Recurso de vídeo com controle de visualização

Recurso de vídeo com controle de visualização

por João Elias Arruda -
Número de respostas: 3

Boa tarde.

Gostaria de saber se já há ou está em fase de desenvolvimento alguma ferramenta para o Moodle que permita a inclusão de um vídeo como recurso de um tópico de um curso e que haja o controle de quem assistiu o vídeo até o final. Em algumas plataformas EAD esse recurso já existe, mas não encontrei nada parecido dentro do Moodle, sem o uso de plugins.


Agradeço desde já!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à João Elias Arruda

Re: Recurso de vídeo com controle de visualização

por Luciano Almeida -

Olá João Elias,

Atualmente eu utilizo dentro do contexto do curso (Disciplina) um item que faz parte do módulo de relatórios, o "Acompanhamento de conclusão". Configurando automaticamente o recurso que vai conter o vídeo. É claro que não garante como você deseja a informação se o aluno foi até o final do vídeo ou não. Mas para uma gestão quantitativa é bom.

Para essa segunda questão eu fiz uma integração do o Moodle com o Google Analytics (GA). Utilizo o youtube como repositório de vídeos e tudo fica mais fácil.

Tenho até metas criadas para mapear se os vídeos foram até o fim e outras coisas mais. Ela é uma das melhores ferramentas para Learning Analytics.

É google e free!

Podemos mapear quase tudo por ele.


Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Luciano Almeida

Re: Recurso de vídeo com controle de visualização

por Plínio Felipe Peçanha Oliveira -

Luciano,

Como funciona exatamente essa integração do Google Analytics (GA) que você usa? No moodle vi esta opção lá voltada para mapear Ips que acessam o site. Tenho o repositório do youtube na minha plataforma também.


Exemplo:

Em um curso com 20 estudantes existe 1 vídeo anexado do youtube pelo repositório, e seu moodle também previamente funcionando o analytics. Este vídeo, digamos que está apenas neste curso, você consegue ver pelo GA se 20 usuários acessaram e destes 20 quantos viram até o final?

Se o mesmo vídeo for postado em outro curso os dados  se alteram? ou o GA exibe os resultados pelo link da página onde é exibido?


Gostaria de entender como funciona, mesmo que for uma previa ok rsrs. Se possível e se n for incomodo você tiver ae algum link esclarecendo também é de muito agrado.

Obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Plínio Felipe Peçanha Oliveira

Re: Recurso de vídeo com controle de visualização

por Luciano Almeida -

Olá Plínio,

Eu utilizo dois serviços da Google. O primeiro é o Datastudio que segue como visão geral abaixo.

datastudio.google.com é o meu Dashboard em tempo real para os coordenadores do cursos da IES.

https://moodle.org/pluginfile.php/314/mod_forum/post/1401188/novadashboard.png

O segundo é GA como lhe falei.

analytics.google.com fiz várias parametrizações com eventos inteligentes que verificam as conversões (metas) executadas pelo usuário. 

Exemplo de um funil de meta de envio de tarefa:

http://ap.imagensbrasil.org/image/ERrqW3

Tenho um verdadeiro Big Brother que verifica usuário a usuário o que está sendo feito.

http://ap.imagensbrasil.org/image/ERrDc9

Contagem das avaliações:  -