Plataforma Moodle "hackada" ?

Plataforma Moodle "hackada" ?

por Alexandra Patricio -
Número de respostas: 2

Boa tarde !

Necessito de uma ajuda muito urgente.

Passa-se que, quando atribuo papéis nas páginas de cada disciplina, me aparece o código seguinte no topo da página :

'."\n"; $r .= ''."\n"; foreach($users as $user) { $r .= "\t".''."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode($user->id).'/id>'."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode($user->username).'/username>'."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode($user->firstname).'/firstname>'."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode($user->lastname).'/lastname>'."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode($user->email).'/email>'."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode($user->city).'/city>'."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode($user->country).'/country>'."\n"; $r .= "\t\t".'

'.utf8_encode($user->lang).''."\n"; $r .= "\t\t".''.utf8_encode("Absent(e)").'/state>'."\n"; if (file_exists($CFG->dataroot.'/users/'.$user->id.'/f1.jpg')) $r .= "\t\t".''.utf8_encode($CFG->dataroot.'/users/'.$user->id.'/f1.jpg').'/photo>'."\n"; else $r .= "\t\t".''.utf8_encode($CFG->dataroot.'/pix/u/f1.png').'/photo>'."\n"; if ($user->id == $master) { $r .= "\t\t".''.utf8_encode("master").'/type>'."\n"; $r .= "\t\t".''.$user->password.'/pass>'."\n"; } else { $r .= "\t\t".''.utf8_encode("nomaster").'/type>'."\n"; $r .= "\t\t".'0/pass>'."\n"; } $r .= "\t".'/user>'."\n"; } $r .= '/users>'."\n"; return ($r);}?>

...como podem ver na imagem em anexo.

Alguém sabe o que se está a passar ? Poderá o site ter sido invadido ? Como poderei resolver esta questão ?

Neste momento, tenho o site protegido por password (htacess), numa tentativa de evitar qualquer invasão.

Agradeço, desde já, toda a ajuda que me puderem dar. triste

Anexo erro01.jpg
Em resposta a 'Alexandra Patricio'

Re: Plataforma Moodle "hackada" ?

por Jaime Villate -
Olá Alexandra,
não me parece que o teu problema tenha a ver com algum ataque. Parece mais um bug. O facto de algum código php aparecer na pagina html pode ser devido a uma aspa no lugar errado. Pode haver um bug no código ou até no pacote linguístico. Qual versão do Moodle estás a usar? Podes por favor gravar o código fonte da página que mostras no anexo e enviá-lo para mim directamente?
Pelo sim pelo não, podias também actualizar o pacote linguístico português para a versão mais recente.

Em resposta a 'Jaime Villate'

Re: Plataforma Moodle "hackada" ?

por Alexandra Patricio -

Olá Jaime ! Muito obrigada pela resposta ! Pelo menos já fico mais tranquila. Estava mesmo a recear que fosse um ataque hacker.

A versão do Moodle é a 1.8.2+ .

Para gravar o código fonte basta-me clicar com o botão direito do rato e seleccionar ´"ver código-fonte" ? Ou terei de ir mesmo aos ficheiros do alojamento ?

Vou, então, copiar o código-fonte. Vou também actualizar o pacote linguístico.

O que me está a fazer confusão é o modo como isto começou a suceder. Tenho a plataforma a funcionar desde Setembro, já atribuí dezenas e dezenas de papéis, e só nesta última semana é que me deparei com este código estranho.