Versão do Moodle mais segura para EAD

Versão do Moodle mais segura para EAD

por Euclydes Arreguy -
Número de respostas: 3
Olá Lista, vou modificar minha pergunta, pois preciso de uma resposta rápida para isso. Qual a versão mais segura do Moodle para ser adotada em projeto institucional de EAD?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Euclydes Arreguy

Re: Versão do Moodle mais segura para EAD

por Edgar Amorim -

Euclydes,

Atualmente o Moodle tem três versões disponíveis.  Duas são versões que estão em desenvolvimento e a outra é a versão que chamam de "estável". A diferença entre elas é que a versão estável já foi testada o suficiente para ser utilizada em ambientes de produção, enquanto as outras ainda estão em processo de desenvolvimento e testes. A versão "estável" é a que deve ser usada para ambientes em produção, portanto a versão atual do Moodle disponível para produção, considerada estável, é a 1.7.1+. Isso não significa que eventualmente não possa surgir algum tipo de erro, mas pelo que percebo dos assuntos desta lista, isso é meio raro. De qualquer modo, o "+" presente no final do número da versão, significa que sempre que necessário haverá uma nova versão que não altera nenhuma característica da versão 1.7.1, mas apenas corrige eventuais erros. Enfim, use a versão 1.7.1+.

Edgar Amorim
www.eamorim.net

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Euclydes Arreguy

Re: Versão do Moodle mais segura para EAD

por Eurico Sadao Kusaka -

Euclydes,

Embora possam existir outros na comunidade que não concordem com a minha opinião, vou colocá-la aqui.

Acho que você deve escolher a versão 1.7.1, a última aprovada como estável pelo Moodle.org.. Essa versão ainda tem problemas, mas são referentes à tradução, tanto das expressões como dos arquivos de Help. A tradução das expressões já tem versões completas (por exemplo a do Robespierre). A tradução dos arquivos de Help, está em andamento e acho que logo teremos uma versão atualizada.

Justifico a minha posição pelo fato de, a cada ano, sair uma nova versão (só para ter uma idéia, o pessoal já está trabalhando na 1.9, quando a 1.8 ainda não está na sua versão estável). Evidentemente, que, numa instituição de ensino, não dá para estar mudando a versão todo ano. Acho que você deve escolher uma e permanecer com ela por 2 a 3 anos, e só então, atualizar para a versão mais nova. É essa a razão pela qual eu sugiro que você opte pela última versão considerada estável.

A minha instituição de ensino está para adotar o Moodle, como plataforma de LMS, a partir do segundo semestre de 2007 - a minha posição tem sempre sido a de que ela adote a última versão estável, apesar de alguns problemas que ela ainda possa ter, pois com isso, teremos uma vida útil da instalação maior, antes de precisar atualizar. Você deve saber os problemas envolvidos em uma atualização de versão, em uma instalação de grande escala.

Um abraço e, qualquer que seja sua decisão, SUCESSO!

Sadao

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Versão do Moodle mais segura para EAD

por Euclydes Arreguy -

Obrigado pela dica. Realmente preciso do apoio de todos vcs para que meu projeto tenha sucesso. Abç.

Euclydes

Contagem das avaliações:  -