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por maria almeida -
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EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

9º Ano de Escolaridade
(Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto / decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março)

Duração da Prova: 90 minutos
2007                                                                                                           Fase/Chamada Única

MATRIZ DA PROVA ESCRITA de Físico-Química

 

 

Estrutura / Perfil da Prova:

 

9     A prova é constituída por quatro grupos de questões, desenvolvidas num conjunto variável de itens, todos de resposta obrigatória.

 

9     Os diferentes itens incluem: questões de resposta curta ou justificações, interpretações de esquemas ou diagramas, legendas de esquemas, questões de selecção/escolha múltipla.

 

 

Critérios de correcção:

"  Todas as respostas devem ser perfeitamente legíveis e estar perfeitamente identificadas. Quando se verificar um engano, este deve ser riscado e corrigido à frente.

 

"  Nos itens de escolha múltipla, o aluno deve fazer as opções correctas, indicando a sua escolha na sua folha de prova. A indicação de mais do que uma opção, no caso de ter sido pedida uma única, anula a questão na totalidade.

 

"  Nas questões que envolvam cálculos, é obrigatória a sua apresentação.

 

"  Se a resolução de uma alínea apresentar erro exclusivamente imputável à resolução de uma alínea anterior, deverá atribuir-se, á alínea em questão, a cotação integral.

 

"  No resultado final, a ausência ou incorrecção da unidade em que se exprime uma grandeza física, terá a penalização de meio ponto.

 

"  A escrita incorrecta de uma fórmula necessária ao cálculo de uma grandeza física terá a penalização de um ponto.

 

"  Será atribuída a cotação total a qualquer processo de resolução, desde que correcto.

 

"  O aluno deve apresentar todos os cálculos e raciocínios efectuados, bem como as justificações quando necessárias.

 

"  A não justificação de questões, quando solicitada, corresponderá a um desconto de 50% da cotação da alínea.

 

 

Material a utilizar:

"  O aluno apenas pode usar na prova, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta preta ou azul.

 

"  Não é permitido o uso de lápis ou corrector.

 

"  O aluno deve ser portador de uma régua e de uma máquina de calcular científica.

 

"   Não é permitido a utilização da Tabela Periódica nem de qualquer formulário.

 

 

EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

9º Ano de Escolaridade
(Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto / decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março)

Duração da Prova: 90 minutos
2007                                                                                                           Fase/Chamada Única

MATRIZ DA PROVA ESCRITA de Físico-Química

 

 

Grupos de

Questões / Temas

Competências

Cotações (%)

Ciências Físico-Químicas

 

I – Terra no espaço

§  Distinguir os dois tipos de movimento dos planetas: translação e rotação.

§  Compreender a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e das noites.

§  Distinguir entre peso e massa.

§  Explicar como varia o peso de um corpo.

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II – Terra em transformação

§  Distinguir substâncias de misturas de substâncias.

§  Caracterizar misturas homogéneas, heterogéneas e coloidais.

§  Conhecer os diferentes estados físicos da matéria e as mudanças de estado.

§  Reconhecer que o ponto de fusão e o ponto de ebulição são propriedades físicas que permitem caracterizar uma substância.

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III – Sustentabilidade na Terra

§  Inferir que a matéria é composta por corpúsculos em constante agitação.

§  Escrever e acertar equações químicas.

§  Identificar os reagentes e os produtos da reacção.

§  Identificar soluções ácidas, básicas e neutras.

§  Conhecer a escala de pH.

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