Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Adriano Antunes -
Número de respostas: 11

Olá a todos tenho o moodle instalado em minha instituição, e gostaria de efetuar o upgrade de versão. Gostaria de saber qual o procedimento e cuidados para que seja realizado uma atualização perfeita e sem problemas.

Desde já agradeço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Antunes

Re: Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Edgar Amorim -

Adriano,

Segundo o Moodle.org, você deve primeiro atualizar para a versão 1.6 (vide http://docs.moodle.org/en/Upgrading_to_Moodle_1.7). Veja instruções de atualização para versão 1.6 em http://docs.moodle.org/en/Upgrading_to_Moodle_1.6 . Houve uma troca na codificação dos dados para o formato UTF-8 nessa versão e é preciso converter todos os dados para esse formato, atualizando para 1.6, antes de atualizar para 1.7.1. Aliás, quando for atualizar, passe logo para a versão  1.8, que já está disponível.

Edgar Amorim
www.eamorim.net

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Adriano Antunes -

Obrigado Edgar, vou seguir os procedimentos da documentação. Mas Acho que que vou instalar a versão 1.8 em outro servidor e após importar os dados da versão anterior fazendo o backup do BD o que vc acha ?

E mais uma pergunta, se eu atualizar a versão do PHP que tenho 4.4.0 para 5.2.1 vai ocasionar algum problema na versão 1.5.4. do moodle que tenho instalada agora ?

 

Abraços e obrigado pela ajuda

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Antunes

Re: Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Ronnie Brito -
ae Adriano

"instalar a versão 1.8 em outro servidor e após importar os dados da versão anterior fazendo o backup do BD"

pq faria isso?

nao eh melhor deixar a conversao pra UTF ser feita automaticamente pelo upgrade pro 1.6?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Antunes

Re: Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Edgar Amorim -

Adriano,

Você não pode instalar a versão 1.8 e depois baixar um backup do BD, pois a versão que você tem não está com conjunto de caracteres no formato UTF-8, que é utilizada pela versão 1.8. Por isso o grupo de desenvolvimento sugere uma atualização intermediária, quando essa conversão é feita. Se fizer isso você terá caracteres estranhos nos textos da sua instalação.

Quanto a versão do PHP, eu não sei dizer se haverá algum problema.

Edgar Amorim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Antunes

Re: Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Luiz Paulo Leite Machado -
Olá a todos, desculpa o atraso,

nessa última semana santa, realizei a atualização da versão 1.6 para a 1.8, porem já realizei várias migrações anteriores,

O moodle é compatível com a versões 4.x e 5.x do PHP, porem recomendo você sempre rodar o script de compatibilidade e respeitar ele, se ele der OK siga se não, procure corrigir tudo primeiro, para depois continuar;

Sobre a Base de dados, recomendo utilizar uma versão acima do mysql 4.1.16 ou se possível já migrar para o mysql 5.X, pois o super a unicode é exetramente importante a partir da 1.6, e se o servidor de Base de dados for inferior a essa opção você terá problema.

Sobre a sugestão de realizar um backup da sua base de dados, cria-la em uma nova e modificar, testar e depois realizar todos os procedimento, é perfeita, principamente para a segurança das informações que você tem.

Quando eu faço a migração de ambiente, sigo alguns passo que acho importantes :

Backup da Base de Dados, a primeira coisa.

Faços uma instalação do ZERO da versão que eu vou instalar, inclusive com uma Base de dados nova;

Instalo todos os módulos que utilizo e testo eles, por questão de compatibilidade, tema customizado e outras customizações que possa ter feito, e testo tudo para saber se está funcionando.

Restauro a Base de dados e depois aponto no config.php para utilizar ela, e de resto o moodle se encarregada de trampar, testar, migrar a Base de Dados, entre outras coisas.

É isso, duvidas estou a disposição,

Abraços

Luiz Paulo - lunix
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Paulo Leite Machado

Re: Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Adriano Antunes -

Obrigado Luiz, vou tentar fazer estes procedimentos, qualquer coisa te falo OK !!!

Abraços

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Paulo Leite Machado

problema com upgrade de 1.7 para 1.8

por Marcelo Oliveira -

Pessoal, esta é a primeira vez que me ocorre esse problema, porém nao achei nada relacionado ao problema que encontrei, gostaria de ajuda dos colegas.

Para migrar de uma instalacao 1.7 para 1.8 fiz o seguinte :

a) criei um novo sub-dominio no servidor;

b) joguei o conteudo da versao 1.8, apontando o config.php para o banco antigo;

Quando abro o local da instalação o moodle informa que ira atualizar minha versao de 1.7 para 1.8, até ai vai tranquilo até ele dizer : atualizacao de banco de dados OK...

Quando faço a primeiro login como administrador ele cai numa pagina tentando criar algumas tabelas que ja existe conforme segue abaixo e nao sai dessa parte... Ocorre que eu preciso dos dados do anterior... Inclusive se logar como usuario comum a instalação esta perfeita.

Alguem poderia me corrigir no que eu fiz de errado ?

Um detalhe : depois que baixo a nova versao 1.8 eu sempre apago o moodledata, deixando que a atualizacao faça isso. ta errado ? devo copia o moodledata do antigo ??

no aguardo de um help da turma.

abs

marcelo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcelo Oliveira

Re: problema com upgrade de 1.7 para 1.8

por Marcelo Oliveira -

vejam as msgs das tabelas, isso ocorre depois do moodle informar que todas as databases foram atualizadas....

1050: Table 'mdl_groups' already exists

                                    

Upgrade of group system failed!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Paulo Leite Machado

problema com upgrade de 1.7 para 1.8

por Marcelo Oliveira -

Pessoal, esta é a primeira vez que me ocorre esse problema, porém nao achei nada relacionado ao problema que encontrei, gostaria de ajuda dos colegas.

Para migrar de uma instalacao 1.7 para 1.8 fiz o seguinte :

a) criei um novo sub-dominio no servidor;

b) joguei o conteudo da versao 1.8, apontando o config.php para o banco antigo;

Quando abro o local da instalação o moodle informa que ira atualizar minha versao de 1.7 para 1.8, até ai vai tranquilo até ele dizer : atualizacao de banco de dados OK...

Quando faço a primeiro login como administrador ele cai numa pagina tentando criar algumas tabelas que ja existe conforme segue abaixo e nao sai dessa parte... Ocorre que eu preciso dos dados do anterior... Inclusive se logar como usuario comum a instalação esta perfeita.

Alguem poderia me corrigir no que eu fiz de errado ?

Um detalhe : depois que baixo a nova versao 1.8 eu sempre apago o moodledata, deixando que a atualizacao faça isso. ta errado ? devo copia o moodledata do antigo ??

no aguardo de um help da turma.

abs

marcelo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcelo Oliveira

Re: problema com upgrade de 1.7 para 1.8

por Luciano Barros Pires barros -

Marcelo, veja o arquivo anexo descreve como fazemos onde trabalho. E por favor, a todos que utilizarem o anexo aponte os possiveis defeitos.

Um dele eu já encontrei, na verdade, não encontre mais nos site que é o nome de um arquivo q acreditei ser utlmigratedb.php ou sql, não me lembro, se alguém souber avisem-me por favor.

Espero ajudar, colaborar e contribuir.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Paulo Leite Machado

Re: Upgrade Moodle 1.5.4 / Moodle 1.7

por Wagner Assis -

Luiz Paulo

Estou precisando atualizar o Moodle de onde trabalho...

estamos com a versão 1.6.5 e o pessoal quer chegar na versão 1.9.4 ultima versão.

Fiz o seguinte teste para atualizar, baixei a versão do moodle 1.7.7, pois olhei em alguns foruns informando que é necessario atualizar versão por versão.

depois fiz o seguinte, Renomeie a pasta moodle "atual" para moodle_old e descompactei a versão 1.7.7, esta ficou com o nome moodle

depois copiei o config.php da pasta moodle_old " que estavamos utilizando em produção" e coloquei na pasta moodle com a versão 1.7.7.

entro na Pagina Admin do moodle e sou informado sobre a atualização ele roda a atualização, depois de atualizado acesso normalmente o moodle, porem os cursos que tinham não aparecem, e as opções do Admin de configuração essas coisas tb não aparecem.

Preciso de algo para atualização da versão do moodle, na documentação do Moodle ele fala somente para copiar o config.php, seria Isso mesmo ?

se puder ajudar sobre como atualizar o moodle...

agradeço desde JA.

Wagner Assis

Contagem das avaliações:  -