Como alterar de forma automática o perfil de um usuário dentro de um curso

Como alterar de forma automática o perfil de um usuário dentro de um curso

por Ricardo Caiado -
Número de respostas: 2
Prezados,

Estou com a seguinte situação:

"Tenho um curso com duração de 1 semestre. Ao término deste, todos os usuários que estão com perfil de "Estudante" deverão passar a ter o perfil "Visitante" (motivo: os usuários precisam continuar tendo acesso aos recursos, mas sem acesso as atividades)."

É possível fazer isto de forma automatizada, com uma intereferência mínima do professor?

Ricardo


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Como alterar de forma automática o perfil de um usuário dentro de um curso

por Gleidson Medeiros -

Ol@ Ricardo,

Depende de como você inscreveu os usuários, sendo o método manual o mais trabalhoso para alterar isso.

Se você os inscreveu manualmente (ou envio em massa de usuários por CSV), a solução mais segura seria desinscrevê-los em massa, configurar o site para recuperar notas por padrão e reinscrevê-los novamente no novo papel/perfil. Mais informações em https://docs.moodle.org/30/en/Unenrolment#Bulk_unenrolment.

Seria possível atualizar algumas tabelas da base de dados para realizar essa mudança de forma "automática", embora intervenções assim sejam sempre perigosas e podem danificar índices, integrais e chaves das tabelas, especialmente usando MySQL. Mais informações sobre a estrutura da base de dados do Moodle em https://docs.moodle.org/dev/Database_Schema.

Esse exemplo abaixo é específica para o Moodle 3.0 usando MySQL e pode ser diferente do seu site:

UPDATE `[Base de dados]`.`[prefixo]_role_assignments`
SET `roleid` = '[ID da função em [prefixo]_role]'
WHERE [Você pode filtra pelo contexto(contextid), id do usuario(userid) ou outros com JOIN (validation_check recomendável)]

[]'s

Gleidson
--
linkedin.com/in/gleidsonlm

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Como alterar de forma automática o perfil de um usuário dentro de um curso

por Ricardo Caiado -
Gleidson,

Obrigado pelo retorno, mas o que eu estou imaginando é de algo que fique restrito a interface do Moodle.

As inscrições estão sendo efetuadas através da "Autoinscrição".

Ricardo Caiado
NCE
Contagem das avaliações:  -