Uso do recurso de pacote IMS CP

Re: Uso do recurso de pacote IMS CP

por Roberto Hebert de Souza Vinha -
Número de respostas: 0

SCORM x IMS


Por favor, leiam as informações abaixo e vejam se têm o mesmo entendimento que eu tive. 

 

"[...]Olhando pelo ponto de vista do SCORM, observa-se um enfoque dos Objetos de Aprendizagem visando a automatização do processo de ensino-aprendizagem através de um LMS, minimizando a importância do professor. Entretanto, o que se percebe na vida real, é que os Objetos de Aprendizagem são uma excelente alternativa para apoiar as atividades do professor.

Voltando um pouco à sua origem, pode-se notar que a idéia de objetos de aprendizagem surgiu inicialmente pela grande preocupação na padronização do desenvolvimento e visualização de conteúdos visando seu reuso. Esta preocupação inicial adveio de um contexto no qual havia uma grande diversidade e formas de conteúdos. Adicionalmente, muitos destes cursos se apoiavam em uma grande autonomia do aluno onde a principal interação existente era entre o aluno e os conteúdos, ou seja, entre o aluno e os objetos de aprendizagem. Passado este esforço inicial, os professores e “projetistas” se deram conta de que para uma boa utilização dos Objetos de Aprendizagem, deve-se pensar em cursos nos quais a ênfase da interação vai além do contato do aluno com o material educacional. Deve-se pensar em cursos ou unidades de aprendizagem em que os Objetos de Aprendizagem se insiram em um contexto de interação mais amplo, levando-se também em consideração interações entre professores e alunos, bem como entre os próprios alunos.

Observando a utilização do SCORM em unidades de aprendizagem que são planejadas para ter outras atividades além da simples navegação entre os objetos de aprendizagem, verifica-se que todas as atividades de interação do curso, tais como fóruns e bate-papos, ocorrem em paralelo à exploração dos objetos de aprendizagem, dificultando a sincronização entre as atividades e os objetos de aprendizagem.Outro problema é a existência várias abordagens pedagógicas normalmente utilizadas tanto no educação presencial como no educação a distância, tais como Projetos de Aprendizagem4 e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)5, entre outras, que são difíceis de especificar através do SCORM. Isto porque o SCORM não permite especificar o contexto e a abordagem de sua utilização e não aborda outros serviços comuns com a utilização de LMS, tais como sessões de fórum, sessões bate-papo, atividades desenvolvidas pelos alunos individualmente ou em grupo, etc.

Neste sentido, surgiram outras iniciativas para buscar uma maior abrangência nas pesquisas referentes ao desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Uma dessas iniciativas tem ganhado gradativamente destaque, principalmente por seu arcabouço conceitual, o IMS Learning Design.[...]


(PDF) Objetos de Aprendizagem: Uma comparação entre SCORM e IMS Learning Design
Available from: https://www.researchgate.net/publication/268346970_Objetos_de_Aprendizagem_Uma_comparacao_entre_SCORM_e_IMS_Learning_Design [accessed Dec 03 2018].

 

 

"[...]A principal diferença é que o IMS é principalmente para conteúdo "estático" - o SCORM permite o rastreamento de perguntas / respostas e relata uma "nota" no final.

 

Se você quiser fazer qualquer rastreamento / classificação, use o SCORM - se quiser apenas exibir algum conteúdo para o usuário - use o IMS.[...]"

Fonte:  https://docs.moodle.org/35/en/IMS_content_package_FAQ

 

 

 

 

"[...]"O IMS é simplesmente um método de empacotamento de conteúdo para sistemas de gerenciamento de aprendizado baseado na Web que usa Metadados para passar informações para seus recursos. Foi desenvolvido pelo grupo IMS Global e foi a maneira original de fazer coisas em sistemas LMS como o Moodle.

 

O SCORM foi uma tentativa (nos EUA, segundo os militares) de definir uma maneira "padrão" de fazer isso, de modo que o conteúdo empacotado funcionasse em qualquer LMS (ou pudesse ser compartilhado em qualquer LMS) que seguisse o padrão. O SCORM adotou o trabalho iniciado pelo IMS Global e integrou-o ao padrão SCORM. Assim, a razão pela qual os dois parecem quase idênticos, apesar de "sob o capô" nem sempre ser o caso.

 

Em termos de Moodle, eu não acredito que o IMS passe informação para o livro de notas, pois o SCORM tem uma maneira consistente e padrão de fazer isso, então é usado para esse propósito (embora eu pudesse ser corrigido nisso).[...]"

Fonte:  https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=146690

 

"[...]O Learning Design é uma linguagem de modelagem para definição de objetos e atividades de aprendizagem especificada pela IMS com base no EML (Educational Modeling Language). O EML era um sistema de notação desenvolvido pela Universidade Aberta da Holanda (OUNL), no final dos anos 90, objetivando descrever a grande variedade de modelos instrucionais existentes (Tattersal e Koper, 2003). A idéia do EML era criar uma modelagem que pudesse representar uma unidade de aprendizagem em sua totalidade, englobando não só o conteúdo como também os diversos processos envolvidos.[...]"

Fonte:  https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13859/8033



IMS

"Um pacote de conteúdo IMS é uma coleção de arquivos que são empacotados de acordo com um padrão acordado para que eles possam ser reutilizados em diferentes sistemas. O módulo do pacote de conteúdo IMS permite que tais pacotes de conteúdo sejam carregados como um arquivo zip e adicionados a um curso como um recurso."

 

O conteúdo geralmente é exibido em várias páginas, com navegação entre as páginas. Existem várias opções para exibir este conteúdo: em uma janela pop-up, com um menu de navegação ou botões, etc.

 Um pacote de conteúdo IMS pode ser utilizado para apresentar conteúdo multimídia e animações.


Fonte: Definição do recurso na plataforma Moodle.

 


SCORM

"SCORM e AICC são coleções de especificações que habilitam interoperabilidade, acessibilidade e reusabilidade de conteúdo baseado na WEB. O módulo SCORM/AICC permite que pacotes SCORM/AICC sejam incluídos no curso."


Fonte: Definição da atividade na plataforma Moodle.


 

Pelo que entendi, o IMS é um padrão com diferentes versões, sendo que o próprio SCORM se baseia numa versão anterior durante a elaboração do projeto. A versão IMS que vem se destacando é a Learning Design, como sendo a versão que surgiu para corrigir as deficiências do SCORM, porém, ao que me parece esta versão ainda não é compatível com o Moodle, embora num dos artigos esteja listado o Moodle como tendo suporte ao IMS. Digo que não há, porque trabalho com a versão 3.5 e a definição do recurso é esta colocada mais acima.


Contagem das avaliações:  -