Educação a Distância par Deficientes Visuais

Educação a Distância par Deficientes Visuais

por André Rezende -
Número de respostas: 7

Prezados,

Meu nome é André Rezende, sou analista de sistemas e professor numa universidade na cidade de Salvador, Bahia. Estou enviando esse e-mail com o objetivo de identificar se é do interesse da comunidade viabilizar o acesso dos deficientes visuais ao conteúdo que é disponibilizado no ambiente Moodle.

Durante minha pesquisa de mestrado, que envolveu diretamente a acessibilidade dos limitados visuais ao ambiente virtual de aprendizagem Moodle, desenvolvi o software EASY, que serve como uma interface para que os deficientes visuais capturem as informações num formato mais legível e também procedam as  interações com o ambiente.

Dessa forma, gostaria de verificar a viabilidade para disponibilizar o EASY para a comunidade Moodle, pois, a intenção no inicio da pesquisa era promover a criação de um espaço para formação profissional e intelectual dos limitados visuais que não esbarrem nas barreiras de espaço e tempo.

msn: <font color="#0000aa">alrezende@hotmail.com

profissional: <font color="#0000aa">arezende@sefaz.ba.gov.br</font>

pessoal: <font color="#0000aa">alrezende@hotmail.com</font>

E-mail :

Estou no aguardo, 

Em resposta a 'André Rezende'

Re: Educação a Distância par Deficientes Visuais

por Rolfi Cintas Gomes -

Olá Meu Nome é Rolfi C Gomes , estudo na Universidade Cruzeiro do Sul , do qual faço parte da equipe de pesquisa (Iniciação Cientifica ) relacionado ao E-Learning , tive uma idéia parecida com a sua , gostaria de conhecer mais este ambiente gostaria de expor minhas idéias.

Meu email é es.rolfi@gmail.com

Em resposta a 'André Rezende'

Re: Educação a Distância par Deficientes Visuais

por Conceição Pereira -

Não sei se algém já lhe respondeu `a sua questão.
Parece-me que o moodle é possível de ser utilizado por deficientes visuais.
Neste momento estou a dar formação e há 2 professores com deficiência visual que a estão a frequentar.
Só tivemos uma sessão e por isso impossível ainda de testar todos os recursos e actividades.

Em resposta a 'Conceição Pereira'

Re: Educação a Distância par Deficientes Visuais

por Jose' Coelho -

O ideal seria ter-mos o testemunho de invisuais sobre os principais problemas, tanto na navegação web como mais especificamente na navegação no Moodle.

Parece-me que o Moodle vai na boa direcção sobre esse assunto: há muito texto; não há frames (excepto em documentos externos); ao inserir-se uma imagem tem que se associar um texto à imagem; o editor tem agora nesta versão teclas aceleradoras para ser alternativa a utilizar a barra de ferramentas (creio que os invisuais têm dificuldade a utilizar o rato).

As fórmulas ficam em imagem, como esta: @@(2x+1)/(x^2-1)@@, com o texto associado à imagem com a fórmula , pelo que os invisuais podem ler a fórmula sem problemas.

Deixo a seguinte questão: o que pode ser melhorado de forma a melhorar o acesso a invisuais ao Moodle?

Em resposta a 'André Rezende'

Re: Educação a Distância par Deficientes Visuais

por Antonio Jonas Dias Filho -

André,

Sou de Salvador mas trabalho em São Paulo. Tenho alunos deficientes visuais e gostaria de saber se vc tem sugestões ou algum programa específico para EAD. Podemos manter contato? Gostaria de desnevolver um trabalho assim aqui na minha Universidade.

Aguardo Notícias,

Jonas

Em resposta a 'André Rezende'

Re: Educação a Distância par Deficientes Visuais

por Rui Simões -

Prezado Professor, bom dia.

Tenho interesse no uso da sua ferramenta.

Atualmente coordeno o núcleo de educação a distância da FEAD.

www.fead.br

Pode me dar mais informações a respeito do EASY.

Obrigado

Em resposta a 'Rui Simões'

Re: Educação a Distância par Deficientes Visuais

por Ricardo Akira Harada -

Olá amigos, sou Analista de Sistemas da SeAD, Secretaria da EAD UFSCAR, recentemente nossa coordenadoreia se mostra muito interessada no desenvolvimento de um projeto desse porte, no mês que vem haverá um projeto no qual serão formados por pedagogos, e recurso audio/"visuais", porém o peso maior é na equipe de tecnologia, para estes tipos de projetos, aequipe recebe por 2 mêses de trabalho uma bolsa no valor de (tês mil) atravéz de pagamento em pro-labore.

Estou pensando em movimentar um grupo em pró, podemos trabalhar nisso, mas não sou de ficar reenventando roda, como nosso migo disse ele já tem um belo caminho percorrido, e se quiser colher os frutos, podemos iniciar já! que tal criar-mos um grupo de estudos e desenvolvimento?

Ricardo Akira Harada
Analista de Sistemas -SEaD-CITE -UFSCar
Educação à Distância EAD - UFSCar - UAB
(19) 8103 7506 TIM (Chip Bloqueado por roubo)
(19) 9450 1982 CLARO
(19) 3665 7044
(16) 3412 6902
Skype ricardo_harada
ICQ:125100204

Em resposta a 'Ricardo Akira Harada'

Re: Educação a Distância par Deficientes Visuais

por Ricardo Akira Harada -

Sr. Moderador, as configurações deste ambiente não estão favoráveis ao tipo de mensagens que postamos, todo conteúdo está sendo disponibilizado, uma pessoa, ao usar uma ferramente de busca consegue ler nossos post, como vê postei informações pessoais e gostaria de apagar a mensagem anterior, porém meu perfil não me permite.

 

Cordialmente Ricardo