Integração moodle(video aulas)

Integração moodle(video aulas)

por Jose Pablo Pedrosa Dantas -
Número de respostas: 2

Boa tarde, estou realizando o desenvolvimento de um ambiente virtual usando moodle e estou precisando de ajuda para realizar uma integração de um serviço externo dentro do moodle.


basicamente eu tenho uma biblioteca de videos (video aulas) que eu quero que os alunos do moodle tenham acesso, ou seja, quero que o moodle puxe vídeos de uma plataforma externa e os execute dentro de sua interface pelo web service que me disponibilizaram dessa biblioteca de videos, como eu faço isso?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Pablo Pedrosa Dantas

Re: Integração moodle(video aulas)

por Julio Prof -

Via de regra os webservices dão bastante trabalho para serem configurados, mas um esquema geral seria assim


EtapaStatusDescrição
1. Habilitar web servicesSimWeb services devem ser habilitados em Características avançadas.
2. Ativar protocolosrest
Ao menos um protocolo deve estar habilitado. Por razões de segurança, apenas protocolos utilizados devem estar habilitados.
3. Crie um usuário específicoUm usuário Web Services é necessário para representar o sistema controlando o Moodle.
4. Verificar capacidade do usuárioO usuário precisa ter as permissões apropriadas de acordo com os protocolos usados, por exemplo, webservice/rest:use, webservice/soap:use. Para conseguir isto, cria um papel para o web service com permissões sobre o protocolo e atribua-o para o web service no nível do site.
5. Selecione um serviçoUm serviço é um conjunto de funções web service. Você irá permitir a usuários acessar o novo serviço. Na página Adicionar serviço marque 'Habilitar' e 'Usuários autorizados'. Selecione 'Não exigir permissão'.
6. Adicionar funçõesSelecionar funções necessárias para o novo serviço criado.
7. Selecione um usuário específicoAdicionar o usuário do web services como um usuário autorizado.
8. Criar um token para um usuárioCriar um token para o usuário do web service.
9. Ativar documentação do desenvolvedorNãoDocumentação detalhada dos web services está disponível para protocolos habilitados.
10. Teste o serviçoSimula acesso externo ao usando o cliente de teste do web service. Use um protocolo habilitado com autenticação via token. AVISO: As funções testadas SERÃO EXECUTADAS para esse usuário, portanto seja cuidadoso ao escolher o que testar!


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julio Prof

Re: Integração moodle(video aulas)

por Jose Pablo Pedrosa Dantas -
Esse método permite que eu implemente videos dentro do moodle? minhas video aulas estão dentro de outro site e eu quero que os alunos abram elas no moodle.
Contagem das avaliações:  -