Olá a todos,
Estou estudando algumas adaptações para conferir acessibilidade a deficiêntes visuais no moodle. Já consegui bons resultados, usando programas leitores de tela e adaptando a forma de navegação no moodle. Gostaria de conhecer algumas experiências. Segue alguns resultados parciais alcancados:
Atividade/Recurso
|
Pontos Positivos
|
Pontos Negativos
|
Página de Texto
|
Acessível aos sintetizadores de voz
|
Dificuldade de localizar fragmentos dentro de um texto muito grande.
|
Página Web
|
Acessível aos sintetizadores de voz, aceitando todos os comandos HTML, permitindo descrição de imagens e navegação por ancoras pelo texto.
|
Mesmo com os recursos de acessibilidade disponíveis pelo moodle, requer ter conhecimento de programação e domínio da linguagem de HTML para se utilizar todos os recursos. Exige mais tempo.
|
Link para arquivo ou site
|
É mais rápido para se organizar o conteúdo, podendo se utulizar arquivos previamente organizados em diversos tipos de arquivos.
|
Nem todos os formatos de arquivos são acessíveis pelos sintetizadores de voz, ou podem apresentar algumas dificuldades.
|
Visualizar um diretório
|
Possibilita a navegação em formato de arvore de diretórios, de fácil acesso pelo sintetizador de voz.
|
Não verificado
|
Base de dados
|
Permite a criação rápida de um formulário simples para captação de dados, de fácil navegação pelos sintetizadores de voz.
|
Requer conhecimentos de programação para se configurar esta ferramenta.
|
Chat
|
Permite interação síncrona.
|
É inacessível pelos programa sintetizadores de voz, pois a página esta configurada para atualizar automaticamente, sendo reiniciado a leitura a cada atualização. Requer o acompanhamento de leidor.
|
Escolha
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Feedback
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Fórum
|
Permite uma comunicação assíncrona, é onde se estabelece a maior parte da comunicação do curso e é acessível ao sintetizador de voz.
|
Pela distribuição da informação e grande quantidade de links, a navegação é prejudicada e o usuário facilmente se perde tendo que reiniciar a leitura.
|
Glossário
|
Acessível aos programas de síntese de voz.
|
Requer certo treinamento antes de se utilizar.
|
LAMS
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Laboratório de Avaliação
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Livro
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Lição
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Pesquisa de Avaliação
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Questionário
|
Possibilita a criação de atividades automáticas, e acessível aos programa sintetizadores de voz.
|
Requer certo treinamento antes de se utilizar.
|
Relatório de Atendimento
|
Não verificado
|
Não verificado
|
SCORM
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Wiki
|
Não verificado
|
Não verificado
|
Tarefa
|
Acessível, e de fácil navegação, principalmente a tarefa de envio de arquivo único
|
Não constatado
|
Eduardo Xavier: exavier@unb.br