Estrutura do Moodle

Estrutura do Moodle

por Woquiton Fernandes -
Número de respostas: 4

Oi Pessoal

A um bom tempo atrás eu programava em java e asp... mas caí totalmente para área de informática educativa.

No mestrado estou pensando em desenvolver uma ferramenta mais gostaria de mais informações sobre a estrutura do moodle... se é em módulos e como eles sao... por exemplo, se minha proposta fosse alterar o fórum, por onde devia ir...

Obrigado,

Woquiton

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Woquiton Fernandes

Re: Estrutura do Moodle

por Bruno Portela -

Olá,

Acho que posso contribuir um pouquinho. Vou falar de uma forma bem objetiva e superficial sobre o assunto.

O moodle foi desenvolvido em PHP com CSS e foi elaborado para suportar 02 tipos de bancos, o mysql e o Postgree.

Os módulos se encontram em pastas com o nome dos mesmos, e as tabelas relacionadas a ele se encontram com o prefixo (Geralmente  MDL_).
Exemplo: mdl_forum

Para alterar qualquer módulo somente é necessário abrir a pasta referente a ele e alterar o seu código. Porém, para se ter bons resultados, o ideal é criar um módulo próprio, pois os mesmos irão possuir suas particularidades.
Vale lembra-lo, que por possuir a licença GPL, qualquer modificação no AVA assim como os seus módulos, deverão ser documentados e distribuidos se solicitado. 

O moodle funciona de uma forma muito simples e espero que o tenha ajudado. Infelizmente não da pra entrar na parte técnica sem se aprofundar e escrever muitas linhas, por isso não pude entrar mais na parte técnica. Mas, estou a disposição para maiores esclarecimentos e vou acompanhar esse fórum para ajudar sempre que puder.

Abraços e espero ter dado o ponta pé inicial para uma boa discussão.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Portela

Re: Estrutura do Moodle

por Woquiton Fernandes -

Obrigado Bruno.

Já dei uma olhada no fonte... vc sabe se o editor de texto é um módulo separado ou no fórum?

Abços

Woquiton

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Woquiton Fernandes

Re: Estrutura do Moodle

por Vitor Gonçalves -

Olá Woquiton

Como poderá ver no mod/forum/post.html, mais ou menos pela linha 36, o editor para Inserir um tópico de discussão/responder a um post é chamado através de:

<?php print_textarea($usehtmleditor, 25, 65, 630, 400, "message", $post->message); ?>

A função print_textarea() está definida em lib/weblib.php, sendo que a variável $usehtmleditor é do tipo boleano (a menos que as configurações o neguem, por defeito o editor é visivel; false ou 0 evitará a apresentação do editor).

Nesse mesmo ficheiro poderá analisar também a função use_html_editor e print_editor_config que permitem definir a apresentação do editor.

Espero ter ajudo (se é que a sua dúvida era esta sorriso )

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Portela

Re: Estrutura do Moodle

por João Bosco Macêdo -

Ola!  estou com um problema e gostaria de saber se você tem ideia de como eu resolvo isso. Fui colocar uma player de uma tv no meu moodle e cometi o pecado de ativar o modo edição entrar na edição da pagina principal e ativar o codigo html, no final eu coloquei o codigo html, sendo que em vez de colocar só o html do player da tv acabei colocando o html da pagina toda, ae ficou essa bagunça ae www.educomunicao.ddns.com.br, esse servidor esta em meu escritorio e redirecionado pelo ddns.    Como posso acessar o html da pagina principal para retirar a pagina de tv e colocar só o player.

Contagem das avaliações:  -