Hora/aula

Hora/aula

por Ricardo Groiso -
Número de respostas: 15

Boa noite!

Alguem saberia informar como transformo as aulas desenvolvidas no Moodle em horas/aula?

Obrigado

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Groiso

Re: Hora/aula

por Igor Lima Rodrigues -
Ricardo, não entendi sua dúvida... Você quer saber como "computar" as horas destinadas as atividades realizadas nas ferramentas do Moodle em horas aula que integram o plano de aula (plano de curso, planejamento) de uma curso ou disciplina?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Hora/aula

por Ricardo Groiso -

Oi, Igor!

Sim. Em um curso presencial, temos o plano de aula com as cargas horárias, digamos 20hs/aula de uma certa disciplina, sendo que esta seria presencial. No caso do Moodle, o conteúdo a ser colocado, com atividades, são maiores pelo fato de substituir a explicação presencial. Como poderia atribuir uma carga horária nesta disciplina via Moodle?

[]´s

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Groiso

Re: Hora/aula

por Igor Lima Rodrigues -
Um forma interessante a ser usado seria considerar o tempo que o estudante leva para desenvolver a(s) atividade(s).
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Hora/aula

por Rodrigo Claudino Diogo -
Você está propondo uma cobrança diferenciada em função do tempo no qual o aluno consegue finalizar a atividade?
Se assim for, aquele que for mais rápido irá pagar menos e o que for mais lento irá pagar mais?
Não seria melhor cobrar pelo conteúdo?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Claudino Diogo

Re: Hora/aula

por Ricardo Groiso -

Oi Rodrigo!

Não é isto. Não estou me referindo aos alunos,  o que me referia, é o seguinte: um curso presencial de 360 hs/aula é mais rápido que o mesmo curso em EAD pelo Moodle, pois teria que gastar mais tempo lendo os textos, mais conteúdo para poder explicar melhor os assuntos.

[]´s

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Groiso

Re: Hora/aula

por Eurico Sadao Kusaka -

Ricardo,

Como o EAD respeita o rítmo próprio de cada aluno, alguns (os mais rápidos e mais dedicados) vão terminar esse curso em um tempo menor que 360 horas, outros (os médios) vão terminar em, aproximadamente 360 horas; outros (os mais lentos), vão gastar mais que 360 horas.

Um curso com 360 horas de duração prevista, deve ficar disponível por um tempo pelo menos 50% maior que aquele que o aluno médio gastaria para terminá-lo. Muitos adotam um tempo 100% maior. Isso vai depender de uma série de fatores, dentre eles, como vai ser a atuação da Tutoria e Monitoria.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Sadao

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Hora/aula

por Ricardo Groiso -

Eurico,

Se, é isto que entendi, então no certificado deverá manter a carga horária de um curso, exemplo de 360 hs, como no presencial?

Não importando se o aluno demora ou não demora a aprender, se existe mais ou menos conteúdo a ser lido. A carga horária deverá ser mantida.

[]´s

Ricard

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Groiso

Re: Hora/aula

por Eurico Sadao Kusaka -

Ricardo,

Considere que em um curso presencial (pelo menos nos cursos acadêmicos) se ele tem duração de 360 horas/aula, provavelmente envolve outras atividades dos alunos com leitura de livros ou apostilas, pesquisas para realização de trabalhos, fazer exercícios, etc., da mesma forma que em um curso de e-learning.

Concordo que a tarefa de dimensionar antes a duração do curso não é uma tarefa muito fácil, mas, se o que é dado na forma de aula presencial for transposto, simplesmente para a forma de e-learning, no final, a duração é aproximadamente a mesma. O que eu quiz dizer no e-mail anterior é que a duração deve ser dimensionada considerando um aluno médio e que dê a dedicação horária por dia (aproximadamente) que teria que dar se o curso fosse presencial.

Se não agir assim, alunos com capacidades diferentes receberiam certificados com cargas horárias diferentes, pois uns demoram mais que outros para assimilar o mesmo conteúdo, com graus próximos de assimilação.

Espero ter ajudado, em vem de complicar mais ainda.

Um abraço,

Sadao

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Hora/aula

por Ricardo Groiso -

Colegas!

Agradeço a ajuda de todos.

Os cursos que estou colocando são cursos livres e individuais. Vou manter a mesma carga horaria que o curso presencial no certificado.

Mais uma vez, obrigado.

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Groiso

Re: Hora/aula

por Anise A G. D'O. Ferreira -
Olá Ricardo,

É o que todos estão fazendo, mas o problema está longe de ser resolvido. A determinação da carga horária define custo do curso para o aluno e o pagamento para o professor. Estamos trabalhando com outras dimensões em EaD e a relação de trabalho é outra.

Em cursos presenciais, geralmente, a hora (paga) é contada pela duração do encontro presencial; a preparação da aula fica por conta do professor, tendo por pressuposto que a "palestra" seja algo inerente à fala do instrutor sem necessidade de preparo ou elaboração. Para se lidar com essa dificuldade, algumas instituições valorizam a hora presencial do professor titulado ou pagam mais por hora-aula do que o professor permanece em sala de aula.

Na EaD, a preparação da aula é geralmente algo fisicamente visível, material, posto que aparece como conteúdo registrado na web. Os momentos de encontro fisicamente não existem com tempo pré-fixado, embora exista o registro do diálogo escrito em logs. O tempo desses encontros entre professor e alunos não pode ser previsto com exatidão na EaD.

Estou me esforçando para mensurar o tempo gasto com elaboração dos materiais para EaD. Tem gente que diz que se gasta muito tempo na primeira versão, mas depois tudo fica mais fácil. Sabemos que não é bem assim. Na primeira versao, certamente levaremos mais tempo (quanto mais sofisticado for o material). Nas versões seguintes, usando o moodle, por exemplo, há o tempo gasto, no minimo, com a reavaliação dos materiais, com reconfiguração dos parametros, testes como alunos, etc. A cada mudança de versão do Moodle, novos problemas surgem e a revisão do material feito, se não aparecer problema nenhum (raro), leva pelo menos o dobro do tempo do uso do material.

Bem, enquanto essa questão do que mensurar como carga de trabalho - de professor e de aluno - não ficar resolvida, uma conseqüência será que não teremos a adesão grande de professores para EaD, a menos que sejam forçados a isso (ou muitos desistirão da EaD).
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Anise A G. D'O. Ferreira

Re: Hora/aula

por Ricardo Groiso -

Boa noite, Anise!

Era exatamente o que eu estava pensando, como mensurar esta carga horária em relação curso/professor/R$. Creio que será um debate longo sobre este assunto.

No meu caso, são cursos por tópicos e individuais, onde a dificuldade é maior para se avaliar o custo hora/aula.

Se tiver alguma novidade, gostaria que me mantivesse a par.

obrigado

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Groiso

Relatórios para informações de professores

por Kadjon Nascimento -

Bom dia pessoal, no moodle a gente pode imprimir relatórios baseados em carga horária do professor? Ou seja, quantas horas o professor interagiu na plataforma moodle? 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Kadjon Nascimento

Re: Relatórios para informações de professores

por Wagner Cappia -
Estou com dificuldades em controlar a atividade dos professores também. Não encontro ferramentas para monitorar os acessos dos professores. Creio que talvez tenha que tirar essa informação diretamente do banco de dados. Este link possui uma serie deles (no doc.moodle) https://docs.moodle.org/39/en/ad-hoc_contributed_reports
Contagem das avaliações:  -