Questões pedagógicas do Moodle

Picture of Henrique Viacava
Como fazer um questionário com 10 perguntas????

Olá Mooders,

Alguém pode me explicar como faço um questionário com 10 perguntas?

Cada pergunta tem 5 opções e apenas uma questão é a certa.

Alguém pode me ajudar no passo a passo em como configurar?

Conto com a paciência de algum Mooders.

Até +
Picture of Jose' Coelho
Re: Como fazer um questionário com 10 perguntas????

Caro Henrique,

Há dois recursos bons para isso:

• Testes;
  • Base de Dados.

Se utilizar os testes, então tem de fazer perguntas de escolha múltipla, e o quetionário fica como se fosse um teste. Pode naturalmente ir buscar as respostas que cada aluno colocou em cada pergunta, mas talvez não seja muito prático.

O recurso "Base de Dados", permite criar uma tabela com os campos que entender, que podem ser essas 10 perguntas (um melhor nome para este recurso é "Tabelas" ou "Formulários" dado que este recurso não permite criar uma base de dados ao contrário do que o nome indica).

Os tipos de campos permitidos para um recurso "Base de Dados" são muito variados, e vão desde opções de entre uma lista, como pretende, a coordenadas GPS, passando por imagens, entre outros. Após adicionar os campos que pretende, (pasta "Campos"), tem de editar e saber algum HTML para o fazer, o ecran de lista, de ficha e de adição (pasta "Templates"). Estas visualizações podem ser construídas automaticamente mas não ficam bem.

Neste recurso as traduções podem ser confusas e um pouco enganadoras. Já tenho preparado uma tradução deste recurso de forma a que possa ser utilizado com menos espinhos, mas ainda não a concretizei, quando o fizer coloco ao dispôr da comunidade. Por exemplo, sugiro as seguintes trocas:

Base de Dados -> Tabela (plural: Tabelas)
Lista de Visualização -> Listar
Visualização simples -> Visualizar
Adicionar Entrada -> Adicionar
Templates -> Formatar
Campos -> Definir
Presets -> Templates
Entradas por página -> Linhas por página

Cumprimentos,
José Coelho

Picture of Henrique Viacava

Obrigado José Coelho,

Seguiremos sua orientação nas formas sugeridas de questionários.

Abraços!
Henrique Viacava
Picture of Marcelio Alves

Olá Henrrique, ñ sei se essa dica vale, mas como aluno, no caso de um questionarios, há um tipo de questionamento que frusta o aluno. É o caso da pergunta em que o aluno tem que digitar a palavra em uma lacuna, se o mesmo ñ digitar a palavra com foi progamada o resultado sai errado, mesmo que esteja correta. pois, as vezes exitem perguntas que pode ser respondida de meneira diferente, no caso de digitar.

Ok, é só uma dica!