Dúvidas e problemas no uso do Moodle

Personalização do ambiente!

Imagem de Sivaldo Joaquim
Personalização do ambiente!

Pessoal,

Sou leigo no assunto, mim desculpe se minhas perguntas não tiverem sentido. Gostaria de saber se existi alguma matéria/tutorial explicando melhor como personalizar/customizar o ambiente Moodle? Há algum livro em português sobre a sotfware?

Obrigado, um grande abraço a todos.

Sivaldo Joaquim - sivaldojoaquim@gmail.com

Contagem das avaliações: -
Imagem de Igor Lima Rodrigues
Re: Personalização do ambiente!

Caro Sivaldo,

eu já fiz três personalizações de Moodle até hoje e não encontrei material ou tutorial a respeito. Apenas algumas informações básicas sobre os Themes (temas) do Moodle e as indicações para fazer modificações no código CSS, estão disponíveis no Moodle.org. Mas o que posso dizer é que você precisa noções de PHP, CSS, e HTML e muita criatividade. Agora, caso você tenha a disposição algum Webdesigner, ele certamente conseguirá entender como personalizar o Moodle apenas explorando os arquivos de configurações dos Temas que já estão criados.

Espero ter ajudado, e caso encontre alguma material consiste, ou até tutorial não esqueça de socializar conosco, também estou interessado!
Até +,

Caro Igor,

Obrigado pela a informação, estou explorando o ambiente para conhecer-lo melhor, as dicas que mim passou são de total importância.

Um grande abraço.

Imagem de Edgar Amorim

Sivaldo,

Pelo que sei, não existe um livro amplo em português sobre o Moodle. Existem alguns recursos que mostram suas funcionalidades. Um deles é o Guia de Funcionalidades e pode ser acessado de http://moodle.org/course/view.php?id=47 . Existe também um tradução feita pela Universidade de Brasília do Manual do Professor do site oficial do Moodle. Ele não é da versão atual, mas a maior parte está lá. Para baixá-lo click no link a seguir--> Manual_do_Professor_-_moodle_pt_b.pdf . Para alterar algumas itens da aparência, você tem de ir na área de administração e  alterar os parâmetros do item "Appearence". Se quiser alterar o logotipo, tem de ir na área de temas (theme) e alterar o arquivo de logotipo. Por exemplo, para trocar o logotipo do tema "formal_white", você tem de ir no diretório de instalação do Moodle + /temas/formal_white e substituir o arquivo "logo.jpg" por um "logo.jpg", que contenha o seu logotipo. Para o caso de alterar completamente o visual do site, você vai ter que ler o guia http://docs.moodle.org/en/Themes, que está em inglês. Afora isso tudo, visite o site da comunidade brasileira http://moodle.org/course/view.php?id=35 

Edgar Amorim

Caro Edgar Amorim,

Fico muito satisfeito pelas as informções, sua colaboração é muito importante para o desenvolvimento do meu projeto, o manual que mim indicou já tinha lindo alguns tópicos que por sinal é um excelente material sobre as funcionalidades do Moodle. Edgar, já faz algum tempo que estou pesquisando algo sobre: Software livre, minha idéia e apresentar meu TCC este ano e quero utilizar SL, só que voltado para educação. Aí foi quando encontrei esta poderosa ferramenta que é o Moodle. Na sua opinião o que acha da idéia de poder desenvolver meu TCC sobre: "A utilização de Software Livre na construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem"? Você conhece alguém que tenha utilizado Moodle como tese de conclusão de curso?

Muito obrigado, um grande abraço.

Imagem de Edgar Amorim

Sivaldo,

A sua idéia de tema para TCC é interessante. Em 2005 eu vi a apresentação de uma dissertação de mestrado na USP, cujo tema era software livre - algo como "resultados de uma implementação de Linux em organizações". Vê-se que esse tema é atual. Eu mesmo penso em fazer mestrado usando software livre como tema de projeto. Porém, quem deve dar a palavra final é o seu orientador, pois ele saberá dizer se esse é o tema mais adquado para sua área de formação.

Para finalizar, informo que conheço sim quem utilizou o Moodle como TCC. Foi numa faculdade no Rio de Janeiro, no semestre passado.

Boa Sorte!

Edgar Amorim

Edgar Amorim,

Muito obrigado pelas orientações, estou explorando o máximo o software e confesso estou impressionado com esta ferramenta, como já tinha dito antes há alguns meses que estou pesquisando sobre software livre e agora principalmente. Edgar, há possibilidade de você entrar em contato com a pessoa que utilizou Moodle no TCC, para ver se teria como ela disponibilizar a monografia de modo que isto possa servir de referência para o meu TCC? Estou disponibilizando meu e-mail para contato: sivaldojoaquim@gmail.com se poder por favor passe para ela.

Obrigado, um grande abraço.

Sivaldo Joaquim

Imagem de Igor Lima Rodrigues

Edgar, sobre as produções científicas acerca de software livre que envolvem o Ambiente Moodle, sugiro que as mesmas possam ser cadastradas no Site Moodle.org, mais precisamente, na área "Moodle Buzz". Trata-se de um Database (banco de dados) destinado a notícias e publicações sobre o Moodle. Estando presentes lá, todos poderemos ter acesso a essas informações importantíssimas.

Cordialmente,

Igor,

Ótima sugestão, que outros profissionais leiam este tópico e tomem esta iniciativa afim de colaborar com o meio acadêmico.

Um grande abraço, Sivaldo Joaquim.

Imagem de Edgar Amorim

Igor,

Já encaminhei sua sugestão para as autoras do TCC.

Edgar Amorim

Imagem de cesar paulo
AJUDA !! URGENTE ... ALTERAR HEADER ...

como aceder por ftp ao moddle? (estou a usar o coreftp ou smart fpt).

queria mudar todas as configurações do header colocando um novo logotipo mas não sei como aceder à pasta onde estão os ficheiros a transformar ...

o que colocar no host do programa de acesso ftp? estava a colocar o url do meu moodle mas não funciona? (http://escolaeb23-m.ccems.pt)

o que fazer? posso aceder atraves da administração do moodle à própria raiz de pastas para alterar os ficheiros manualmente? em que menú? (já andei em todos ...)

um abraço a toda a comunidade!!!

Imagem de Edgar Amorim
Re: AJUDA !! URGENTE ... ALTERAR HEADER ...

Cesar,

Na realidade você não faz acesso ftp ao Moodle e sim ao servidor web em que o Moodle está instalado. Isso significa que você deve ter uma conta, com usuário e senha, de acesso ao servidor. Muito provavelmente o nome do servidor ftp deve ser ftp://ftp.ccems.pt . Quem pode te responder essa questão com certeza é o administrador do servidor web em que o Moodle está instalado, pois mesmo sabendo o nome do servidor ftp, você precisar conhecer o usuário e senha.

Quanto a mudar o logotipo do cabeçalho, isso pode ser simples se o tema selecionado contiver um logo, senão será um pouco mais complicado. De qualquer modo as informações do cabeçalho estão no diretório [raiz-moodle]/theme/[nome-do-tema-ativo]. O conteúdo desse diretório pode variar de tema para tema, mas ele deve conter um header.html, que descreve o cabeçalho, incluindo o nome do arquivo que representa o logo, que pode ser header_logo.jpg, por exemplo. Alterando esse arquivo, o logo será alterado.

Edgar Amorim