Como se tornar um desenvolvedor Moodle

Como se tornar um desenvolvedor Moodle

por David Souza -
Número de respostas: 3

Oi Gente,

    Acabei de me cadatrar no Moodle, gostaria de saber como ser um desenvolvedor

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à David Souza

Re: Como se tornar um desenvolvedor Moodle

por Carlos Sá -
repetindo oq postei num post anterior "Acho que vc deve baixar o moodle e ir estudando seu codigo aos poucos, ver que locais do codigo executa uma função definida e seguir em frente, tem q bater cabeça senão não aprende,ainda mais que a plataforma é totalmente Orientada a Objetos"
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à David Souza

Re: Como se tornar um desenvolvedor Moodle

por Diogo Novais -
Existem vários tipos de plugins, os dois deles que já estudei o desenvolvimento foram os blocks e os activyt modules, o primeiro seria aprender como instalá-los (existe documentação suficiente para isso), por ser o melhor meio de testar o que você quiser. Os blocks são simples, são apenas extensão da classe block_base, você conseguirá entender muita coisa apenas olhando o código fonte, os activyts modules são mais complexos, possuem vários arquivos, mais existe um modelo que pode te ajudar, ele está disponível para download em http://moodle.org/file.php/5/moddata/forum/27/297117/newmodule2.zip, é um modelo padrão de um activyt module. Uma dificuldade que eu encontrei no início foi a visualização do código fonte, existe uma ferramenta que facilita isso, para visualizar qualquer parte do fonte do moodle, você pode acessar http://xref.moodle.org, ele tem link pra funções, classes, o que facilita a localização do código fonte. Acho que com isso você já consegue começar a quebrar a cabeça aí. Qualquer dúvida, posta aí, seu eu souber respondo.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Diogo Novais

Re: Como se tornar um desenvolvedor Moodle

por Rubens Valente -
Pessoal,

Gostaria da ajuda de vcs.

Tenho um sistema acadêmico que gostaria de integrar com o Moodle.
Qual é a minha idéia:

Criarei uma tabela aux no sistema acadêmico e quando abrir o Moodle, coloco no arquivo index um código que conecte com o banco de dados externo (tabela aux) e incluia nas tabelas do Moodle.

Pergunta : Qual as funções que posso fazer uso para incluir novos usuario, novos cursos e se possível o de matricula.

Assim poderei apenas fazer uso dessas funções sem ter que incluir nas tabelas correspondente diretamente.

Desde já agradeço-lhes a atenção.

sds,

Rubens

Contagem das avaliações:  -