Replicação moodle 3.2

Replicação moodle 3.2

por mr _Mufy -
Número de respostas: 4

Bom dia. 


Preciso de fazer uma replicação do moodle pra um trabalho em que consiste na criação de:

1 master e 2 slaves.

Configurar o moodle para ligar a um slave quando o master ficar off, de preferência fazer isto automaticamente com algum script.


Pois bem, não estou a conseguir avançar porque estou a tentar resolver o acesso ao moodle quando mudo manualmente pra a maquina em que tem a base dados slave.

Da.me o seguinte erro;

Error: Database connection failed

It is possible that the database is overloaded or otherwise not running properly.

The site administrator should also check that the database details have been correctly specified in config.php

Cenario:

Maquina master ;

- Ubuntu x64 16.01

- Apache2

- MySQL 5.7

- PHP 7

-dump da base de dados moodle

Usei o Phpmyadmin pra a criação da replicação master.

Criei um novo user para a replicação, Reinicio mysql.


Maquina slave

As mesmas especificacoes da maquina master, mas sem o moodle instalado.

- restore da base de dados moodle.

Usei o phpmyadmin pra a replicação slave, usando o novo user criado.

Replicação OK.


Na maquina master, que e a que tem o moodle alterei o config para aceder a base de dados externa (slave) e não consigo iniciar o moodle, por causa do erro acima indicado.

Consigo aceder remotamente ao MySQL do slave e ver a base de dados do moodle 

Estou a tentar resolver praticamente a uma semana e sem sucesso.

Esta.me a falhar alguma configuração no moodle?

Será as permissões de pastas do ubuntu?


Preciso de ajuda.

Obrigado.


Em resposta a 'mr _Mufy'

Re: Replicação moodle 3.2

por Eduardo Kraus -

O erro "Error: Database connection failed" dignifica que algum dado de conexão com o MySql esta errado.

Ou não colocasse permissão como falei em https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=345440#p1393234

Em resposta a 'Eduardo Kraus'

Re: Replicação moodle 3.2

por mr _Mufy -

Boas tardes. 

Eu fiz isso, inclusive já repeti por diversas vezes o processo e tenho sempre o mesmo resultado.


Será que me consegue dar uma ajuda com mais detalhes dos passos todos que tenho que executar?

Em todo o lado verificou que os passos e como tenho feito...


Em resposta a 'mr _Mufy'

Re: Replicação moodle 3.2

por mr _Mufy -

Bom dia.

Finalmente consegui resolver o meu problema.

Tive que renovar todas as permissões dos utilizadores da base dados. Porque o user root ficou com alguma configuração na instalação incorrecta.

Obrigado pela ajuda.


Agora existe algum software que possa implementar as replicações a faca as comutações automáticamente do master/slave?

Em resposta a 'mr _Mufy'

Re: Replicação moodle 3.2

por Eduardo Kraus -

Uma vês fiz um projeto que o moodle executava todos os INSERT, UPDATE e DELETE em mais de um servidor postgreSql ao mesmo tempo.

Assim todas as bases sempre estavam com mesmos registros.

Agora se for uma vês por dia podes implementar um serviço CRON com mysqldump e enviar ao outro servidor.