Ajuda para um desesperado

Ajuda para um desesperado

por Gabriel dos Anjos -
Número de respostas: 2

Boa tarde, primeiramente.

Eu sou auxiliar de TI numa empresa e preciso ter um bom embasamento, porém estou tendo dificuldades para tal em encontrar tal material, ou em entender com clareza o que eu já li.

A situação é a seguinte. A empresa onde eu trabalho está com grandes forças atrás de poder lançar logo a própria universidade interna dela. Os cursos já estão todos criados, os grupos de pessoas (coortes) já bem configurados por mim e pelo antigo estagiário (sim, eu peguei na metade) (e na verdade, eu aceito ajuda caso alguém saiba configurar a sincronização automática de membros de cohort com os grupos do Active Directory da Microsoft.)

Porém, para que seja inaugurada finalmente a universidade interna, foi pedido que alguns plugins fossem implementados (que a meu ver, todos devem ser desenvolvidos pelo próprio profissional de TI aqui da empresa, pois eles não se encontram na "Loja de plugins" do Moodle).


O ponto que fica mais importante aqui no texto é que foi jogado para mim a responsabilidade de buscar COMO desenvolver um plugin que não vá parar de funcionar numa futura atualização de moodle (acredito que possa ser intitulada de "diretrizes de desenvolvimento"). Perguntas como "quais variáveis usar, em que pastas colocar" e qualquer coisa que deva ser feito por um programador que já conhece o Moodle, está entregue para mim e por isso, peço, humildemente, pela ajuda dos mais interessados e pacientes.

Aceito links. O problema é eu ter ficado tão confuso entre as milhares de páginas tentando encontrar algo que eu estou um tanto perdido com tudo isso.


Obrigado desde já a todos, e um bom trabalho.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gabriel dos Anjos

Re: Ajuda para um desesperado

por Daniel Antonio da Silva -

Boa noite Gabriel, eu li sua postagem hoje de manhã, mas não ficou claro um ponto do seu post (qual plugin foi pedido pela sua empresa e que você não encontrou ?).

por favor acesse o link: https://docs.moodle.org/35/en/LDAP_authentication  foi de grande ajuda quando fiz teste com LPDA

Eu fiz alguns testes de integração com LPDA e moodle, mas faz algum tempo (deu certo, funciona), só que eu trabalho mais com arquivos texto (.csv) o que posso te adiantar é que talvez você tenha alguma dificuldade em cadastrar os alunos nos cursos (os alunos podem ter acesso ao Moodle, mas não aos cursos).

Espero ajudar.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Antonio da Silva

Re: Ajuda para um desesperado

por Gabriel dos Anjos -

Então, bom dia Daniel.

Os alunos já estão sendo puxados do LDAP. O que eu queria fazer é sincronizar os cohorts com os grupos do LDAP (cohort ou coorte são grupos de usuários, onde eu insiro todos de uma vez para ter acesso ao curso e ficam sincronizados na administração do site. Eu tiro eles de tal coorte, e o curso que ficava aberto para tal coorte remove a inscrição do usuário).

No momento a atualização de participantes de cohort está sendo feita manualmente pela administração do site, e por isso eu queria ver como sincronizar automaticamente com os grupos do LDAP, entende?

Ademais, os pontos-chave que eu estou (ou estava, já estou me resolvendo) enfrentando são:

- Sincronização de cohorts com grupos LDAP

- Diretrizes Moodle, pois meu colega vai ter que desenvolver muitos recursos internos pra nossa Universidade Corporativa, e eu fiquei encarregado de saber COMO programar algo duradouro. No fórum em inglês eu recebi dois links, Coding style e main developer page, que eu sei que ajudarão muito já. O problema era a quantidade de informação espalhada. Mas tudo já parece estar no caminho certo.

Muito obrigado mesmo assim, Daniel. Esse LDAP authentication é a função que já usamos, e estamos afim de ir além.

Contagem das avaliações:  -