Erro na execução do moodle

Erro na execução do moodle

por Ewertton Pontes -
Número de respostas: 3

Prezados(as), bom dia,


              Trabalho em uma escola e utilizo o moodle como suporte ao ensino presencial.

              O site fica hospedado no servidor hostmach. A administração é realizada via cpanel.

              Estava funcionando perfeitamente. Desde sábado ao acessar recebo a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: $CFG->dataroot is not configured properly, directory does not exist or is not accessible! Exiting.

              Podem me dar alguma dica para tentar sanar o problema?

Antecipadamente agradeço a ajuda.

Ewertton

            


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ewertton Pontes

Re: Erro na execução do moodle

por Luciano Almeida -

Olá Ewertton,

O erro está na permissão do seu host. Pode ser um problema de no Moodledata http://docs.moodle.org/20/en/Creating_Moodle_site_data_directory.

Procura também por https://docs.moodle.org/20/en/Creating_Moodle_site_data_directory.

Uma sugestão é criar o diretório manualmente e fazer a correção no config.php. Entra em contato com o seu suporte do hosting para verificar a permissão do diretório moodledata.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Almeida

Re: Erro na execução do moodle

por Ewertton Pontes -

Prezado Luciano Almeida, bom dia,

     Muito obrigado por sua ajuda, ontem consegui resolver.

     Entendo que o problema é de permissão, o detalhe é que estava funcionando e de um minuto para o outro parou. Passei o final de semana pesquisando, analisando.

    Ontem depois de ter analisado acho que umas 20 vezes o meu config.php, acho que a aflição nos cega um pouco, pois a escola está em provas finais e os professores postaram matéria para os alunos, verifiquei um apontamento incorreto para o moodledata. O arquivo estava apontado para /home/suporteead e o diretório foi renomeado para /home2/suporteead. 

    O provedor onde o moodle está instalado é muito bom, sempre avisam quando fazem qualquer modificação. Entrei em contato com eles para perguntar se tinham feito algum tipo de atualização e me informaram que fizeram upgrade de armazenamento. Coloquei para eles o seguinte, a minha ação de correção foi fazer o reapontamento para o moodledata no config.php para /home2/suporteead e questionei: se a minha ação fosse alterar o nome do diretório no lugar de alterar o config.php quais seriam as consequências do upgrade que fizeram sem no avisar.

   De qualquer forma, muito obrigado por sua pronta resposta. Estou dando um retorno mais detalhado porque fica como lição aprendida.

Abçs.

Ewertton

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ewertton Pontes

Re: Erro na execução do moodle

por Luciano Almeida -
Olá Ewertton,


É normal nessas épocas de colégio. Eu trabalhei 11anos em escolas secundaristas e sei como é! Lição aprendida. O Host sempre trabalha com uma política de backup. 

1) Tratar o erro de apontamento do script manual ou identificando alguma troca na nomencaltura de diretórios boca aberta

2) O Hosting também trabalha com atualizações agendada de kernel com atualizações do SGBD como versão do interpretator web (Moodle -  PHP). Tenha muita atenção sobre esses avisos de atualização, pois os serviços podem parar por falta de suporte em alguma necessidade da sua versão Moodle piscando

3) Mantenha a calma e pergunte sempre em nossa lista boca aberta

Boas Festas!

Precisando de integrador Moodle ao SGA (Sistema de Gestão Acadêmica) e só falar.

Contagem das avaliações:  -