Programação e desenvolvimento

Servidor para Hospedagem

Imagem de Victor Victor
Servidor para Hospedagem

Boa noite a todos!

Atualmente tenho uma instância do Moodle instalada em um servidor meu, configurei o Debian Linux e coloquei ele online. Porém temos alguns problemas com energia elétrica aqui na minha região e meu desejo é migrar esse meu servidor para a Nuvem. Fiz alguns testes em algumas hospedagens porém encontrei alguns problemas, basicamente as hospedagens que eu testei não me permite mudar algumas configurações do Serviço do MySQL. Minha necessidade é que a hospedagem permita que eu utilize uma base MySQL com o formato de arquivos (innodb_file_format) "Barracuda" e a Codificação de Caracteres (collation-server) como "utf8mb4_unicode_ci". Isso conforme anexo.

Quero instalar a versão 3.5 do Moodle. 

Alguém conhece alguma hospedagem, ou talvez utilize uma, que atenda à esses requisitos?

Contagem das avaliações:  -
Imagem de José Carlos Antonio
Re: Servidor para Hospedagem

Olá Vitor,

Eu utilizo a hospedagem da Hostgator, mas estou enfrentando problemas com o envio de e-mails pelo Moodle, por isso ao invés de sugerir a Hostgator vou acompanhar essa thread porque também gostaria de ter boas sugestões.

Abraço,

Imagem de Giovanni Farias, EdD (Moodle Partner)

Esse problema de envio de emails ocorre porque a hospedagem barata limita o uso de recursos de máquina, inclusive envios de email por hora. Até aí tudo bem, eles têm direito de fazer isso, mas o problema ocorre porque eles não deixam claro tais limites. Criam uma expectativa e não atendem. É o caso de hospedagens que oferecem serviço sem limites de tráfego. Na realidade limitam a banda de forma camuflada o que acaba limitando o tráfego. São portanto uma fraude.

Não existe almoço gratis. Se quiser ter um serviço de qualidade, ele não vai custar valores irrisórios. Se usar o Moodle profissionalmente, deve colocar o investimento em um bom serviço (de preferência ofertado por algum Moodle Partner) como parte da planilha de custos. 

Caso queiram maiores esclarecimentos, me contatem em privado. Podem usar o mensageiro interno do Moodle.org para tal. 

Olá Giovanni,

Como expliquei na resposta para o Eduardo, tenho duas instalações do Moodle e uma funciona bem. A que não funciona bem apenas não envia e-mails de confirmação de cadastro. Então a questão não é do "servidor".

Obrigado pela dica mesmo assim.

Abraço,

Imagem de Victor Victor

José, agradeço pelo retorno.

Achei interessante seu comentário, fiquei intrigado em alguns sentidos:

1. A sua versão do moodle é a 3.5? 
  2. Sua base de dados é MySQL ou Postgre? 
  3. Conseguiu instalar sem problemas?
  4. Se importaria em dizer o plano de hospedagem que utiliza?

Com respeito ao seu problema com os e-mails, que dificuldade encontra? Uma opção, se seu problema for só com os e-mails, seria utilizar um outro serviço apenas para os e-mails. Existem até soluções sem custo. 

No meu caso particularmente, utilizo os e-mails do Google e é um serviço gratuito, posso ter até duzentos e-mails. Se a dificuldade for apenas com os e-mails isso é mais fácil de contornar.

Olá Vitor,

O Moodle que está apresentando problemas é o 3.4.2. A instalação foi tranquila, tudo aparentemente funciona, exceto o envio dos e-mails de confirmação de cadastro. A base de dados é MySQL. O plano de hospedagem é o P.

Abraço,

Imagem de Eduardo Kraus

Problema dos e-mail é porque você não configurou o SMTP.

Veja em https://moodle.eduardokraus.com/configurar-o-smtp-no-moodle como podes configurar e resolver o problema dos e-mail.

Oi Eduardo,

Já segui todos esses passos e testei diversas outras possibilidades. Nem o suporte da Hostgator conseguiu resolver.

Para você ter uma ideia, tenho duas instalações de Moodle no mesmo servidor, uma com a versão 2.8.3 que está com a configuração de envio de e-mail por PHP e outra com a versão 3.4.2 que não envia e-mails para confirmação de cadastro com nenhuma configuração, nem mesmo por PHP.

Talvez eu tenha que baixar novamente outra versão e tentar, pode ser que houve alguma falha na instalação, não sei. Mas o passo a passo que você sugere no seu site eu já fiz e já tentei variações em cima disso que também não resultaram em nada.

Obrigado pela dica mesmo assim.

Abraço,

Imagem de Jeferson Silva

Olá José Carlos,

Você conseguiu solucionar o problema do envio de e-mail do Moodle 3.4.2?

Estou passando pelo mesmo problema, se sim, quais foram os passos que teve de seguir?