Status de notas "aprovado" e "reprovado"

Re: Status de notas "aprovado" e "reprovado"

por Victor Kindinger -
Número de respostas: 0
Se o seu moodle for versão 3.6 pelo menos, é possível usar a fórmula "sum" (soma) com a fóruma "if" (se) no cálculo do total do curso.

Consideremos o seguinte cenário:

Atividade ID Nota máxima
Atividade 1
{{1}} 10
Atividade 2
{{2}} 10
Atividade 3
{{3}} 10
Atividade 4
{{4}} 10
Atividade 5
{{5}} 10

Aqui, temos um curso com 5 atividades, cada uma valendo até 10 pontos.

Assim, queremos criar a seguinte regra com cada uma das atividades:
Se a nota tirada na atividade for menor que 6, considerar como reprovada, se não, considerar como aprovada.
Como o cálculo trabalha com números, definiremos que aprovado é igual a 1 e reprovado é igual a zero. Portanto: if({{x}}<6;0;1)
Ou seja, se o aluno tira uma nota menor que 6, essa atividade não vai ser considerada, vai valer 0 para o cálculo. Se ele tira 6 ou mais, a atividade conta para o cálculo.

Depois faríamos uma soma de cada um dos testes feitos com as atividades:
=sum(if({{1}}<6;0;1);if({{2}}>5,9;0;1);if({{3}}<6;0;1);if({{4}}<6;0;1);if({{5}}<6;0;1))
Ou seja, estamos somando as atividades a partir de uma aprovação ou não que definimos. Se o aluno tirou nota igual ou superior a 6, ele ganha um ponto nessa atividade, caso contrário, não ganha nenhum.

Logo, a nota máxima que o aluno pode tirar no total do curso é 5, pois são cinco atividades, das quais cada uma que ele tirar nota superior a 5,9 equivalerá a 1 ponto.

Agora é só definir a nomeclatura "aprovado" para nota igual a 5 e "reprovado" para nota inferior a 5.

Para definir esse cálculo é só ir nas configurações do livro de notas e em total do curso, clicar em editar e depois em editar cálculo.
Será aberta uma página em que haverá um campo onde se define o cálculo e haverá em baixo campos onde se definem os IDs das atividades, que nesse exemplo defini de 1 a 5, mas é possível colocar qualquer valor, até mesmo com letras.

OBS: O moodle trabalha com colchetes [] duplos e não chaves {}. Porém aqui no fórum não dá para escrevê-los, porque é transformado em links o texto e some os colchetes. Então favor substitua as chaves por colchetes.
Contagem das avaliações:  -