Integração de Bases (Externa + Moodle)

Integração de Bases (Externa + Moodle)

por Dieggo Carrilho -
Número de respostas: 3

Olá pessoal, estou trabalhando em um sistema que gerencia várias faculdades e este sistema esta crescendo e implementando o moodle como sistema para EAD, então a questão é: O registro de uma nova faculdade tem novos professores e claro seus alunos, como seria a configuração para automaticamente ele gerar esses professores, suas disciplinas na base do Moodle bem como seus alunos?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Dieggo Carrilho

Re: Integração de Bases (Externa + Moodle)

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

O Moodle é modular, significa que os processos são geralmente gerenciados por módulos (plugins, extensões, etc).

Você trabalhará com dois tipos de módulos:

  • Autenticação
    Identificar o usuário é quem ele diz ser com suas credenciais (usuário e senha) ou autorização de um sistema externo (Single Sign On, por exemplo)
  • Matrícula ou designação de perfil
    Usuário identificado tem permissões relativas ao perfil X no contexto Y (estudante no curso Introdução 101, por exemplo)

Então, você tem dois módulos que parecem funcionar com a integração que você deseja: External database authentication e External database enrolment.

Lembrando que esse método cria um ponto único de falha: se sua base de dados externa não estiver disponível, os usuários não poderão autenticar-se no Moodle. Também. o Moodle poderá conectar-se com os tipos de base de dados que sua instalação do PHP tiver "drivers" disponíveis.

Abraços,

--
Gleidson Medeiros
linkedin.com/in/gleidsonlm

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Integração de Bases (Externa + Moodle)

por Dieggo Carrilho -

Então dessa maneria, os professores/tutores, disciplinas e estudantes/alunos poderão estar em uma base de dados externa e ele funcionará desde que eu faça determinadas adaptações no "Enrol " da aplicação ?

Contagem das avaliações:  -