Dúvidas sobre a versão 1.7.1

Dúvidas sobre a versão 1.7.1

por Fabio Alvez -
Número de respostas: 7

Caros colegas,

Estou iniciando um estudo sobre as funcionalidades do moodle. preciso aprender a criar e administrar cursos, por este motivo instalei a versão 1.7.1 e notei que, poderiamos dizer, existem certos bugs, ao comparar as funcionalidades do moodle que criei com a outros os quais participo como aluno, verifiquei certas diferenças, por esse motvio instalei a versão 1.6.4 e verifiquei que este, além de mais simples, tem todas as funcionalidades que não achei na versão 1.7.1, as quais estão listadas a baixo:

1- ao criar uma curso na versão 1.6.4 eu posso definir usuários como aluno e um professor, quando um participante qualquer acessa o curso e faz uma pesquisa em "participantes" verifica-se claramente a divisão entre alunos e professores, coisa que não acontece no moodle criado em cima da versão 1.7.1,

2- a tradução da versão 1.7.1 é péssima, existem muitas que não são traduzidas do inglês para o português,

3- se eu criar um curso na versão 1.7.1 e criar diversos usuários e definir fira do curso estatus para estes usuários, automaticamente eles são inscritos no curso sem a minha vontade, se eu definir dois, ou mais, usuários como professores, todos os cursos criados, automaticamente, teram todos os usuários com status de professores como professores de todos os cursos,

4- na versão 1.7.1, um usuario com status alunos não tem as opções de "alterar minha senha", "cancelar minha inscrição neste curso" e "alterar meu perfil".

Daí vem a minha pergunta, esses problemas são bugs da versão 1.7.1, ou a vesão 1.7.1 essas diferenças foram introduzidas propositalmente. E se for mesmo um bug, gostaria de saber se há um path de correção dos mesmo, ou devo instalar a versão 1.6.4 e esperar a conclusão definitiva da versão 1.6.4.

Desde já agradeço a todos!

Frank Alex

Em resposta a 'Fabio Alvez'

Re: Dúvidas sobre a versão 1.7.1

por Edmilton Neves -
Boas Frank Alex!

Estou utilizando o Moodle faz pouco tempo, mas vou dizer pelo que vi até o momento.

A partir da versão 1.7, foi implementada uma funcionalidade chamada originalmente de "Role". A partir daí, todo controle de permissões de usuários é realizado no menu "Role"/"Assignment Role" ( acho que é este o nome original ).
Então, pelo que sei, isto que você acreditou ser bug, na verdade faz parte desta implementação que visa dar maior segurança na administração de usuários.
Para maiores detalhes, recomendo a leitura deste link [1].

Aos moodlers mais antigos, caso eu esteja enganado, por favor, corrija-me!

[1] http://docs.moodle.org/en/Roles_and_capabilities

Abraços!

Edmilton Neves
Em resposta a 'Edmilton Neves'

Re: Dúvidas sobre a versão 1.7.1

por Fabio Alvez -

Bom dia Edmilton,

Eu já tinha imaginado isto, mas não acreditava pelo outro problema que mencionei, que é o seguinte, quando eu designo os status aos usuários dentro do meu curso e faço uma pesquisa em "participantes", não fica bem definido quem é estudantes e quem é professor, você entende?, caso eu queira ver o perfil do professor eu tenho que escolher a opção professor em um combobox logo acima da listagem dos participantes, o que, particulamente, acho meio cansativo pro usuário do curso.

Outro problema é a omissão dos menus "alterar minha senha", "alterar perfil" e "cancelar minha inscrição neste curso". no caso desses outro "problemas" você sabe se há alguma configuração a qual eu posso setar para aparecer?

obrigadão pela ajuda!

Abraços! 

Frank Alex 

Em resposta a 'Fabio Alvez'

Re: Dúvidas sobre a versão 1.7.1

por Jose' Coelho -

Caro Frank Alex,

Não consigo perceber algumas palavras da sua mensagem inicial, mas aparentemente já compreendeu a utilidade e mais valia dos "Roles".

Para ver os alunos, da página inicial está à distância de dois cliques "Pessoas / Participantes" + "Atribuições actuais=Aluno". Se fica cansado por dar dois cliques, pode sempre copiar a URL resultante da visualização dos alunos, e colocar um link num bloco de html para poder ter a lista de alunos a um clique de distância.

Sobre as questões que ainda tem:

  • Para alterar a senha/editar perfil, em ambas as versões, basta clicar em cima do nome de utilizador no canto superior direito (para ver o perfil) e clicar em "Editar perfil", onde pode alterar o que entender, tanto a password como o perfil;
  • Para cancelar a inscrição num curso, também em ambas as versões, entre na página inicial do curso e vá a "Administração / Anule a minha inscrição em xxx"

Creio que o que lhe terá acontecido é que tem um estilo na nova versão do Moodle que lhe mostra as coisas de modo deficiente ou mal colocadas. Entre como administrador e na página inicial faça: "Site administration / Appearance / Temas / Theme Selector" e escolha um tema standard "standardwhite", por exemplo.

Cumprimentos,
José Coelho

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Dúvidas sobre a versão 1.7.1

por Fabio Alvez -

Caro José Coelho,

Estou enviando um arquivo .zip contendo algumas imagens capturadas do moodle, uma das imagens, "moodle_existente.JPG", eu capturei de um curso o qual participo como aluno, nela eu destaquei o menu "administração, outra imagem, "moodle_teste.jpg", eu capturei do moodle que fiz como teste e também destaquei o menu "administração", olhando as duas imagens nota-se que há elementos do menu "administração" que não aparecem na nova versão, inclusive "cancelar minha inscrição no curso #####", repare que alterei o o estilo do tema.

Também, no arquivo .zip, adicionei outras duas imagens, "Página_Edição_Perfil_01.jpg" e "Página_Edição_Perfil_02.jpg", as quais revelam os itens alteraveis do perfil dos "usuários alunos", não consegui identificar nenhum campo reperente à senha.

agradecimentos!

Frank Alex

Em resposta a 'Fabio Alvez'

Re: Dúvidas sobre a versão 1.7.1

por Fabio Alvez -

O local onde muda a senha eu identifiquei, agora só falta a questão do usuário "aluno" cancelar suas inscrição quando lhe der vontade.

grato a todos!

Frank Alex

Em resposta a 'Fabio Alvez'

Re: Dúvidas sobre a versão 1.7.1

por Jose' Coelho -

Tem razão, já me tinha esquecido que se teve de alterar as permissões do perfil de aluno para ele próprio poder cancelar a sua inscrição. Após entrar como administrador faça:

Site Administration / Users / Permissões / Definir atribuições / Editar(Aluno) / Mudar os papeis atribuido a si próprio = Permitir

Apenas se o aluno tiver permissão para mudar os papeis atribuidos a si próprio é que pode remover o papel de aluno, que tem no contexto da cadeira, o que é equivalente a cancelar a sua inscrição na cadeira.

Houve outra alteração que fizemos relativamente à configuração original. Como tem a versão 1.7.1 e nós instalamos a 1.7 pode ser que já esteja resolvido. No perfil criador de disciplina removemos todas as permissões excepto o poder criar disciplinas. Isto porque tem que se dar permissão aos professores para criarem disciplinas a nível do site, e portanto ficam com este papel em todo o site, inclusive nas disciplinas dos colegas. Se se mantiver as permissões de origem (que eram basicamente as de professor mais a possibilidade de criar disciplinas), um criador pode ver e editar as disciplinas criadas por outros colegas.

Cumprimentos,
José Coelho