Agrupar Alunos para que eles se inscrevam no curso desejado

Agrupar Alunos para que eles se inscrevam no curso desejado

por KHios InfoExperts -
Número de respostas: 1

Na versão 2.0 do Moodle eu conseguia agrupar alunos em duas categorias: GRATUITO e PREMIUM. Os alunos do grupo GRATUITO visualizavam todos os treinamentos, mas só conseguiam se inscrever nos cursos gratuitos. Os alunos do grupo PREMIUM visualizavam todos os treinamentos e conseguiam se inscrevem em todos os cursos. Na versão nova do Moodle os grupos agora não são mais SITE WIDE, são somente dentro de cada curso.

Na versão 3.8 eu não consigo mais fazer isso. Eu vi os COHORTs mas o problema é que quando coloco os alunos dentro desse cohort eles são automaticamente inscritos em TODOS os treinamentos que estão nas categorias associadas aos cohorts. 

A minha necessidade é que o aluno esteja agrupado em algum lugar que dê acesso aos cursos, mas é ele que irá escolher em qual curso irá se inscrever, não posso inscrevê-lo em todos os cursos (são muitos!). Os nossos cursos são criados com dois tipos de inscrição: Manual Enrolments e Self enrolment (Student), pois os alunos podem ser inscritos pelo ADM e também podem inscrever-se no curso escolhido (se tiverem o devido acesso/grupo).

Eu percebi que tem a opção do ROLE (papel), será que posso usá-lo para chegar onde necessitamos? Alguma sugestão? Desde já agradeço a ajuda...


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à KHios InfoExperts

Re: Agrupar Alunos para que eles se inscrevam no curso desejado

por KHios InfoExperts -

Para aqueles que poderão ter esta mesma necessidade no futuro, foi a única maneira que encontramos para resolver o problema, e ficou perfeito! 😊

1) Será necessário ter o plugin Self Enrolment ativado ou instalado no Moodle. Site administration / Plugins / Enrolments / Self enrolment

2) Antes de continuar, será necessário criar os cohorts: Site administration / Users / Accounts / Cohorts. Crie quantos precisar. Nós criamos PREMIUM e ESSENCIAL e depois colocamos todos os alunos dentro destes dois cohorts baseados no pagamento: cursos grátis=ESSENTIAL e cursos pagos=PREMIUM.

3) Com os cohorts criados, você precisará configurar TODOS os seus cursos assim:

a)  Vá ate: Site administration / Courses / Manage courses and categories / COURSES / Course1

b) Clique na roldana à direita.

c) Novamente, na página que se abriu, clique na roldana e selecione MORE.

d) Clique em USERS e depois em Enrolment methods / Self enrolment (Student). ISSO É MUITO IMPORTANTE: seu curso DEVE ter apenas a opção SELFENROLMENT ativada, senão não irá funcionar.

e) Procure nessa página que se abriu a opção ONLY COHORT MEMBERS e escolha o cohort que você deseja para este cursos. Somente os alunos que estão dentro desse cohort escolhido é que poderão fazer a inscrição no curso.

f) Pronto! 

Esperamos que possa ajudar!

KHios InfoExperts


Contagem das avaliações:  -