Atividade avaliativa realizada e enviada mas da erro.

Atividade avaliativa realizada e enviada mas da erro.

por Bruno Sguissardi -
Número de respostas: 3

Ola Sras. e Srs.
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com um problema que ando passando no moodle aqui na nossa IES.

Nosso moodle aqui é versão 3, não é hospedado em nossos servidores local e sim em servidores da uol, o problema que ando passando aqui é que o aluno realiza a tentativa de responder um questionário avaliativo, os logs são registrados normalmente e me mostram que o aluno enviou a tentativa, exemplo: 16 Maio, 12:35 - JACKSON - Questionário: Atividade Avaliativa 1 - N2 - Tentativa do questionário 'entregue' - The user with id '6500' has submitted the attempt with id '22071' for the quiz with course module id '20873'. via web - 177.124.186.173.

Quando eu clico em cima de "Tentativa do questionário entregue", deveria me jogar la na atividade do aluno que ele fez, aparece a seguinte mensagem de erro no moodle:
"Não foi encontrada nenhum dado gravado na tabela de banco de dados quiz_attempts."
"Outras informações sobre este erro" e tem o botão de continuar.

Lembrando que nos logs do aluno estão la os registros das tentativas enviadas por ele, OBS.: esse aluno não é um caso isolado, estou tendo esse problema com varios outros alunos do moodle.

Outra informação, no relatório completo do aluno aparece "Nenhuma tentativa foi feita neste questionário", sendo que o aluno tentou e enviou a tentativa da atividade dele...
Alguém Tem ideia do que poderia ser isso ?!
=/

Anexo ERRO ATIVIDADE.jpg
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Sguissardi

Re: Atividade avaliativa realizada e enviada mas da erro.

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Especialmente quando há uma grande concorrência na gravação de dados, as tabelas da base de dados de bancos que não são otimizados e mantidos regularmente podem "travar" (lock) registros ou perder o índice da tabela (index). Você consegue achar esse registro consultando diretamente a base de dados?

Talvez o suporte técnico da hospedagem consiga reparar e corrigir a base de dados e esses registros estejam apenas fora do índice e não totalmente perdidos. O Moodle também tem algumas ferramentas que devem ser usadas com extrema cautela em Administração do site > Desenvolvedor > Editor XMLDB. Mais informações em https://docs.moodle.org/dev/XMLDB_editor

Abraços,

--
Gleidson Medeiros
linkedin.com/in/gleidsonlm

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Atividade avaliativa realizada e enviada mas da erro.

por Bruno Sguissardi -

Ola prezado Gleidson Medeiros, obrigado pela resposta e ajuda,

Respondendo seu post.:
"Você consegue achar esse registro consultando diretamente a base de dados?"
Na verdade não e nem mostra também a tentativa do aluno, sendo que la nos logs dele aparece a tentativa da atividade enviada.
Nos logs Mostra as visualizações do aluno no módulo da atividade, mas via consulta de banco não aparece nada, nem nota, nem tentativa...
No relatório completo também diz que nao houve tentativas realizadas, oposto do que os logs mostram.... e o problema está sendo com mais alunos também, infelizmente não é só um caso isolado, os casos são praticamente iguais os das imagens que postei acima . 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Sguissardi

Re: Atividade avaliativa realizada e enviada mas da erro.

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Não desanima ainda, que o reparo da base de dados e reconstrução dos índices pode acabar recuperando esses registros. Insiste com o suporte técnico da hospedagem por isso.

Detalhe, você tem um backup da base de dados entre os dias da tentativa do aluno e quando reportaram o problema? Restaura eles em novas base de dados e procura por lá também, quem sabe?

Abraços,

--
Gleidson Medeiros
linkedin.com/in/gleidsonlm

Contagem das avaliações:  -