php?id=8

talvez seja melhor você nos mandar em anexo uma imagem do problema na sua tela para termos certeza que estamos falando da mesma coisa sorriso

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Problema de visualização das datas no idioma

por Luiz Caetano -
Bem Paula, o servidor é baseado em Windows, com PHP e MySQL. Estou te enviando uma imagem GIF da parte do Calendário. Na confifuração das variáveis eu já inseri de tudo, pt_br, bra, portuguese, brazilian, etc. Olhei também nas expressões que faltam no idioma e nada. Verifiquei o arquivo calendar.php e tá tudo ok com a tradução. A versão que instalei é a 3.1, a mesma que vc me indicou pelo link.
Anexo calend.gif
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: Problema de visualização das datas no idioma

por Paula de Waal -

Controlei as idscussões em outras linguas nos fóruns de ajuda de Moodle e todos os problemas identicos a este - apenas os meses do calendario em ingles foram resolvidos utilizando a configuração justa para a lingua.

Veja um exemplo: http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=8233

Esperimente "portuguese-brazil" ou "ptb" ou pt_BR (trocando maiusculas ou minusculas)

Boa sorte!

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Problema de visualização das datas no idioma

por Luiz Caetano -
Paula, usei o "portuguese-brazil"  e funcionou. Obrigado pela sua ajuda.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: Problema de visualização das datas no idioma

por Rubens Serafim -

Caros Paula e Luiz Caetano

Também estava com o mesmo problema de visualização do nome dos meses em inglês e com a mudança da variável locale para portuguese-brazil os nomes ficaram em português corretamente.

Obrigado pela ajuda.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: Scorm

por Paula de Waal -

Os eventuais problemas com o modulo scorm estão sendo resolvidos. Se você è um administrador do sistema, vocè pode esperimentar a correção de alguns arquivos do modulo scorm da sua instalação e substituir coma s novas versões do cvs. Preste atenção para utilizar apenas os qrquivos da versão devlopment já testada pelo Martin:

http://cvs.sourceforge.net/viewcvs.py/moodle/moodle/mod/scorm/?only_with_tag=Moodle_14_dev

Não esqueça de fazer um backup dos velhos arquivos!!!!

Falei com diversas pessoas que usam Dreamweaver para criar scos e todos me disseram que a maior parte dos problemas de compatibilidade destes objetos criados com dreamweaver depende do codigo javascript criado por este programa

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por Dila Maria Pimenta -
exportei um arquivo no formato scorm do dokeos para o moodle e dá a seguinte mensagem. Podem me ajudar?
obrigada
Warning: rename(/home/dilap/public_html/moodle/uploaddata/1/moddata/scorm,/home/dilap/public_html/moodle/uploaddata/1/moddata/scorm/4): Invalid argument in /home/dilap/public_html/moodle/mod/scorm/lib.php on line 52

Warning: fopen(/home/dilap/public_html/moodle/uploaddata/1/moddata/scorm/4/imsmanifest.xml): failed to open stream: No such file or directory in /home/dilap/public_html/moodle/mod/scorm/lib.php on line 837
could not open XML input
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Dila Maria Pimenta

Re: Scorm e Dokeos

por Dila Maria Pimenta -
o moodle não aceita a exportação em formato scorm do Dokeos? 
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Dila Maria Pimenta

Scorm - não aparece as imagens dos SCOs

por antonio souza -

Oi pessoal!

Testo um curso feito no modelo SCORM em um Moodle em uma instituição, mas não aparece as imagens dos SCOs. O mesmo arquivo em outro Moodle (outra instituição) funciona.

Alguem tem idéia do que pode ser?

Obrigado.

Contagem das avaliações:  -