Agregar cursos por turma

Agregar cursos por turma

por José Pedro Simão -
Número de respostas: 3
A instituição que eu trabalho está migrando de um LMS próprio para o Moodle, mas estou perdido com um requisito do projeto.

O LMS hoje agrega as disciplinas de uma turma, e permite gerar relatórios (de notas, etc.) para a turma incluindo informações de todas as disciplinas. Além disso, tem uma home para a turma que agrega fóruns, calendário, etc.

A solução que vejo em outras instituições para organizar os cursos é somente o uso de categorias, mas isso não supre as necessidades. 

Pelo que vi, esse formato de turma é mais parecido com um curso no Moodle, então pensei em criar um formato de curso, e adicionar options nas sessões para diferenciar os níveis (unidade curricular e unidade de estudo) e poder indicar um professor responsável por aquele tópico.
Me inspirei no formato flexsections.

Alguém já chegou a implementar alguma customização assim?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Pedro Simão

Re: Agregar cursos por turma

por Giovanni Farias, EdD (Moodle Partner) -
Não está clara a demanda para mim. Mas senão estou enganado sobre sua dúvida, creio que precisa usar é a função coorte para agregar alunos de uma mesma turma. Depois pode inscrever o coorte criado, junto com os usuários a ele associados, em quaisquer curso (disciplinas).
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Pedro Simão

Re: Agregar cursos por turma

por José Pedro Simão -
Essa foi uma pergunta de quem ainda não entendia direito como desenvolvimento pra Moodle funciona hehe. Avancei um pouco nisso nesses últimos meses.

Um plugin local permite agregar essas informações utilizando as APIs e funções do próprio Moodle para criar os cursos e matrículas (resolvi usando coorte mesmo @Giovanni), além de categorias para organizar os cursos e turmas. Além disso, em tabelas do plugin dá pra guardar outras informações necessárias para cada turma (perfumaria no caso). Para interface, vamos só criar no tema paginas para mostrar os cursos das categorias e as informações da turma de acordo com as necessidades do projeto.

Confesso que o ínicio foi bem difícil e fiquei bem confuso, mas depois de ler muita documentação e de muita ajuda do pessoal do grupo no Telegram tá tudo fazendo mais sentido.
Contagem das avaliações:  -