www.MoodleBrasil.com.br

www.MoodleBrasil.com.br

por Alex Rodrigues -
Número de respostas: 16

Olá turma! Foi criado mais um ponto de encontro de usuários Moodle no Brasil.

www.MoodleBrasil.com.br

Troca de informações, dicas, experiências, etc...

Abraços!

Alex

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Rodrigues

Re: www.MoodleBrasil.com.br

por Alex Rodrigues -

Olá turma. Criei um fórum sobre o Moodle, para tratar de todos os temas e problemas relacionados a ele. É aberto.

www.moodlebrasil.com.br

Abraços,

Alex

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Rodrigues

Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Carlos Rodrigues -

Prezado Alex,

Não entendi porque você criou um "Fórum paralelo" e ainda por cima com um endereço que só gera confusão na nossa comunidade.

único Fórum oficial do Moodle no Brasil é exatamente este que você está escrevendo e está usando indevidamente para fazer propaganda do seu "fórum paralelo".

 saudações moodledianas,

 Carlos Rodrigues (Cadre)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Rodrigues

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Felice Preziosi -

Carlos,

Não vou entrar no mérito se deveria ter usado este forum para divulgar.

Mas quanto a existirem outros, temos que encarar os benefícios da pluralidade. Ajuda a todos a procurar ser o melhor possível e quem ganha é o usuário.

Seria tão bom se a pluralidade existisse nos serviços de banda larga.

Veja como a Intel se mexeu quando a AMD resolveu enfrentá-los.

Veja como a Microsoft teve que se flexibilizar para enfrentar o amado Linux.

Enfim, deixemos que Sua Majestade o Consumidor na sua eterna sabedoria decida.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felice Preziosi

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Euclydes Arreguy -

Prezad@s,

A autonomia para criação de fóruns é inquestionável. Mas temos que ver os prós e os contras dessa iniciativa.

O Moodle.org é o canal de referência para todos os Moodlers. Para quê criar outro, principalmente um que é particular (moodle.com)? Devemos ter cuidado com os interesses que estão sempre escondidos por trás da "amostra grátis".

Faço coro com aqueles que reconhecem no Moodle.org a Comunidade Colaborativa sobre o Moodle.

Quem quiser construir sua "fabriqueta de fundo de quintal" que o faça. Mas não queira interferir negativamente em uma Comunidade Mundal que tem dado certo em sua proposta colaborativa.

Forte abraço,

Euclydes

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felice Preziosi

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Ronnie Brito -
o ponto nao eh concorrencia, mas colaboração
acho q aqui pluralidade gera desintegração

....e pra isso ja basta ter foruns em multiplas linguas
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ronnie Brito

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Felice Preziosi -

Longe de mim advogar os interesses de alguém que não conheço.

Meu objetivo foi apenas o de apontar as vantagens da livre concorrência.

Quanto aos argumentos, todos corretos.

Longe de mim querer criar uma polêmica ou ferir o orgulho dos bravos e abnegados desenvolvedores do Moodle.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felice Preziosi

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Edgar Amorim -

Livre-concorrência diz respeito às coisas comerciais e não ao trabalho colaborativo, que pode trazer benefícios para muia gente. Além do mais é preciso perceber que nesta lista não existe nenhum "abnegado desevolvedor do Moodle" - não na comunidade brasileira, até onde sei, mas sim usuários que sabem que a colaboração mútua traz benefício a todos.

Edgar Amorim

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Jose Vidal de Melo -
Forum Paralelo...

Bom na minha modesta opinião, podem existir tantos foruns quantos possíveis.
A minha vivência com a internet me ensinou a não ficar esperando uma resposta em um forum porque se fosse depender disso estaria com um monte de trabalho atrasado.
E, se não me empenho em correr atrás algumas coisas que postei aqui não seriam resolvidas, porque resposta do tipo "consulte tal documentação" não me satisfaz, se postei no forum é que já esgotei a pesquisa em documentação.
Sou assinante de vários foruns do Moodle, este, o de portugal e outros que encontrei na net.
Não vejo problema em ter mais um, o que vier que possa ajudar pra mim é lucro.
Outra coisa é que não sou e ninguém é obrigado a ir lá neste outro forum e se o cara que criar que seja feita a sua vontade.

Afinal qual seria a filosofia do open source?

Vidal


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Carlos Rodrigues -

Prezados colegas GLEIDSON, FELICE, EUCLYDES, RONNIE, EDGAR,VIDAL e demais,

Recebi em minha caixa de entrada um email uma propaganda desse "Fórum Paralelo",  o que não tem nada a ver com o objeto desse nosso Fórum Oficial do Moodle " Resolução de Problemas Técnicos".

Já não é a primeira vez que usuários recé-cadastrados pensam que, justamente por ser uma comunidade aberta, esse nosso espaço virtual é a "casa da mãe Joana".sorriso

Criar endereços que induzem o usuário comum  a pensar que se trata de comunidade oficial do Moodle é realmente questionável, quanto aos objetivos desconhecidos de se usar a credibilidade de uma comunidade séria para outros fins.

Julgo que podem sim existir quantos Fóruns quanto possíveis, entretanto por que este "forum paralelo" não se auto-denominou www.forumdoalex.com.br ou www.forumparalelodomoodle.com.br ?

[ ]'s, Cadre

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Rodrigues

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Rivaldo Neri -

Pessoal, segurei-me até o momento para não participar desse debate que não traz muito proveito. Mas não me contive e preciso opinar, ainda que somente essa vez.

Penso que alguns estão exagerando nessa questão "por que criar um fórum paralelo".

Em minha opinião, penso que nem o criador do Moodle está preocupado com isso. Entendo que o seu criador, quando desenvolveu esse projeto audacioso e excelente para todos nós educadores e amantes do conhecimento, tinha um único e sublime objetivo: que esse programa fosse conhecido por todos e útil na promoção do saber. Uma atitude louvável e digna da nossa mais sincera congratulação.

Vejo que esse objetivo tem sido alcançado. O Moodle está chegando com muita intensidade aos quatro cantos do mundo e, todos os dias, novas pessoas são apresentadas  a essa fantástica ferramenta de educação a distância.

Vejam vocês, eu já fiz alguns cursos em que era usada essa plataforma e eu nunca imaginava que esse programa fosse distribuído gratuitamente. Recentemente, conversando com um amigo, ele falava-me do Moodle e dizia-me que eu também poderia oferecer meus cursos usando esse ambiente de ensino virtual. E qual não foi a minha surpresa quando ele me disse que eu não pagaria absolutamente nada para usar esse sistema?

Entendam, caros colegas, esta é a minha primeira e última participação nessa discussão. Prometo a mim mesmo não voltar mais a falar sobre isso. Simplesmente procurarei buscar nesse fórum, e em tantos outros, conhecimentos voltados exclusivamente para o meu aprimoramento no uso do MOODLE

Para finalizar, deixo-lhes esta reflexão: Se o MOODLE é um programa oferecido gratuitamente, com o único objetivo de promover o conhecimento no mundo, por que não serem criados tantos quantos fóruns de discussão sobre o assunto? Ainda que se use o nome MoodleBrasil? Afinal, não estamos falando não é do MOODLE?

Penso que podem, e devem, ser criados tantos quantos fóruns se fizerem necessários para a propagação dessa fantástica plataforma de ensino virtual, que muito tem contribuído para o engrandecimento de pessoas em todas as partes deste universo.

Por fim, louvo a atitude do Alex em criar o www.MoodleBrasil.com.br, ele não cometeu nenhuma falta grave. Pelo contrário, sua atitude e disposição em ajudar a todos a conhecerem melhor esse sistema de ensino virtual o enobrecem.

Queridos, fiquem com a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo.

Um abraço a todos,

Prof. Rivaldo.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rivaldo Neri

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Alex Rodrigues -

Olá turma. Nunca imaginaria que meu post pudesse criar tanta confusão. Em nenhum momento pensei que um site que criei para que meus amigos pudessem trocar informações sobre o Moodle pudesse ser considerado oficial ou paralelo. Sou novo no Moodle, estudante de pós-graduação em EAD na Unb e professor de pós em outra universidade também em Brasília. Tenho outros fóruns baseados sempre no PhPBB, que é o sistema gerenciador de fóruns mais usado no mundo, também software livre. Eu particularmente o fórum nativo do Moodle muito confuso e fácil de se peder cronologicamente. Se os desenvolvedores do Moodle pudessem integrar o PhPBB nele, seria fantástico. Ja li que há módulos de integração mas nunca testei. Enfim, eu apenas criei o www.moodlebrasil.com.br por achar que a estrutura do fórum do PhPBB é bem mais fácil e intuitiva. Sou do partido que quanto mais fontes de consulta, melhor. Não quero atrapalhar ninguém, apenas contribuir.

Sobre fazer propaganda deste site por e-mail, deve ter sido outra pessoa pois não tenho o e-mail de ninguém e apenas fiz os posts por aqui, um ou outro.

Abraços,

Alex

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Rodrigues

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Carlos Rodrigues -

Prezados Alex, Rivaldo e Vidal,

... coincidentemente, os três favoráveis a criação de fóruns paralelos, são de Brasilia. Por acaso está ocorrendo  novamente um outro movimento, originado na Capital Federal, para enfraquecer o Moodle oficial? boca aberta

No tocante ao " fórum nativo do Moodle muito confuso e fácil de se perder cronologicamente", como colocado pelo Alex, sugiro ao grupo de Brasilia, que como bons desenvolvedores, proponha a Paula de Waal - coordenadora da comunidade Moodle no Brasil-, e efetuem o desenvolvimento de um módulo de integraçao ao PhPBB, o que realmente seria fantástico e mostraria as boas intenções de vocês. pensativo

Um excelente final de semana prolongado para todos,

Carlos Rodrigues (Cadre)

PS: Lembrete ao Alex > Toda a vez que você faz uma postagem aqui  no Fórum Oficial do Moodle no Brasil todos os assinantes deste fórum recebem um email em sua caixa postal, como eu recebi, e como também recebem todos os assinantes de Fóruns em PHP.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Carlos Rodrigues

Re: Porque criar um "fórum paralelo" para discutir Moodle se já existe este que é o oficial?

por Jose Vidal de Melo -
Prezado Carlos Rodrigues, boa noite

Você usou um termo corretissimo, coincidentemente, estou em Brasilia, espero que seja de passagem, más infelizmente não conheço o Alex e nem o Rivaldo, o que seria um grande prazer.

Não sabia que em Brasilia ja tinha acontecido um movimento para enfraquecer o Moodle oficial, será que você se refere ao Moodle da UNB?

Bom, quero deixar claro que não sou contra a criação de quantos foruns ou sites sejam possíveis a respeito do Moodle, acho que quanto mais fontes de informações melhor.

Coincidentemente postei algumas duvidas aqui no forum do Moodle, e as repostas que obtive foi de procurar em tal documentação.

Acho que o forum existe para sanar dúvidas e dar respostas claras e precisas, as vezes que respondi algumas questões, respondi mesmo, não indiquei um link e nem informei a documentação onde se encontrava a possivel resposta para o problema, mas isso não vem ao caso.

O que acho que perturba algumas pessoas e que outras conseguem aprender e passam a não depender e me parece que isso gera um medo em alguns, eu levo comigo a boa sensação de que quanto mais eu ensino, mais eu aprendo.

Finalizando, não vou trocar de forma alguma o Moodle oficial por nenhum outro que apareça, mas com certeza vou elogiar aqueles que tem a capacidade de engrandecer a comunidade como um todo, seja dentro ou fora do forum oficial.

Saudações

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: ética no fórum - responder indicando documentação

por Gleidson Medeiros -
Coincidentemente postei algumas duvidas aqui no forum do Moodle, e as repostas que obtive foi de procurar em tal documentação.

Acho que o forum existe para sanar dúvidas e dar respostas claras e precisas, as vezes que respondi algumas questões, respondi mesmo, não indiquei um link e nem informei a documentação onde se encontrava a possivel resposta para o problema, mas isso não vem ao caso.

Caro Vidal,

Como está sendo a segunda vez que você faz esse comentário nesse tópico, acho que devo respondê-lo.

Não conheço sua experiência com software livre, mas como participante desse movimento desde 2000, aprendi que existe uma ética nos fóruns. Uma regra básica é: ninguém está sendo pago para resolver seus problemas. Outra regra básica é: a resposta vai ser tão específica quanto for sua pergunta.

De forma que muitas vezes a pergunta é tão vaga e o problema tão mau descrito que a melhor solução é indicar a documentação oficial, para que se possa então entender o problema e até descrevê-lo melhor.

O que acho que perturba algumas pessoas e que outras conseguem aprender e passam a não depender e me parece que isso gera um medo em alguns, eu levo comigo a boa sensação de que quanto mais eu ensino, mais eu aprendo.

Como você mesmo disse, é o que você "acha". Por que pelos argumentos aqui descritos, a questão foi:

  1. Usar um fórum inadequado para divulgar sites (há outro fórum pra isso)
  2. A URL causa confusão, pois se passa pela comunidade oficial brasileira
  3. Realizar propaganda de um fork no fórum oficial
Finalmente, eu fico muito triste por esse tipo de atitude na comunidade Moodle.
Quanto a mim, continuarei a usar meu tempo livre criando, traduzindo e indicando documentação. Continuarei a usar meu tempo e dinheiro indo a congressos e eventos regionais divulgando o Moodle e aumentando sua base de usuários, contribuindo com o crescimento dessa comunidade. Continuarei a usar versões em desenvolvimento, reportando bugs e criando patchs de correção.
Continuarei a participar do fórum da comunidade oficial brasileira, dando meu tempo de almoço para ajudar, respondendo sempre que puder os tópicos sem resposta. E se minha contribuição for apenas indicar a documentação, ao menos eu tenho contribuído com algo.

Abs,

Gleidson
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alex Rodrigues

Re: www.MoodleBrasil.com.br

por Clausia Antoneli -
Pessoal,

A comunidade moodle.org é o melhor lugar para tratarmos de todos os temas e problemas relacionados ao moodle, ela está aqui para isso.

Todas as participações aqui devem ter o objetivo de colaboração. Neste sentido, não há motivo para fóruns paralelos quando a proposta é justamente discutir o que já está sendo discutido aqui (se ainda não está, basta iniciar).

O trabalho colaborativo pressupõe que seja feito em comum com uma ou mais pessoas e o fato de já estarmos em um ambiente destinado a esta comunidade com fóruns e todas as outras funcionalidades do sistema moodle, colaborar é apenas uma questão de usar este espaço. É por isso que me parece muito estranha uma proposta que desloca um grupo para outro ambiente com o mesmo propósito.

Vamos unir forças e competências aqui para melhorar cada vez mais o sistema e nossos conhecimentos numa construção coletiva e colaborativa.

Abs,

Clausia

Contagem das avaliações:  -