criar novo forum para curso formato SCORM

criar novo forum para curso formato SCORM

por Rodrigo Guerra -
Número de respostas: 5
tenho 1 curso no moodle 1.9 com 2 turmas que preciso adicionar 1 forum (p cada turma ou agrupado para as 2 turmas).

no tutorial abaixo diz:
http://www.nirceuonline.com.br/index.php/moodle/79-como-criar-um-forum-no-moodle

- Depois de ativada a edição, na página principal do seu curso, escolha o tópico onde deseja inserir a atividade "Fórum" e clique em "Adicionar uma atividade ou recurso", que fica localizado na parte inferior, à direita, de cada tópico do curso.

- Em seguida, na nova janela que se abrirá no centro da tela, escolha a opção "Fórum" e clique em "Acrescentar", logo abaixo.


contudo meu curso nao e do tipo topicos, é em formato scorm. e quando ativo a edicao dentro da tela da configuracao do curso  os blocos que aparecem nao tem a opcao Forum...

desde ja obrigado pela ajuda.
onde estou errando?



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Guerra

Re: criar novo forum para curso formato SCORM

por Rodrigo Guerra -

bom acabei criando um curso de nome "forum" no formato social (unica forma que consegui criar um forum), e os alunos serao mstriculados no curso normal e tambem no curso "forum", dessa forma tem acesso ao curso e ao forum.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Guerra

Re: criar novo forum para curso formato SCORM

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Bom dia Rodrigo.


Você pode também ocultar o curso fórum e liberar apenas a atividade fórum (para isso deverá entrar na edição do fórum e no campo visível, marcar como mostrar).

Em seguida, libere o curso para acesso de todos sem matrícula nas permissões.

Pegue o link da atividade fórum e coloque no curso normal como uma URL ou página.


Faço bastante esse tipo de coisa por aqui. Dessa forma você não precisará matricular os alunos duas vezes.


Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: criar novo forum para curso formato SCORM

por Rodrigo Guerra -

Oi Mauricio obrigado pela resposta.

o que esta me deixando confuso e a criação do forum em si e as formas de como atribuir alunos.

Supondo que temos o curso Matemática (sem forum) e Português (que terá 1 forum).

Para criar um forum genérico  (todos (prof e alunos) criam/respondem topicos) p/ o curso português eu crio um curso novo e defino como Forum Social.

pergunta 1:
caso eu defina a funcao do user como 'student' dentro do forum, já e suficiente para ele ver o forum ou obrigatoriamente eu tenho que criar um grupo e colocar o aluno la?

2)na parte da config do forum que diz: Obrigar todos a serem assinantes? caso eu pte por 'Não', a unica forma do aluno se inscrever e um admin/prof colocar ele dentro de uma turma?

se optar por 'assinaturas nao sao autorizadas' como o aluno é matriculado no forum?

agora a cereja do bolo:

Configurações comuns de módulos
Tipo de Grupo Ajuda com Tipo de Grupo (nova janela) 
  Nenhum grupo  Grupos separados  Grupos visíveis 
Visível
  Mostrar  Ocultar 

sobre a opcao de tipo de grupo que tem: nenhum / grupos visiveis e grupos separados.

nenhum significa que basta estar definida a funcao de student para o user no curso 'forum' para ver/postar ?

desculpe a confusao, estou tentado relembrar os conceitos aqui....













Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Guerra

Re: criar novo forum para curso formato SCORM

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Vamos por partes então


pergunta 1:
caso eu defina a funcao do user como 'student' dentro do forum, já e suficiente para ele ver o forum ou obrigatoriamente eu tenho que criar um grupo e colocar o aluno la?

Vai depender das permissões que você der ao user 'student' dentro do curso e da atividade fórum. Você vai precisar analisar se todos os usuários student poderão ter todas as funções disponíveis ou apenas alguns deles. Caso sejam todos, basta verificar se as permissões de ver o fórum e habilitar o que for necessário. Se tiver apenas alguns student com essas permissões, você precisará criar outra categoria de usuário.


2)na parte da config do forum que diz: Obrigar todos a serem assinantes? caso eu pte por 'Não', a unica forma do aluno se inscrever e um admin/prof colocar ele dentro de uma turma?

Acredito que não. A questão de ser assinante não está relacionada com estar inscrito no fórum. A forma de inscrição é outra coisa.


sobre a opcao de tipo de grupo que tem: nenhum / grupos visiveis e grupos separados.
nenhum significa que basta estar definida a funcao de student para o user no curso 'forum' para ver/postar ?

Nenhum significa que não há nenhum tipo de grupo dentro do fórum em questão, não diz respeito às permissões que os usuários têm dentro do fórum.


Para finalizar, crie um usuário aluno e faça os testes antes de liberar para os usuários. Assim você pode ver exatamente qual vai ser o comportamento de cada recurso.


Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: criar novo forum para curso formato SCORM

por Rodrigo Guerra -

Show Mauricio,

Obrigado pela força, estou fazendo esses testes com usuários também para ver o comportamento.


abs,

rodrigo.




Contagem das avaliações:  -