Emails enviados pelo Forum/Emails sending from Forum of Moodle

Emails enviados pelo Forum/Emails sending from Forum of Moodle

por CAlex Fagundes -
Número de respostas: 4

Tenho um problema! 
Não consigo fazer os Fóruns do Moodle enviar as mensagens e respostas por email. 
Como posso resolver isso?

----------------------

I have a problem! 
I don't manage to do the Forums of Moodle to send the messages and answers for email 
How can I solve that?

 

Em resposta a 'CAlex Fagundes'

Re: Emails enviados pelo Forum/Emails sending from Forum of Moodle

por Paul Cull -
Olá,

Eu vejo que está mensagem já tem um mês.. não se a minha resposta vai ajudar agora! sorriso

Você tem que configurar CRON (se estiver usando linux ou unix) para executar o script  moodle/admin/cron.php.

A documentacão de instalacão de Moodle surgire que o script cron.php seja executado 5 em 5 minutes, porém no meu servidor (www.pcebrasil.org) estou executando o script 30 em 30 minutos.

Aqui são as instrucões do manual de instalacão:

Automatically running the script every 5 minutes

On Unix systems: Use cron. Edit your cron settings from the commandline using "crontab -e" and add a line like:

*/5 * * * * wget -q -O /dev/null http://example.com/moodle/admin/cron.php

Usually, the "crontab" command will put you into the 'vi' editor. You enter "insert mode" by pressing "i", then type in the line as above, then exit insert mode by pressing ESC. You save and exit by typing ":wq", or quit without saving using ":q!" (without the quotes).

On Windows systems: The simplest way is to use this little package moodle-cron-for-windows.zip which makes this whole thing very easy. You can also explore using the built-in Windows feature for "Scheduled Tasks".

On web hosts: Your web-based control panel may have a web page that allows you to set up this cron process. Ask your administrator for details on how it works.


Em resposta a 'Paul Cull'

Re: Emails enviados pelo Forum/Emails sending from Forum of Moodle

por CAlex Fagundes -

Entretanto, a empresa que contratei o servidor dedicado me diz que o cron.php usa 80% da capacidade do processador.

Desabilitou o acesso ao cron.

Tem sentido isso?

Em resposta a 'CAlex Fagundes'

Re: Emails enviados pelo Forum/Emails sending from Forum of Moodle

por Paul Cull -

Tem, sim  - se o seu "servidor dedicado" fosse um XT de 4,77 megahertz!

Estou usando o lunarpages (U$ 8 per mês, são excelentes) e o seu suporte tecnico botou o meu cron para ser 30 em 30 minutes em vez de 5 em 5... mais eu posso viver com isso! Só significa que as mensagens demoram até meia hora para ser enviados.

Mas qualquer sistema unix/linux já tem cron (ou pelo menos, deve ter!) e não faz sentido o providor excluir accesso completamente.

Tz vc pode usar o software alternativa que roda em window ou usar uma outra máquina linux/unix para rodor o script cron.php - não tem que estar no mesmo servidor.

Até

Paul

Em resposta a 'Paul Cull'

Re: Emails enviados pelo Forum/Emails sending from Forum of Moodle

por CAlex Fagundes -
Paul,
 
Eu descobri o problema. Eu não sei porque o cron.php estava com permissão 644. Colei lá o seu string, com as devidas customizações e passei o ChMOD para 777. E está rodando bem. Também optei por */30. Não precisamos mais do que isso.
Eu uso um dual-xanon de 2600, com 1024 RAM no servidor. O meu problema maior é tráfego. Optei por um servidor virtual de 4 gigas de espaço e 80 gigas de band. Isso deve me atender por uns meses. O problema é que eu ainda não tomei coragem de contratar direto em um Datacenter. Certo receio por ser iniciante.
Por essa razão escolhi uma empresa aqui em São Paulo mesmo. Eu acho que preciso de suporte para aprender. Depois me aventurarei por Datacenters nos EUA que são por um preço muito menor.
Preciso de muito espaço e muito tráfego. Meu site é um complexo de portais e utilizo vários sistemas open-source. Só num dos portais tenho 5.000 visitas/dia.
Você me recomendaria algum datacenter que eu pudesse usar como armazenagem de gravações em mp3 e mpegs de forma que eu amenize o tráfego de meus portais?