Uso do chat para tira-dúvidas

Uso do chat para tira-dúvidas

por Fabio Lima -
Número de respostas: 4

Estamos pensando em utilizar sessões de chat no Moodle, para tira-dúvidas entre alunos e professores. Alguém tem ou já teve alguma experiência com essa atividade. Aceito dicas sobre a mesma. Existe limite de alunos conectados simultaneamente ?


Grato 

Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Fabio Lima

Re: Uso do chat para tira-dúvidas

por Igor Lima Rodrigues -

Olá Fábio! Já fiz uso semelhante, do ponto de vista pedagógico o ideal para momentos síncronos seria uma Webconferência na qual o docente pode responder perguntas feitas no chat da própria Webconferência.

No caso do Moodle, a ferramenta de chat demandará do docente a capacidade de digitar rapidamente ao mesmo tempo que acompanha as mensagens dos alunos na tela. Se a quantidade de estudantes ao mesmo tempo for elevada pode ser um pouco caótico. Mas como eu disse, depende do docente. O uso de uma pessoa para apoiar professores com mais dificuldade é uma alternativa. (sistematizando dúvidas e digitando mais rapidamente.

O limite de estudantes por chat depende muito da potência do servidor que hospeda o Moodle, e suas configurações de PHP, banco de dados e webserver.

No caso de Webconferência é necessário um plugin adicional e a ferramenta de webconferência disponível online para ser integrada ao Moodle, mas funciona muito bem.


Espero ter ajudado.

Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Uso do chat para tira-dúvidas

por Fabio Lima -

Desculpe só responder agora. Ajudou e muito Igor.

A webconferencia que vc se refere seria o plugin bigbluebutton ?

 Grato

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fabio Lima

Re: Uso do chat para tira-dúvidas

por Igor Lima Rodrigues -
Isso mesmo. O link para ele é: https://moodle.org/plugins/mod_bigbluebuttonbn

Particularmente não tive experiência com ele, pois a instituição que trabalho é pública e sempre usamos a ferramenta da Adobe (Adobe Connect) e o Mconf (baseado em bigbluebutton), ambos disponibilizados pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa). Mas sem integração ao Moodle.

No caso do uso do plugin indicado penso que você precisará do Big Blue Button instalado e disponível em seu servidor. Ou ainda por uma empresa que preste esse serviço via nuvem.

Caso venha a ter essa experiência compartilha aqui com a gente.

Atenciosamente,
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fabio Lima

Re: Uso do chat para tira-dúvidas

por Ary Diesel Junior -
Olá Fabio, boa tarde!

Existe a possibilidade de configuração de limitação de usuários simultâneos a partir  da opção "Servidor chat daemon" do campo Método de Chat (Administração do site > Plugins > Atividades > Chat). Esta opção reduz a carga de uso do servidor pois cria-se um programa em segundo plano destinado a atuar como chat. Vale ressaltar que é preciso inserir algumas informações adicionais técnicas nas opções mais abaixo, inclusive limitação de usuários simultâneos, (Servidor chat daemon) precisando talvez de um apoio da área de TI da sua instituição.

O moodle tem em sua documentação maiores detalhes:
https://docs.moodle.org/38/en/Chat_settings#Site_administration_settings

Acredito que se objetivo for específico no sentido de tirar dúvidas para uma prova, uma atividade, ou mesmo um professor convidado sanar dúvidas de uma palestra o chat traria condições de atender. Se o propósito for o oposto sugiro o uso de fórum onde é possível de maneira mais estruturada criar e responder tópicos diversos.
Contagem das avaliações:  (1)