Aspecto interessante: função create_course da API e SORTORDER

Aspecto interessante: função create_course da API e SORTORDER

por Clóvis Amorim -
Número de respostas: 0

Olá, pessoal.

estava observando o funcionamento da função create_course (da API - localizada em course/lib.php) e como a mesma trata o SORTORDERda tabela course.


Vou tentar explicar: se chamamos esta função, a cada chamada ela zera o SORTORDER dos cursos já adicionados na mesma categoria e lógico que isso influencia na ordem que eles serão mostrados, ou seja, se eu ordenar uma lista especifica (um array por exemplo) e for criando cursos de acordo com esta lista, a ordem na visualização do moodle ficará invertida, onde os ids mais antigos (os primeiros cursos criados) recebem o sortorder mais alto.

Achei pessoas relatando isso no fórum em inglês (https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=176858) mas não se sabe ao certo o motivo deste comportamento e a pessoa até cita que inverter a lista poderia resolver o problema inicialmente para quem quer uma visualização por ordem alfabética, por exemplo (mas quebraria a regra se um curso fosse adicionado posteriormente na mesma categoria).

Esse comportamento também deve ser o mesmo pela chamada do webservice, visto que a mesma função é utilizada. Alguém saberia dizer qual o motivo deste comportamento para o SORTORDER? e se fosse desejado que cursos criados numa categoria através desta função respeitassem a ordem alfabética (os nomes dos cursos), teria uma alternativa?


Contagem das avaliações:  -