Controle de presença do aluno nas atividades - EAD.

Controle de presença do aluno nas atividades - EAD.

por Gilson Longo -
Número de respostas: 6

Saudações,

Na semana passada fui questionado sobre como realizar o "Controle Acadêmico" nas aulas virtuais e andei pesquisando no Fórum e encontrei alguns questionamentos:

. Existe um Módulo chamado Attendence, ele controla a presença dos participantes, talves possa ser utilizado para determinar o tempo de acesso.
. Controle de duração de acesso pelo usuário.
. Registar as presenças dos alunos.
. 1 - Como saber quantas vezes um usuário/aluno entrou em um determinado curso. Para saber se o mesmo abandonou ou não o curso.
. Alguem  conhece algum módulo que contabilize o tempo de duração de acesso de tutores e partipantes do ambiente moodle??
. No início, sentia falta do controle de presença, de calendário, mas atualmente já integra o sistema.

Como sabemos, estes questionamentos provavelmente se devem a "Cultura do Presencial", tendo em vista que na Modalidade EAD, diferente do ensino presencial, não há a figura do professor, aluno e da sala de aula, assim estes integrantes não estão sujeitos a obrigatoriedade da frequência e da rigidez de horário.

Porém após o login do usuário no Moodle, todas as suas operações - "Hints" podem ser computados, para uma gestão mais efetiva do próprio ambiente e seus usuários.

Aí surge a pergunta: - Como podemos controlar a presença do aluno nas atividades - EAD? Para as IES esta é uma questão de "Controle Acadêmico".

Bem, espero que a comunidade possa participar.

Um abraço,

Prof. MCs Gilson Longo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilson Longo

Re: Controle de presença do aluno nas atividades - EAD.

por Adilson Faria -

Boa tarde Gilson,

Dentro do Portal da Educação Cooperativista (www.cursoscooperativistas.com.br) utilizamos atualmente uma tabela dinâmica no Excel.

Primeiramente, geramos os relatórios de logs em arquivo excel e depois copiamos os acessos para esta tabela dinâmica em anexo abaixo.

Depois, atualizamos a tabela e assim temos uma idéia de como anda o desenvolvimento de cada cursista de forma analitica e do curso em si de forma sintética.

Realizamos este procedimento diariamente.

Espero que tenha ajudado.

Adilson Faria

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilson Longo

Re: Controle de presença do aluno nas atividades - EAD.

por Alexandre Bartoli Monteiro -
Prezado Gilson,

Não consegui localizar o modulo que você informou.. Você conseguiu usar ele?

Prof. Alexandre
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Bartoli Monteiro

Re: Controle de presença do aluno nas atividades - EAD.

por Carlos Delfino -
Olá Pessoal.

Estou responsável na instituição que trabalho por providenciar uma solução para ensino a distancia, querem que eu melhorem um sistema que já existe, porem vejo que o Moodle tem quase tudo que precisamos.

Porem uma das primeiras coisas que preciso e gerenciar também a frequência dos alunos nas aulas presenciais.

Vi o comentário sobre um modulo que faz isto, alguem poderia me enviar o link ou qual o processo?

Obrigado
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Delfino

Re: Controle de presença do aluno nas atividades - EAD.

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Controle de presença do aluno nas atividades - EAD.

por Adriano Brandao -

ola Gilvan eu achei esse componente

gostaria de saber se vc conseguiu instalar ele

pois eu instalei ele e nao consigo acessar mais nada.

ele tem opcao tipo para atualizar as faltas para aula presencial?

Adriano

Contagem das avaliações:  -