Exclusão de usuário

Exclusão de usuário

por Sandra Maria -
Número de respostas: 8

Olá, pessoal! Tudo bem?

Tenho uma dúvida em relação a exclusão de usuários no Moodle.

Se eu excluir um usuário (independente do papel... aluno, tutor, professor....) os dados de interação, comunicação (mensagens em fóruns, feedbacks, notas, ....) são também excluídas?

Se não, elas ficam ainda disponíveis nas tarefas caso alguém abra um fórum para fazer a leitura?

No meu caso, a coordenação de curso quer excluir um tutor, mas minha preocupação é perder todos os dados de interação e comunicação ou ainda, alguém acessar um fórum e ver uma postagem anônima (se é que ela aparece).

Uso versão 2.9.

Obrigadaaaaaa

Abraço
Sandra

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sandra Maria

Re: Exclusão de usuário

por Rafaela Bohrz -

Olá, Sandra!

Para atender sua necessidade, acredito que você pode suspender o usuário dos cursos e não exclui-lo do Moodle.


Para isso: clique em Participantes, Usuários inscritos, e em MÉTODOS DE INSCRIÇÃO, na engrenagem, selecionando a opção Estado: suspenso.

Espero que isso possa te ajudar.


Rafaela

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sandra Maria

Re: Exclusão de usuário

por Luciano Almeida -

Olá Sandra,

Assim como a Rafaela falou, o melhor caminho não é excluir o usuário do Ambiente e sim suspender (inativo) ou cancelar a inscrição dele no curso.

Caminho: .../enrol/users.php?id={iddocurso}

Administração / Usuários / Usuários inscritos...

Quando ele voltar ao curso, todos os dados do registro de Log (registros) voltam, assim como os arquivos postados.

Se você for fazer essa atividade com uma grande quantidade usuário, utilize o arquivo em lote de .CSV com os parâmetros abaixo:

username;password;firstname;lastname;email;course1;type1;enrolperiod1,enrolstatus1

enrolperiod1 = 1, período de tempo (1segundo) ou enrolstatus1 = 1, para suspender


Veja a documentação oficial:

https://docs.moodle.org/33/en/Upload_users



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Almeida

Re: Exclusão de usuário

por Sandra Maria -
Oi Luciano e Rafaela


Muito obrigada pelo retorno de vocês. sorriso

Quero compartilhar o desfecho dessa questão. Até pra outros que tiverem essa dúvida.

Antes eu queria dizer que esqueci de mencionar o motivo pelo qual esse usuário deveria ser excluído (tutor). A razão seria suspender o recebimento de mensagens enviados pelos alunos, pois como essa pessoa foi tutor em muitos cursos, eles fazem contato com frequência.

Bem... um integrante da minha equipe acabou excluindo o tutor do Moodle como um todo. Não tive tempo de suspender como vocês sugeriram. triste

Logo, fui até os fóruns para verificar se os registros estavam lá e sim... todas as interações se mantiveram.

Estou com uma hipótese que se eu cadastrar novamente esse tutor no ambiente ele irá associar novamente as interações com o tutor excluído. Vou fazer e depois conto (assim que tiver os dados novamente dessa pessoa para poder cadastra-la hehe).

Mas pensando em outra forma de suspender o recebimento de mensagens me lembrei que existe um item no menu "Minhas configurações de perfil" -> "Mensagens". Talvez se eu apenas desabilitar o recebimento de emails para os diferentes serviços possa ser suficiente. O que acham?

No perfil eu não encontrei uma opção para desabilitar o recebimento de mensagens, apenas opções para aglutinar o recebimento em um único email e desabilitar a visualização do endereço do email para os alunos, mas mesmo fazendo isso não impede o recebimento de mensagens, tanto pelo Moodle quanto pelo email.

O que acham? Será que funciona?

De toda forma vou incluir o tutor novamente e testar. Depois volto aqui para contar.

Muito obrigada pela discussão!

Um abraço
Sandra

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sandra Maria

Re: Exclusão de usuário

por Luciano Almeida -

Olá Sandra,

Infelizmente você nesse caso. Excluiu todos os registro de Log do usuário.

Existe um plugin para controlar esse tipo de ocorrência no futuro.

https://moodle.org/plugins/tool_userrestore

Um abraço e até a próxima.

Luciano Almeida

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Sandra Maria

Re: Exclusão de usuário

por Bruno Henrique Cury -

Bom dia,


Estou com a seguinte situação:


Temos vários cursos com data inicial e final, após a conclusão destes cursos o aluno fica com status suspenso, porém para a coordenação de curso fica muito difícil a gestão destes alunos (consultar histórico daquilo que ele já conclui, pois simplesmente não aparece), pois quando você pesquisa um usuário no moodle e clica sobre o mesmo, só aparece na próxima tela os cursos que ele está com inscrição ativa, não trazendo os cursos que ele já concluiu, desta forma a unica opção de alguma consulta mais detalhada de notas é ter que navegar no histórico (log de acesso do aluno) para saber qual curso ele fez e a partir disto acessar o curso x e consultar as informações. Não teria alguma forma de  trazer nesta tela de cursos inscritos os cursos que o aluno já fez mas mostrando oculto para facilitar o acesso e posterior consulta de notas do mesmo?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Henrique Cury

Re: Exclusão de usuário

por Anderson Blaine 😎🤓 -

Olá Bruno,

Acredito que você tem duas opções:

a) Verificando aluno por aluno o caminho seria acessar o perfil do aluno (mesmo que suspenso). Deveria aparecer um box de relatórios no perfil como este:


Ao clicar em "Visão geral das notas" aparecerá todos os cursos e respectivas notas. Testei acessando com o perfil de administrador do site, com o aluno com status suspenso e status ativo. Tudo certo.


b) Outra opção é utilizar o plugin Configurable Repost e customizar um relatório para puxar todos os alunos, cursos inscritos e respectivas notas. Pessoalmente não tenho experiência para criar os relatório mas investi R$250 ao contratar no Workana um profissional para tal. Na época contratei 6 modelos de relatórios simples pelo preço informado.


Agora uma dúvida que me surgiu, acredito que as notas ficaram no histórico do aluno se o curso ainda existir no Moodle. Caso excluo o curso os dados serão perdidos? Vou testar...

Bom, eu gerencio as notas em outro sistema e tenho como prática manter o curso na base do Moodle disponível para consulta pelo aluno por 1 ano (travado participação nos fóruns e tentativas nas avaliações), depois deste período realizo o backup do curso completo e removo da plataforma. Manter a base do Moodle pequena é fundamental pra o desempenho e diminuir meu trabalho de manutenção.

Eu, de verdade, acredito que não seja produtivo manter todos os cursos já realizado na base do Moodle, então é bom ir dando um limpa. Para o aluno, acredito que deva ficar como identificação de conclusão de cada curso já realizado as "Competências" e/ou "Badges" (caso utilizado). Todavia meu cenário de trabalho é de cursos livres e não graduação...

Espero ter deixado mais soluções que dúvidas... piscando

Até logo,

Blaine

Contagem das avaliações:  -