Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Diego Albuquerque -
Número de respostas: 7

Boa tarde,


Sou um novo usuário do moodle e estou com uma dúvida sobre um recurso, que não encontrei, talvez exista algum plugin mas desconheço.


Utilizo o moodle como ferramenta de apoio à sala de aula. Em uma disciplina que ministro os alunos de uma turma dividem-se em oito grupos e devem entregar um relatório por grupo. Entretanto existe a flexibilidade de a cada semana os alunos estarem em um grupo diferente.


Assim, gostaria de saber se existe algum plugin que permita que o aluno faça um upload de arquivo (esse seria o relatório no caso) e selecione em uma lista os participantes daquele curso que ele quer que façam parte da avaliação daquele relatório, ou seja, incluir o nome dos colegas no relatório.


Obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Diego Albuquerque

Re: Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Luciano Almeida -

Olá Diego,

O plugin nativo de tarefa já tem essa previsão dos trabalhos em grupo e replicar para todos os membros do grupo.


Anexo Captura de Tela 2017-01-26 às 08.50.25.png
Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Luciano Almeida

Re: Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Diego Albuquerque -

Certo Luciano, mas nesse caso eu ainda tenho que formar os grupos correto? Como faço para que eles mesmo montem seus grupos?


Obrigado 


Diego

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Diego Albuquerque

Re: Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Luciano Almeida -

Olá Diego,

Quem gera os grupos é o professor. Você pode criar grupos automáticos ou selecionar membro a membro.

Outra opção é criar grupos de grupos, ou seja, agrupamentos.

Veja um exemplo bem simples do amigo Lino (http://moodleeduc.blogspot.com.br/2011/06/criar-grupo-de-usuario-no-ambiente-de.html).

É Simples! Qualquer dúvida entre em contato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Diego Albuquerque

Re: Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Gisele Brugger -

Olá Luciano e Diego


Para que o proprio aluno possa escolher o grupo basta instalat o plugin : 

Group choice

https://moodle.org/plugins/mod_choicegroup   e o professor apenas deverá criar uma ativiade do tipo choice group e definir quantos grupos e a quantidade de alunos em cada grupo.

É um plugin antigo e que funciona muito bem




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Luciano Almeida -

Gisele,

Deixar o aluno escolher é complicado. Mas obrigado pela sugestão!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Almeida

Re: Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Gisele Brugger -

Olá Luciano

Complicado em que sentido?

Penso que uma escolha mais democrática(feita pelo próprio aluno) ao invés de uma imposta pelo professor poderemos obter resultados mais satisfatórios.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Diego Albuquerque

Re: Entrega da mesma Tarefa por diversos alunos

por Reginaldo Polesi -

Olá Diego Albuquerque

você faz isso em escola de médio médio ou superior? Particular ou Pública?

Pois eu faço isso com alunos de nível médio e público com recursos próprios.

Também busco solução semelhante.

---

Inicialmente configurei 'curso = turma". Porém tenho 04 ou 05 turmas na mesma série, com o mesmo conteúdo. Então precisava ficar REPLICANDO o mesmo item nos vários cursos.

Então decidi mudar "curso=serie" e "turma=grupo", ou seja, crio agora um ÚNICO CURSO para uma única série e subdivido em GRUPOS (exemplo: 1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F, 1G, 2A, 2B, 2C, 2D, 2E, 2F). Assim, tendo 13 turmas, mas somente 02 cursos,  Isso facilita muito para gerenciar o conteúdo, mas não consigo formar os SUBGRUPOS, ou seja, dividir uma turma em grupos.

A solução do plugin apresentado pela Gisele, só funciona quando "curso=turma", mas no meu caso que 'grupo=turma" não funciona.

Então pergunto: Qual a melhor solução para esse cenário?

---

O que tenho feito atualmente é da seguinte maneira:

  1. divido a sala em grupos;
  2. o grupo escolhe um coordenador
  3. o coordenador é o responsável pela postagem
  4. na postagem deve vir identificado corretamente o nome/numero de cada aluno do grupo
  5. faço a correção da atividade, mas a nota vai somente para o coordenador, junto com o feedback, onde já incluo o numero de chamada do grupo
  6. então vou na tabela de nota, e manualmente uso o copiar/colar a nota do coordenador para os demais alunos do grupo, inclusive com feedback
  7. Assim, todos os alunos do grupo recebem a mesma nota e o mesmo feedback. Mas é MANUAL, não é automático.


Contagem das avaliações:  -